Questões de Administração Geral

Lista completa de Questões de Administração Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os principais teóricos que contribuiriam para a formação e desenvolvimento dos conceitos de Gestão da Qualidade, destaca-se, como um dos precursores, William Edwards Deming. Entre os preceitos sustentados pelo citado estudioso, insere(m)-se o(s) seguinte(s):
I. necessidade de inspeção em massa para assegurar a qualidade dos produtos. II. importância de desenvolver um único fornecedor para cada item, em relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança. III. eliminação de slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas. IV. adoção de administração por processo, por meio do exemplo dos líderes.
Está correto o que se afirma APENAS em

    A) I e II.

    B) II, III e IV.

    C) I e III.

    D) I e IV.

    E) II e IV.

O conceito de Administração por Objetivos (APO), desenvolvido por Peter Drucker, baseado nas práticas de Alfred Sloan, contempla

    A) competição interna à organização, estimulando a disputa entre as suas diversas áreas.

    B) foco nos resultados empíricos, com menor ênfase em ações de planejamento.

    C) metas operacionais fixadas a critério dos dirigentes, vinculantes para os subordinados.

    D) prevalência de indicadores financeiros, com foco na redução de custo da mão de obra.

    E) definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados.

Determinada organização que esteja implementando ações para melhoria de seus processos, ao ingressar na etapa de normatização, estará

    A) na fase de monitoramento dos processos, com utilização de indicadores de desempenho que permitem identificar o atingimento das metas de aprimoramento estabelecidas.

    B) iniciando o mapeamento de tais processos, com a elaboração de fluxogramas que identificam todas as entradas (inputs) e saídas (outputs), bem como os agentes envolvidos no processo.

    C) na etapa de identificação das falhas do processo, aplicando ações corretivas que permitirão uma maior aproximação com o paradigma do processo ideal (normatizado) para aquele objetivo.

    D) na etapa final dessa melhoria, na qual a definição das normas, a descrição da rotina e a elaboração dos fluxos e demais documentos de apoio propiciarão a operacionalidade dos processos.

    E) aprovando o plano de trabalho para planejamento, desenvolvimento, controle e aplicação de ações corretivas dos principais processos da organização, que compõem o denominado Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action).

A função administrativa Planejamento é essencial para que a organização alcance seus objetivos. O planejamento elaborado pelos diretores, englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente, é denominado:

    A) Planejamento estratégico.

    B) Planejamento global.

    C) Planejamento tático.

    D) Planejamento de mercado.

    E) Planejamento negocial.

Com base nos três tipos de processos estudados pela Gestão por processos, analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S): I. Os Processos Primários também podem ser chamados de Finalísticos ou Essenciais. II. Os Processos Primários estão ligados diretamente ao “core business” das organizações. III. Processos de Apoio são característicos por gerar valor diretamente ao cliente final. IV. As equipes de TI e infraestrutura são um exemplo de Processos Gerenciais.

    A) Apenas I está correto.

    B) Apenas I e II estão corretos

    C) Apenas I, II e III estão corretos.

    D) Apenas I, II e IV estão corretos.

    E) Todos estão corretos.

A ferramenta da gestão da qualidade característica por calcular falhas por milhão e utilizar do método DMAIC é denominada:

    A) Diagrama de Pareto.

    B) Seis Sigma.

    C) PDCA.

    D) 5S.

    E) W5h2.

O chamado processo de administração refere-se a um conjunto de funções definido ainda no início do sec. XX como elementos básicos para um bom funcionamento de uma organização. Tal processo pode, teoricamente, ser representado pelo esquema a seguir.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o processo de administração, representado na Imagem Beta.
( ) DIRIGIR é a função de número 3, que corresponde a liderar e a motivar os membros da organização. ( ) A função de número 1 é a ORGANIZAR, em que os recursos são reunidos para a consecução dos objetivos organizacionais. ( ) O CONTROLE é a última atividade do processo, representada pelo número 4, é o momento em que se tomam as medidas corretivas necessárias para que a organização mantenha o rumo pretendido. ( ) A função PLANEJAR corresponde à definição dos objetivos da organização, bem como ao desenvolvimento de estratégias para alcançá-las, estando presente em todo o ciclo nos momentos 1, 2, 3 e 4.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, F, V.

    D) F, F, V, F.

A Administração Pública, assim como a privada, tem cada vez mais se preocupado com o alcance de um bom desempenho na realização de suas atividades. Para tanto, faz-se necessário usar indicadores como os de eficácia e de eficiência.
Tendo em vista esses indicadores, analise a seguinte situação hipotética: um servidor foi demandado pelo seu superior a produzir um relatório de identificação dos bens de consumo disponíveis no almoxarifado, a ser entregue na segunda-feira da semana seguinte. O servidor conseguiu produzir o relatório com qualidade, mas apenas o finalizou na quarta-feira da semana marcada para a entrega.
Considerando os indicadores de eficácia e de eficiência, e a situação relatada, o servidor foi

    A) eficiente no cumprimento da tarefa, porém ineficaz porque desperdiçou alguns recursos.

    B) eficaz e eficiente na medida que atingiu o objetivo de produzir um relatório com qualidade.

    C) eficaz na realização da tarefa, porém ineficiente em função do atraso de dois dias na entrega.

    D) ineficaz e ineficiente, uma vez que não atingiu o objetivo da atividade que lhe foi proposta pelo superior.

Os fluxogramas são ferramentas amplamente utilizadas para o mapeamento de processos. A imagem A representa um processo da área de compras da Câmara Legislativa de um município mineiro.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o processo de compra, representado na Imagem Alfa.
( ) As ações do processo estão expressas apenas nos símbolos de números 2 e 6. ( ) O símbolos de números 1, 5 e 8 representam pontos de início e de fim do processo. ( ) Não há nesse processo um símbolo que represente a emissão ou a utilização de um documento. ( ) O processo possui apenas um momento de decisão, representado pelo símbolo de número 3.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, F, V.

    D) F, F, V, F.

Toda organização pode ser concebida como um conjunto de processos. De acordo com Paludo (2012), tal concepção se aplica tanto para organizações públicas quanto para privadas e que cada processo tem, minimamente, três etapas: entrada(s), processamento e saída(s).
Tendo em vista essa definição de processo, analise a seguinte situação hipotética: o superior imediato de um servidor demanda que ele produza relatórios a respeito das atividades realizadas pelo setor no último mês, incluindo itens como profissional responsável, descrição da atividade, prazo inicial estipulado e status da atividade (finalizada ou em processo).
Considerando a definição de processo e a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que

    A) as entradas desse processo são apenas os recursos utilizados no trabalho do servidor, a saber, computador e impressora.

    B) as saídas do processo, nesse caso, serão os relatórios produzidos pelo servidor, os quais poderão auxiliar o superior na tomada de decisões.

    C) esse não pode ser considerado um processo, porque não possui atividades de processamento, pois se trata apenas de um repasse de informações já existentes.

    D) as informações coletadas pelo servidor, em entrevistas com cada um dos outros membros do setor a ser analisado, podem ser consideradas como parte da etapa de processamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...