Questões de Administração Pública

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Considerando as idéias de Max Weber sobre poder e dominação (in Economia e Sociedade, vol. 1, Ed. Universidade de Brasília, 1991) é incorreto afirmar que este autor:

  • A.

    Define poder como a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.

  • B.

    Define dominação como a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.

  • C.

    Identifica três tipos puros de dominação: a legítima, a tradicional e a carismática.

  • D.

    Afirma que na dominação tradicional é decisiva a fidelidade pessoal de servidor para as relações entre o quadro administrativo e o senhor.

  • E.

    Fundamenta o poder carismático na dedicação afetiva a líderes com qualidades pessoais consideradas extracotidianas.

A concepção de Estado vem sofrendo alterações ao longo do tempo, sendo alvo de controvérsias entre diferentes matrizes ideológicas. Assinale a opção que melhor define as características do Estado numa democracia liberal.

  • A.

    O Estado nas democracias liberais caracteriza-se pela ausência de demarcação entre estado e não-estado.

  • B.

    O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por deter o monopólio do poder econômico.

  • C.

    O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por prover a todos os cidadãos o acesso à saúde, educação, previdência social e aposentadoria.

  • D.

    O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por defender a burocratização do aparelho estatal.

  • E.

    O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por reivindicar a superioridade do mercado.

O tratamento da questão social pelo estado brasileiro inicia-se na década de 30 e convive com estruturas assistenciais da fase anterior. Entre as opções abaixo, indique aquela em que instituições são representativas do tratamento da questão social no Brasil antes e depois da década de 30, respectivamente.

  • A.

    sociedade de auxílio mútuo e Institutos de Aposentados e Pensões

  • B. ONG's e sindicatos
  • C.

    associações religiosas e organizações internacionais

  • D. sindicatos e associações beneficentes
  • E.

    Legião Brasileira de Assistência e Caixas de Aposentados e Pensões

A crise do Estado da década de 80 levou à reformulação de suas funções, de forma a permitir às economias nacionais sobreviverem num mundo globalizado. Nesse novo contexto, o Estado de orientação social-democrata passa a ter como principal atribuição:

  • A.

    Proteger as economias da competição inter-nacional, posto que a globalização ameaça seriamente o equilíbrio interno.

  • B.

    Criar condições que permitam aos agentes econômicos nacionais competirem globalmente.

  • C.

    Diminuir investimentos nas áreas tecnológicas e de infra-estrutura, posto que uma economia globalizada requer de seus agentes econômicos privados autonomia de investimento nestes setores.

  • D.

    Diminuir a intervenção na vida econômica, como forma de permitir que o mercado globalizado regule as relações entre as economias nacionais.

  • E.

    Diminuir investimentos nas áreas de saúde, educação e cultura, posto que uma economia globalizada requer um grau de dependência menor dos agentes econômicos face ao Estado.

A questão social aparece como problema concreto no Brasil e no mundo no contexto do processo de industrialização e surgimento do operariado urbano. Para fazer face aos problemas caracterizados como

  • A.

    Intervenção dos poderes públicos nas questões trabalhistas, culminando com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943.

  • B.

    Criação do salário mínimo na Carta de 1937, que foi efetivamente instituído em 1940.

  • C.

    Regularização da jornada de trabalho de oito horas, instituição das férias remuneradas e da estabilidade no emprego.

  • D.

    Apenação da prática do racismo, que passa a ser considerado crime inafiançável.

  • E.

    Criação do imposto sindical como forma de fortalecer os sindicatos reconhecidos pelo Estado.

Para garantir a eficiência e a efetividade da administração burocrática, o modelo weberiano de burocracia estrutura-se tendo como base uma série de características.

