Alguns autores de concepção construtivista, entre eles  Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende,  aprende os conteúdos e também aprende que pode  aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos,  pode aprender algo: que não é capaz de aprender.  
Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas  realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento  de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de  autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse  tema e demonstraram que
						
						-                              A.                                                  não há relação entre o autoconceito e o rendimento  escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva  do ser humano, e o segundo, à dimensão cognitiva.
-                              B.                                                  há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar,  mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças  e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm  melhores resultados na escola.
-                              C.                                                  há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar  e não há muitas dúvidas sobre o fato de que  crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima  obtêm melhores resultados na escola.
-                              D.                                                  não há relação entre o autoconceito e o rendimento  escolar, pois o que determina a aprendizagem do  aluno é a ação didático-pedagógica do professor.
-                              E.                                                  a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar  não foi comprovada, mas percebeu-se que um fator  relacionado ao bom rendimento do aluno é quando  os pais fazem as tarefas de casa e as explicam  para o filho.