A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática. 
  Qual das situações abaixo exemplifica uma gestão democrática?
						
						-                              A.                                                  Na Escola Paulo Freire, a direção realizou uma reunião com os professores para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso  das dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
 -                              B.                                                  Na Escola Anísio Teixeira houve um debate entre os professores e a coordenação pedagógica sobre as condições de trabalho no  ambiente escolar, que levaram as propostas de melhoria ao diretor da escola.
 -                              C.                                                  Numa aldeia Tupinambá foi realizada uma assembléia com a diretora da escola, com o agente do órgão federal responsável e com os  professores para debater as finalidades educativas da escola para com as crianças.
 -                              D.                                                  O projeto pedagógico de uma organização não-governamental que trabalha junto a uma comunidade indígena na região de Paraty (RJ)  considerou as necessidades dos sujeitos envolvidos tanto na elaboração quanto na concretização do mesmo.
 -                              E.                                                  Na Escola Darcy Ribeiro, os professores desenvolvem projetos temáticos anualmente, de acordo com as orientações da coordenação  pedagógica sem que a comunidade tenha conhecimento prévio de suas intenções ou objetivos.