Questões sobre Gestão de processos

Lista completa de Questões sobre Gestão de processos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em determinada organização, as ações de gerenciamento de desempenho de processos se restringem à definição de alguns indicadores, métricas e medidas de tempo, custo, capacidade e qualidade. O nível de maturidade em processos de uma organização permite determinar o que pode e o que não pode ser gerenciado em termos de seus processos de negócio, bem como a perspectiva e a profundidade do gerenciamento. Segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK), a referida organização encontra-se no nível de maturidade

    A) 1.

    B) 2.

    C) 3.

    D) 4.

    E) 5.

A gestão de processos

    A) possibilita aos gestores envolvidos ter mais clara visão vertical da organização.

    B) é estruturada com base nas competências específicas das unidades organizacionais.

    C) tem como áreas do conhecimento o gerenciamento departamental de processos, a organização do gerenciamento de processos e a transformação de processos.

    D) facilita o gerenciamento das diversas interfaces entre unidades organizacionais.

    E) tem as relações hierárquicas como ponto central de seus trabalhos.

Determinada organização que esteja implementando ações para melhoria de seus processos, ao ingressar na etapa de normatização, estará

    A) na fase de monitoramento dos processos, com utilização de indicadores de desempenho que permitem identificar o atingimento das metas de aprimoramento estabelecidas.

    B) iniciando o mapeamento de tais processos, com a elaboração de fluxogramas que identificam todas as entradas (inputs) e saídas (outputs), bem como os agentes envolvidos no processo.

    C) na etapa de identificação das falhas do processo, aplicando ações corretivas que permitirão uma maior aproximação com o paradigma do processo ideal (normatizado) para aquele objetivo.

    D) na etapa final dessa melhoria, na qual a definição das normas, a descrição da rotina e a elaboração dos fluxos e demais documentos de apoio propiciarão a operacionalidade dos processos.

    E) aprovando o plano de trabalho para planejamento, desenvolvimento, controle e aplicação de ações corretivas dos principais processos da organização, que compõem o denominado Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action).

Com base nos três tipos de processos estudados pela Gestão por processos, analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S): I. Os Processos Primários também podem ser chamados de Finalísticos ou Essenciais. II. Os Processos Primários estão ligados diretamente ao “core business” das organizações. III. Processos de Apoio são característicos por gerar valor diretamente ao cliente final. IV. As equipes de TI e infraestrutura são um exemplo de Processos Gerenciais.

    A) Apenas I está correto.

    B) Apenas I e II estão corretos

    C) Apenas I, II e III estão corretos.

    D) Apenas I, II e IV estão corretos.

    E) Todos estão corretos.

A Administração Pública, assim como a privada, tem cada vez mais se preocupado com o alcance de um bom desempenho na realização de suas atividades. Para tanto, faz-se necessário usar indicadores como os de eficácia e de eficiência.
Tendo em vista esses indicadores, analise a seguinte situação hipotética: um servidor foi demandado pelo seu superior a produzir um relatório de identificação dos bens de consumo disponíveis no almoxarifado, a ser entregue na segunda-feira da semana seguinte. O servidor conseguiu produzir o relatório com qualidade, mas apenas o finalizou na quarta-feira da semana marcada para a entrega.
Considerando os indicadores de eficácia e de eficiência, e a situação relatada, o servidor foi

    A) eficiente no cumprimento da tarefa, porém ineficaz porque desperdiçou alguns recursos.

    B) eficaz e eficiente na medida que atingiu o objetivo de produzir um relatório com qualidade.

    C) eficaz na realização da tarefa, porém ineficiente em função do atraso de dois dias na entrega.

    D) ineficaz e ineficiente, uma vez que não atingiu o objetivo da atividade que lhe foi proposta pelo superior.

Os fluxogramas são ferramentas amplamente utilizadas para o mapeamento de processos. A imagem A representa um processo da área de compras da Câmara Legislativa de um município mineiro.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o processo de compra, representado na Imagem Alfa.
( ) As ações do processo estão expressas apenas nos símbolos de números 2 e 6. ( ) O símbolos de números 1, 5 e 8 representam pontos de início e de fim do processo. ( ) Não há nesse processo um símbolo que represente a emissão ou a utilização de um documento. ( ) O processo possui apenas um momento de decisão, representado pelo símbolo de número 3.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, F, V.

    D) F, F, V, F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...