Questões de Administração Geral

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Uma das formas mais comuns de representar graficamente uma organização, seja ela pública seja privada, grande ou pequena, é a pirâmide organizacional. Tal pirâmide evidencia os diferentes níveis existentes dentro de uma organização, bem como suas respectivas funções.
Sobre a pirâmide e os diferentes níveis organizacionais, avalie as assertivas a seguir.
I - O último nível, localizado no topo da pirâmide, é conhecido como Tático ou Gerencial, sendo lá onde se localizam os gerentes médios responsáveis por traduzir os objetivos gerais da organização em objetivos por áreas ou setores.
II - O primeiro nível, representado pela base da pirâmide, corresponde ao Operacional e compreende os profissionais responsáveis pela execução das atividades cotidianas indispensáveis ao funcionamento da organização.
III - O nível Operacional é aquele de menor importância dentro da organização, por isso nele se localizam os profissionais com menores salários e atribuições.
IV - O nível Estratégico é aquele focado especificamente na gestão dos recursos financeiros da organização, uma vez que eles são os principais recursos geradores de desempenho positivos.
Está correto apenas o que se afirma em

    A) II.

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) II, III e IV.

O dono de uma empresa de pequeno porte dedica a maior parte de seu tempo a visitar clientes e potenciais parceiros de negócios, além de buscar financiamento junto a bancos.
O papel que o dono da empresa desempenha é, preponderantemente, de:

    A) líder;

    B) alocador de recursos;

    C) disseminador;

    D) monitor;


    E) porta-voz.

Um papel “é um conjunto de expectativas de comportamento de um gerente” (Daft, 2010, p. 21). No desempenho de suas funções, os administradores desempenham papéis diversos, agrupados em três categorias, segundo a tipologia proposta por Mintzberg. Uma categoria de papéis envolve os “eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção” (Chiavenato, 2003, p. 8).
São papéis dessa categoria:

    A) líder; empreendedor;

    B) empreendedor; disseminador;

    C) líder; negociador;

    D) solucionador de conflitos; administrador de recursos;

    E) administrador de recursos; monitor.

Um candidato foi aprovado em um concurso público e assumiu o cargo de diretor financeiro — um cargo de nível estratégico.
Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades relativas à:

    A) capacidade de se relacionar, comunicar e compreender as atitudes e motivações das pessoas e liderar grupos;

    B) visão da organização como um todo, trabalhando ideias e conceitos, teorias e abstrações;

    C) capacidade de usar técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação;

    D) comunicação com stakeholders externos e desempenho de papéis decisórios;

    E) capacidade de conseguir esforços coordenados dos membros de sua equipe para alcance dos objetivos e metas.

A visão da organização como um sistema aberto deriva da Teoria de Sistemas, importante marco no pensamento administrativo. Nessa abordagem, a organização é vista como um sistema composto por subsistemas interdependentes, em contínua interação com o ambiente. Na abordagem dos sistemas abertos, também o indivíduo é visto como um sistema aberto, em interação com os demais e com o ambiente que o cerca. O indivíduo executa um determinado papel, administrando suas expectativas quanto aos papéis dos demais indivíduos e ajustando-se aos novos papéis que lhe são atribuídos.
Esse conceito de ser humano é conhecido, em Administração, como homem:

    A) funcional;

    B) administrativo;

    C) social;

    D) organizacional;

    E) racional-intuitivo.

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de TI da organização em que trabalha. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação, têm bastante experiência e seu trabalho é muito valorizado pela organização. No entanto, o grupo resiste ao novo chefe e não demonstra interesse em desempenhar as suas atribuições. Na situação descrita, pela teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, o estilo de liderança adequado seria:

    A) diretivo;

    B) persuasivo;

    C) participativo;

    D) orientado para resultados;


    E) delegador.

Em todas as áreas funcionais de uma empresa, os administradores exercem as funções administrativas. São exemplos de desempenho das funções planejamento e controle na área de finanças, respectivamente:

    A) definição da estrutura de financiamento; aplicação de recursos financeiros;

    B) aplicação de recursos financeiros; análise da rentabilidade da organização;

    C) elaboração de orçamentos; remuneração dos funcionários com opções de ações;

    D) elaboração de projetos de investimento; monitoramento do desempenho financeiro da organização;

    E) definição da estrutura de financiamento; implementação de política de participação nos lucros.

No processo de administração, a função organização faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional. O desenho da estrutura é influenciado por fatores contingenciais — tais como ambiente, tamanho, tecnologia de produção e estratégia — que devem ser considerados pelos administradores na busca por eficácia organizacional.
Assim, para uma organização que atua em ambiente com grau de mudança baixo e adota produção em massa, a estrutura mais eficaz é:

    A) funcional;

    B) em rede;

    C) matricial;

    D) matricial por processo;

    E) funcional por unidade.

Nas organizações contemporâneas, o trabalho em equipe vem sendo amplamente adotado em substituição às hierarquias rígidas que separam a decisão da execução do trabalho. Em contextos adequados, as equipes eficazes geram sinergias positivas que melhoram o desempenho da organização – cabendo aos gestores a avaliação da adequação e dos custos e benefícios da adoção da prática. Nas equipes eficazes, alguns fatores estão presentes.
Entre eles, destaca-se:

    A) reduzida diversidade dos membros;

    B) propósito comum;

    C) liderança orientada à tarefa;

    D) tarefas independentes;

    E) forte pensamento de grupo (groupthink).

Uma das variáveis estruturais dos grupos é o status, ou seja, a posição social definida ou atribuída aos membros do grupo. Diferenças de status entre os membros de um grupo derivam de diferentes fontes e têm efeitos importantes sobre o funcionamento dos grupos.
Entre esses efeitos, pode-se destacar que:

    A) as diferenças de status promovem a diversidade de ideias e a criatividade;

    B) o status que deriva da expertise técnica dos membros do grupo anula o poder formal do chefe;

    C) o status que deriva das características pessoais dos membros do grupo tende a ser percebido como injusto;

    D) membros do grupo com maior status são mais propensos à folga social;

    E) membros do grupo com maior status tendem a apresentar mais resistência à pressão por conformidade.

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