Questão número 660290

No processo da reforma psiquiátrica, a desospitalização, o movimento de crítica e reforma na psiquiatria, configuraram nova realidade na qual um número cada vez maior de pessoas passou ser assistida em serviços extra-hospitalares. As famílias passaram a ser estimuladas e pressionadas a assumir a responsabilidade pelo cuidado de seus membros doentes, o que gerou a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos mais complexos e eficazes para enfrentar as necessidades da presença dos pacientes psiquiátricos no espaço social. Considerando as abordagens terapêuticas direcionadas ao trabalho com famílias, relacione as colunas abaixo:

I- Em linhas gerais essas intervenções privilegiam a resolução de conflitos interpessoais a partir da elucidação das motivações inconscientes dos membros da família.
II- Metodologia de cuidado na qual todos os integrantes de um determinado grupo familiar podem explorar suas dificuldades em um ambiente acolhedor e protegido. A ação terapêutica é centrada no grupo e cada membro é um agente terapêutico potencial para os demais. Os terapeutas passam a compartilhar com todo o grupo a responsabilidade pela superação dos conflitos.
III- Valoriza-se, nesta abordagem, a narrativa da história de vida dos sujeitos, em sua pluralidade e em sua potencialidade, para gerar múltiplas narrativas e contextos de interpretação, sem privilegiar a ilusão de uma narrativa principal. O trabalho terapêutico de elaboração das histórias passa a ser visto como um espaço para a construção de novos sentidos para a desconstrução de outros.

(_)Psicodrama (_)Terapias Familiares sistêmicas (_)Terapias Familiares de Abordagem Psicanalítica

Assinale a alternativa com a ordem CORRETA, de cima para baixo:

    A) I, III, II

    B) II, III, I

    C) III, II, I

    D) III, I, II

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...