Questão número 680914

A reação entre cobre e ácido nítrico leva à formação do óxido de nitrogênio, que, ao reagir com oxigênio, leva àformação do dióxido de nitrogênio. Quando o excesso de dióxido de nitrogênio é formado no sistema, ocorre aformação de tetróxido de dinitrogênio, como mostrado nas equações químicas a seguir:
3 Cuo(s) + 8 HNO3(aq) ? 3 Cu(NO3)2(aq) + 2 NO(g) + 4 H2O(l) (1) 2 NO(g) + O2(g) ? 2 NO2(g) (2) NO2(g) ? N2O4(g) (3)
Isso posto, considerando um sistema transparente e fechado, o produto NO2(g) apresenta coloração marrom. O produto N2O4(g) é um gás incolor e, quando o sistema é aquecido acima da temperatura ambiente, o sistema apresenta uma coloração marrom (forte). Em relação à equação três, referente à formação do N2O4(g), é correto afirmar que:

    A) Em um sistema adiabático, o aumento da pressão do sistema com um gás inerte desloca o equilíbrio químico na direção da formação dos reagentes.

    B) Em um sistema adiabático, o aumento da temperatura da vizinhança desloca o equilíbrio químico no sentido da formação dos produtos.

    C) O aumento da temperatura do sistema desloca o equilíbrio químico no sentido de formação do produto.

    D) No equilíbrio químico, o sistema apresentará uma coloração incolor.

    E) Em um sistema adiabático, o aumento da pressão do sistema com um gás inerte desloca o equilíbrio químico na direção da formação do produto.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...