Questões de Administração Geral

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Nas equipes autogerenciadas, é comum que a rede de comunicação seja do tipo “todos os canais”.
Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a rede do tipo “cadeia” quando o foco está na:

    A) rapidez na solução de problemas;

    B) emergência de um líder;

    C) satisfação dos membros da equipe;

    D) precisão da comunicação;

    E) estruturação das tarefas.

O modelo de liderança de Fiedler é uma das primeiras e mais conhecidas teorias contingenciais de liderança. O modelo propõe que o estilo de liderança (orientado à tarefa ou orientado ao relacionamento) depende da situação ser favorável ou desfavorável ao líder.
Uma situação favorável ao líder é caracterizada, entre outros aspectos, por:

    A) forte coesão do grupo de liderados;

    B) baixo poder de posição;


    C) alta qualificação da equipe;

    D) alto grau de estruturação das tarefas;

    E) baixo grau de estruturação das tarefas.

Ao retornar de férias, o funcionário de um órgão público encontrou 400 novas mensagens em sua caixa de correio eletrônico, contendo comunicações internas, informações de órgãos de controle, além dos e-mails do seu chefe, dos membros de sua equipe e de outros clientes internos. Poucos dias depois, seu chefe perguntou-lhe por que não havia respondido a uma determinada mensagem, que continha informações sobre um novo e importante projeto.
A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é:

    A) filtragem;

    B) canal inadequado;

    C) percepção seletiva;

    D) feedback inadequado;

    E) sobrecarga de informações.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do pensamento da Administração. Essa escola, entre outras contribuições fundamentais, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais.
Sobre a organização informal, é correto afirmar que:

    A) suas normas e padrões são dificilmente alterados;

    B) está limitada às interações decorrentes dos cargos;


    C) não apresenta diferenciação de status entre os membros;

    D) é um reflexo da colaboração espontânea entre as pessoas;

    E) seus padrões de desempenho obedecem ao estabelecido pela gestão.

As funções administrativas são desempenhadas pelos administradores nos três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. No entanto, os diferentes níveis organizacionais impõem atribuições distintas aos administradores, fazendo com que a intensidade com que essas funções são desempenhadas seja diferente em cada um deles.
No nível estratégico predominam as funções de:

    A) planejamento;

    B) direção;

    C) controle;

    D) organização;

    E) coordenação.

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros.
O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:

    A) especialização do trabalho;

    B) delegação;

    C) coordenação;

    D) formalização;

    E) amplitude de controle.

Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana.
Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:

    A) fluxograma;

    B) matriz GUT;

    C) diagrama espinha-de-peixe;

    D) gráfico de Pareto;

    E) estratificação.

Em uma organização, um gerente reuniu toda a sua equipe para decidirem, em conjunto, acerca de alternativas de ação para o atingimento dos objetivos e metas da área. Depois de uma hora de reunião, o gerente observou que os membros mais experientes da equipe estavam tentando construir um consenso em torno da primeira proposta apresentada e que os membros mais novos da equipe não se manifestavam.
Para contornar essa situação, comum na tomada de decisão em grupo, o gerente pode fazer uso de:

    A) grupos focais (focus groups);

    B) árvores de decisão;

    C) análise de prós e contras;

    D) brainstorming;

    E) matriz de prioridades.

No processo de tomada de decisão, os administradores são sujeitos a armadilhas psicológicas diversas, que podem levar a erros na avaliação das situações que se apresentam.
A tendência a atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe é conhecida como:

    A) escalada de comprometimento;

    B) framing;

    C) ancoragem;

    D) insensibilidade ao tamanho da amostra;

    E) representatividade.

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