Questões de Fonoaudiologia

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O fonoaudiólogo dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família NASF desenvolve algumas atividades, analise as afirmativas abaixo sobre essas atividades e assinale verdadeiro V ou falso F: ( ) Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofaciais. ( ) Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual. ( ) Participar dos grupos de envelhecimento ativo com o objetivo de orientar ações que favoreçam a comunicação oral e habilidades cognitivas, auditivas, vocais e alimentares. ( ) Participar da ordenação do cuidado nas redes de atenção, no que se refere aos distúrbios da comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) V-F- V- V.

    B) V- V- F- V.

    C) V- F- F-V.

    D) V,V,F,F.

A respeito da compreensão oral , a compreensão de fala é prejudicada e não melhora com frases sintaticamente simples. A informação acima refere-se a:

    A) Afasia progressiva Logopênica.

    B) Demência semântica.

    C) Afasia progressiva não fluente.

    D) Nenhuma das alternativas.

Relacione as colunas relacionadas a classificação do grau de comprometimento das disfagias: (1) Disfagia leve: (2) Disfagia Moderada: (3) Disfagia Severa: ( ) Esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) Pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social. ( ) Sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) 2- 3-1.

    B) 3-2-1.

    C) 2-1-3.

    D) 1,3,2.

Sobre o tipo de perda auditiva neurossensorial com características decorrentes de lesões na orelha interna e/ou nervo coclear apresenta como configuração audiométrica:

    A) Limiares ósseos e aéreos alterados, sem diferença maior que 10 dB entre eles.

    B) Limiares ósseos e aéreos alterados com diferença maior que 10 dB entre eles.

    C) Limiares ósseos normais e limiares aéreos alterados.

    D) Nenhuma das alternativas.

A respeito dos testes vestibulares com eletronistagmografia assinale a alternativa CORRETA:

    A) Provas vestibulares sem registro dos movimentos oculares: pesquisa do nistagmo ou vertigem postural.

    B) Provas vestibulares com registro dos movimentos oculares em equipamento com um ou dois canais.

    C) Provas vestibulares com registro dos movimentos oculares em equipamento com três canais.

    D) Nenhuma das alternativas.

A deficiência auditiva é caracterizada pela diferença entre o desempenho do indivíduo e a sua habilidade considerada normal para a identificação sonora, segundo padrões estabelecidos pelo American National Standards Institute (ANSI).
Assinale a alternativa correta:

    A) Alteração da função auditiva central: Essa alteração é uma combinação da perda auditiva neurossensorial com a condutiva, que ocorre como resultado de lesão no ouvido interno e externo ou médio. Tem como principais causas as infecções no ouvido, o uso de alguns medicamentos, as perfurações do tímpano, entre outras.

    B) Perda auditiva neurossensorial: É um distúrbio da audição em que há um impedimento na habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. A avaliação audiológica do sistema nervoso auditivo central (SNAC) é altamente complexa, já que as causas podem não estar relacionadas diretamente com os ouvidos.

    C) Perda auditiva condutiva: se refere a qualquer problema no ouvido externo ou médio, que interfira na condução adequada do som. Em geral, é de grau leve ou moderado, com variações de 25 a 65 decibéis.

    D) Disfunção auditiva central: Com essa perda auditiva, o paciente tem dificuldade em processar a informação sonora. Em geral, é difícil de ser revertida e curada, já que envolve a perda permanente de células neurotransmissoras. Nesse caso, os pacientes podem se beneficiar com o tratamento por meio da utilização de aparelhos auditivos ou implantes cocleares que restabelecem a função auditiva, alcançando níveis bem próximos da normalidade.

