O Projeto Político Pedagógico (PPP), numa perspectiva contemporânea da educação, sugere uma conjuntura que  envolve reflexões sociais, políticas, econômicas e culturais. Nessa ótica e quanto a este documento  o PPP  é  correto estabelecer que:
						
						-                              A.                                                  Sua construção se efetiva em primeiro plano pela esfera central/nacional e só posteriormente a escola, como  instância local, adota-o como projeto.
-                              B.                                                  Tal documento necessita do amparo teórico-metodológico em paradigmas positivistas.
-                              C.                                                  Esta organização do trabalho pedagógico propõe a gestão de uma nova organização que reduza os efeitos de  sua divisão do trabalho, fragmentação e controle hierárquico, tendo como alicerce o conceito de autonomia que  garante ao professor a participação e construção do PPP.
-                              D.                                                  A adoção da subjetividade, na construção de conhecimentos e valores, deve ser eliminada, pois pode  comprometer o processo racional de participação coletiva e democrática.
-                              E.                                                  Para a implementação do PPP numa escola, é suficiente a construção da autonomia e da cidadania.