O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que,  aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados  pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações  para a vida em sociedade.  Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o
						
						-                              A.                                                  conhecimento é produzido a partir da interação entre o indivíduo e o meio natural e social em que vive, cabendo ao  educador facilitar essa interação.
-                              B.                                                  conhecimento é adquirido a partir das informações que o indivíduo recebe do meio ambiente através de seus sentidos  externos bem como das diferentes combinações que a mente produz entre essas impressões, cabendo ao educador  selecionar os conteúdos mais relevantes e apresentá-los a seus educandos.
-                              C.                                                  conhecimento é um processo dinâmico, sendo produzido sempre que ocorre um conflito cognitivo, cabendo ao educador  provocar esse conflito para que a aprendizagem ocorra.
-                              D.                                                  conhecimento é uma construção coletiva e, como tal, só pode ser adquirido na interação em sociedade, cabendo ao  educador ser um facilitador dessa interação.
-                              E.                                                  ser humano ao nascer já traz consigo uma carga de capacidades e potencialidades, cabendo ao mundo adulto oferecer  condições apropriadas para seu correto desenvolvimento.