Assinale a opção que correlaciona corretamente as principais características do modelo burocrático (coluna da esquerda) com seu objetivo (coluna da direita):

  • A. A-II; B-III; C-I; D-V; E-IV
  • B. A-II; B-I; C-III; D-V; E-IV
  • C. A-V; B-III; C-I; D-II; E-IV
  • D. A-III; B-II; C-I; D-V; E-IV
  • E. A-I; B-V; C-III; D-II; E-IV

De acordo com Bresser Pereira (in Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial, Fundação Getúlio Vargas, 1998), a Reforma Administrativa implementada pelo Governo Fernando Henrique Cardoso teve como objetivo geral transitar de uma administração pública burocrática para a gerencial. Assinale, entre as opções relacionadas a seguir, aquela que melhor retrata as premissas subjacentes à administração pública gerencial.

  • A.

    A administração pública gerencial, para ser efetiva, deve romper integralmente com o antigo modelo burocrático.

  • B.

    A administração pública gerencial deve fazer tábula rasa do paradigma burocrático, para proteger-se dos vícios deste modelo administrativo.

  • C.

    A administração pública gerencial deve conservar algumas instituições burocráticas, como o concurso público, as carreiras estruturadas e o sistema universal de remuneração.

  • D.

    A administração pública gerencial deve conservar algumas instituições burocráticas, como o concurso público, o treinamento subordinado às etapas da carreira e a recompensa por tempo de serviço.

  • E.

    A administração pública gerencial deve ser implementada de forma irrestrita em todos os setores, como forma de evitar a permanência de práticas burocráticas.

No que se refere à administração financeira municipal, é INCORRETO afirmar:

  • A. As rendas municipais próprias são constituídas pelos recursos financeiros provenientes dos tributos instituídos pelo Município ou da utilização de seus bens ou serviços remunerados.
  • B. As rendas cuja aplicação compete aos Municípios compreendem tanto a receita própria quanto a decorrente de transferência tributária constitucio-nal.
  • C. É considerada como preço a renda proveniente da venda de bens municipais.
  • D. Além dos tributos e dos preços, os Municípios têm outras fontes de rendas próprias.

O Estado de Bem-Estar surgiu como resposta ao processo de modernização, compatibilizando capitalismo e democracia.

Indique o princípio fundamental que melhor define esse modelo de Estado.

  • A.

    Independentemente de sua renda, todos os cidadãos têm o direito de serem protegidos contra situações de dependência de longa e de curta duração.

  • B.

    Todos os cidadãos têm direito de serem protegidos contra situações de dependência de acordo com sua renda.

  • C.

    O estudo deve prover os serviços básicos de saúde e educação, sendo os demais serviços prestados aos cidadãos pelo mercado.

  • D.

    Aos mais pobres cabe o direito de serem atendidos pelos serviços públicos.

  • E.

    Todos os direitos sociais devem ser prestados pelo mercado, cabendo ao Estado a garantia dos direitos civis e políticos.

A crise do Estado do Bem-Estar Social, que teve seu ápice nos anos 80, foi marcada por uma série de críticas a essa instituição. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não reproduz uma crítica pertinente, formulada contra o Estado do Bem-Estar, durante a referida crise.

  • A.

    Uma crítica referente ao Estado do Bem-Estar atribui sua crise ao crescimento das demandas feitas pela sociedade, que forçaram o Estado a garantir não somente padrões mínimos de conforto, mas padrões máximos, à toda a população.

  • B.

    Uma crítica importante formulada contra o Estado do Bem-Estar diz respeito a seu caráter permissivo e sua incapacidade de impor "obrigações cívicas" aos recebedores de benefícios.

  • C.

    Uma crítica importante dirigida ao Estado do Bem-Estar aponta-o como responsável por alimentar uma conduta de vida "hedonista" e "parasita".

  • D.

    Críticos do Estado do Bem-Estar e de seus meios de distribuição de benefícios argumentam serem estes alienantes e incapacitadores dos indivíduos beneficiados.

  • E.

    Críticos do Estado do Bem-Estar consideram a preocupação com condições de bem-estar mínimas irrelevante, tendo em vista a gravidade de outros problemas sociais.

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