A audição desempenha papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento cognitivo da criança. Desde o nascimento, as crianças estão aprendendo com os sons significativos (fala) e com os sons do ambiente. Conforme elas crescem, aprendem a expandir seu vocabulário e aprendem novos conceitos. Dessa forma, a criança que adquirir uma perda auditiva poderá apresentar atraso do desenvolvimento da fala e nas habilidades cognitivas, principalmente quando esta perda ocorrer na idade mais crítica: nos três primeiros anos de vida. Portanto, quanto mais precocemente a perda auditiva for diagnosticada e tratada, maiores serão as chances de sucesso no processo da habilitação/reabilitação auditiva e de linguagem da criança. Com relação aos aparelhos auditivos é correto afirmar:
I. Retroauricular (BTE): Esse aparelho auditivo é um dos mais utilizados, pois conseguimos com ele todos os tipos de recursos e potência. Portanto, pode ser adaptado para a maioria das perdas auditivas. Ele fica posicionado atrás da orelha e transmite um som até próximo ao tímpano. Pode ser indicado para pessoas com perda auditiva leve a profunda. II. Microcanal (CIC): Esse modelo é indicado para as pessoas com perda auditiva de leve a moderada e que têm um canal auditivo mais largo. É um aparelho pequeno, elaborado em uma peça única, que se encaixa no canal auditivo, deixando uma pequena parte aparente. III. Receptor no canal (RIC): Indicado para perdas auditivas leves a severas, o receptor no canal é uma versão evoluída do modelo retroauricular — além de ser menor, também apresenta diferentes potências. IV. Intra-auricular (ITE): O modelo intra-auricular apresenta uma grande potência, sendo indicado para perdas auditivas de leves a severas. Esse dispositivo é um pouco maior, confeccionado sob medida e formado por uma única cápsula que preenche toda a concha da orelha. Ele é considerado, entre os modelos “intra”, o de maior potência de amplificação do som. O dispositivo pode incluir um botão para controle manual de volume e programação.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas a assertiva III está correta.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III e IV estão corretas.

O nível de perda auditiva pode ser classificado como leve, moderado, severo ou profundo, de acordo com a dBNA que pode ser ouvida. A perda auditiva neurossensorial descreve dois problemas diferentes: perda sensorial que afeta a orelha interna e perda neural que afeta o nervo auditivo. Causada por um problema na (o) ________ e/ou no (a) ____________, que é a parte interna do ouvido que converte o som em informação elétrica e o envia para o cérebro. As causas da perda auditiva neurossensorial são diversas, mas, em geral, podem ser classificadas em duas categorias: congênita e adquirida.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas acima.

    A) Cóclea – tímpano.

    B) Cóclea - nervo auditivo.

    C) Cóclea – órgão de Corti.


    D) Órgão de Corti – membrana basilar.

Em 2004 foi instituída a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva no SUS, que previu articulação dos três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) e determinou a organização de uma linha de cuidados integrais perpassando todos os níveis de atenção. Para tanto apontou como necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção de qualidade de vida, educação, proteção e recuperação da saúde auditiva e prevenção de danos, com objetivo de proteger e desenvolver a autonomia e a equidade de indivíduos.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) O cuidado à pessoa com deficiência auditiva deve ser prestado em todos os níveis de atenção à saúde, de maneira integral e centrado nas necessidades das pessoas. ( ) Sendo a atenção básica porta de entrada do usuário no SUS, e o primeiro nível de atenção da rede à pessoa com deficiência, esta deve estar pronta para organizar e ordenar os recursos do sistema de saúde e atender às necessidades da pessoa com deficiência auditiva ( ) O acesso da população com deficiência auditiva às UBS deve representar a entrada desse paciente na rede de cuidados à pessoa com deficiência, funcionando como ponto de inclusão e condução à uma atenção integral e continuada em cuidados auditivos. ( ) A saúde auditiva no Brasil está organizada para atender à pessoa com deficiência auditiva desde o diagnóstico até a terapia fonoaudiológica. Por isso, não é necessário envolvimento da atenção básica nas ações de saúde auditiva para que se tornem efetivas.
A sequência correta é:

    A) V, V, F, V, F.

    B) V, V, V, V, F.

    C) V, V, F, V, V.

    D) V, F, V, V, F.

É um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição. Os músculos extrínsecos da língua ajudam esse órgão a se mover em direções diferentes, enquanto os músculos intrínsecos a ajudam a fazer movimentos como enrola
Assinale a alternativa que corresponde ao nervo citado acima:

    A) Glosso-Faríngeo.

    B) Vago.

    C) Acessório.

    D) Hipoglosso.

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