Questão número 690479

Com relação à disfagia, uma desordem em qualquer fase do processo de deglutição, podendo ser de origem neurogênica, mecânica ou psicogênica, assinale a opção correta.

    A) A penetração laríngea é considerada quando há presença de contraste e resíduos na faringe, antes de ser deflagrado o reflexo de deglutição, e a laringe ainda encontra-se em repouso.

    B) Em pacientes com paralisia cerebral e grave comprometimento motor, a avaliação da fase preparatória oral da deglutição e da fase faríngea é obrigatória, verificando-se aspectos de mobilidade, sensibilidade e funcionalidade.

    C) Para pacientes que sofreram acidente vascular cerebral com alteração nos mecanismos da fase oral e faríngea da deglutição, sem riscos de aspiração substancial e com deglutição eficiente, está contraindicada a reintrodução da alimentação por via oral, devendo-se, nesse caso, optar por via alimentar alternativa.

    D) A avaliação endoscópica da deglutição é um método de simples execução, porém apresenta várias contraindicações e não fornece detalhes acerca da deglutição.

    E) A videofluoroscopia é um método de avaliação instrumental utilizado no diagnóstico de pacientes disfágicos e permite observar os estágios oral e faríngeo da deglutição, porém tem a desvantagem de ser invasivo.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...