Questões de Administração Pública

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Ao reconhecer a despesa pública pela incorrência e a receita pela arrecadação, elege-se, na administração pública, o regime orçamentário público

  • A.

    de Caixa.

  • B.

    da Competência.

  • C.

    Misto.

  • D.

    do valor original.

  • E.

    da Prudência.

Na administração pública, a conformidade diária e contábil são procedimentos de controle

  • A.

    concomitante.

  • B.

    subseqüente.

  • C.

    prévio.

  • D.

    posterior.

  • E.

    independente.

Os modelos organizacionais de Administração Pública - Patrimonialista, Burocrata e Gerencial - evoluíram, ao longo do tempo, para atender melhor os anseios da sociedade. Em relação às características do modelo Patrimonialista é correto afirmar que ele:

  • A. coibia o nepotismo.
  • B. tratava dos interesses públicos com impessoalidade.
  • C. combatia a corrupção.
  • D. não fazia distinção entre os limites do público e do privado.
  • E. determinava a escolha do gestor público pelo voto direto.

Observe a figura a seguir.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública – instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Acerca do tema GesPública e considerando a figura apresentada, assinale a alternativa correta.

  • A. Os 8 critérios que compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro são: liderança, cidadãos, estratégias, planos, sociedade, informações, conhecimento e pessoas.
  • B. A avaliação da gestão, quando sistematizada, funciona como uma forma de aprendizado sobre a própria organização e como instrumento de melhoria das práticas gerenciais.
  • C. Insere-se em um contexto mais amplo de mudança de paradigma administrativo: da administração gerencial para a administração burocrática.
  • D. O primeiro bloco, representado pelos critérios 1 a 4, apresenta as pessoas, processos, liderança e informações. Neste espaço, concretiza-se a ação que transformam objetivos e metas em resultados.
  • E. O critério de liderança pode ser avaliado nos sistemas de trabalho, capacitação, desenvolvimento e qualidade de vida, não sendo abordado no instrumento de avaliação.

Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas

  • A. ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro.
  • B. às estruturas e processos organizacionais existentes na organização pública.
  • C. ao tipo de tecnologia de informação adotada pela organização pública.
  • D. às normas impostas e regras estabelecidas pela legislação vigente.
  • E. à situação do modelo de gestão adotado pelo poder político governamental.

A Administração Pública tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. Assinale a opção que apresenta corretamente as características de um desses modelos.

  • A.

    O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderância do formalismo e lealdade à autoridade. Há uma clara distinção entre res publica e bens privados.

  • B.

    O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, não havendo distinção entre res publica e bens privados.

  • C.

    O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierárquico. O controle é sobre os processos administrativos.

  • D.

    O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância do nepotismo, descentralização administrativa e lealdade à autoridade. O controle é sobre os resultados.

  • E.

    O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância das relações pessoais, busca de eficiência no uso dos recursos e controle hierárquico. Não há clara distinção entre res publica e bens privados.

As agências reguladoras foram criadas como conseqüência do processo de reforma do Estado e estão presentes em vários setores de serviços públicos e da economia. Marque com V as características verdadeiras e com F as falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

 ( ) A forma jurídica prevalecente das agências reguladoras é a associação.

 ( ) As agências reguladoras estão presentes nos três níveis do governo: federal, estadual e municipal.

 ( ) A autonomia técnica, administrativa e financeira é uma das premissas básicas do funcionamento das agências reguladoras.

 ( ) As agências reguladoras criadas no nível federal são multisetoriais.

  • A.

    V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, V, F, V

  • D.

    F, F, V, F

  • E.

    V, F, F, F

A Constituição Brasileira de 1988 prevê a licitação como processo administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Com base na legislação vigente é correto afirmar que

  • A.

    o processo de licitação pode assumir como modalidades o menor preço, a melhor técnica, tomada de preço e concurso.

  • B.

    compete privativamente à Administração Pública direta e indireta ditar normas gerais relativas à licitação e contratos.

  • C.

    a licitação deverá obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

  • D.

    a licitação visa propiciar iguais oportunidades aos contratantes, dentro de padrões previamente estabelecidos.

  • E.

    os objetos de licitação são: concorrências, serviços, compras, alienações, obras e leilões.

A máquina administrativa brasileira passou por algumas reformas a partir dos anos 30. A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200 torna possível a

  • A.

    racionalização da Administração Pública pelo surgimento do sistema de carreiras e a tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público.

  • B.

    implantação do Programa Nacional de Desburocratização, dando origem, posteriormente, aos processos de terceirização e de privatização.

  • C.

    transferência de servidores celetistas para o regime jurídico único, perdendo a estabilidade no emprego.

  • D.

    transferência de atividades do Estado para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

  • E.

    formação da burocracia nos moldes weberianos, com base no mérito profissional e impessoalidade das ações.

As compras, na Administração Pública, sempre que possível deverão

  • A.

    ser precedidas de licitação, na modalidade de convite, independentemente do valor estimado da contratação.

  • B.

    ser precedidas de licitação, sem subdivisão de parcelas ou itens, objetivando o melhor preço.

  • C.

    ser precedidas de adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para o seu pagamento.

  • D.

    atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.

  • E.

    atender à quantificação e marca previamente estabelecidas.

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