Questões sobre O modelo do GESPÚBLICA

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Um analista de planejamento e gestão, recém integrado aos quadros de uma determinada organização pública fundacional, se apresentou ao Coordenador do Comitê Gestor do GESPÚBLICA, oferecendo-se para integrar o Comitê Gestor. Sua apresentação foi considerada indevida, pois é necessário:

  • A. ser indicado pelo dirigente do órgão e designado pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão;
  • B. ser integrante dos círculos da qualidade em sua organização de origem;
  • C. ocupar um cargo ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República;
  • D. ser professor universitário com notório saber e especialização em sua área de atuação;
  • E. ser representante de entidade privada com notório engajamento na área de qualidade da gestão.

Com relação à gestão de projetos, à gestão de processos e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. No âmbito da GesPública, os processos representam um instrumento para aqueles indivíduos que executarão o trabalho na organização pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

No programa GESPÚBLICA — modelo de excelência em gestão pública —, pensamento sistêmico é um fundamento que consiste

  • A. na compreensão e segmentação do conjunto das atividades e dos processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas.
  • B. na busca contínua por novos patamares de conhecimento individual e coletivo, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.
  • C. no alcance de resultados consistentes que assegurem aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
  • D. nas relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco principal na sociedade.
  • E. na indicação do rumo da organização e na constância de propósitos que a mantêm nesse rumo, estando diretamente relacionado à capacidade de se estabelecer um estado futuro desejado para a organização.

A política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional prevê que:

  • A. as instituições federais de ensino contribuirão para a identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e das entidades;
  • B. as instituições federais de ensino participarão da execução do plano anual de capacitação, e contribuirão na avaliação de resultados das ações dos órgãos e das entidades;
  • C. as escolas de governo poderão ofertar cursos de capacitação, desde que autorizados, em ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação;
  • D. as instituições federais de ensino são instituições destinadas, precipuamente, à formação e ao desenvolvimento de servidores públicos;
  • E. as escolas de governo contribuirão para a identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e das entidades, que deverão ser consideradas na programação de suas atividades.

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens subsequentes. Um dos maiores desafios do setor público brasileiro é de natureza gerencial, e, nesse contexto, o Programa Nacional de Gestão Pública auxilia as organizações públicas que estão em busca da transformação gerencial rumo à excelência em gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue os itens subsecutivos. Utilizada como ferramenta de auxílio à gestão pública estratégica, a matriz GUT, considerando a gravidade, a urgência e a tendência do evento estudado, visa priorizar as ações do gestor de forma racional, o que possibilita, por exemplo, a análise de alocação de recursos nas ações consideradas mais importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, assinale a opção correta.

  • A. Os modelos mais recentes de gestão de pessoas em vigor na administração pública, a exemplo da gestão por competências, tendem a priorizar o desenvolvimento das atividades e das tarefas em detrimento do controle de objetivos, metas e resultados.
  • B. Avaliar, dirigir e monitorar a gestão de pessoas nas organizações públicas são atos de competência primária das unidades de recursos humanos e das gerências de linha cujos membros sejam responsáveis por prover as condições necessárias para a implementação exitosa das políticas e práticas da área.
  • C. A efetividade das iniciativas de gestão de pessoas depende da capacidade e da possibilidade de as lideranças das áreas participarem ativamente das sessões de planejamento organizacional nas quais se fazem presentes os principais grupos e atores de influência da organização.
  • D. Modelo adotado por diversas organizações públicas, a gestão de pessoas por competências é compatível tanto com estruturas organizacionais burocráticas assentadas na noção de cargos, quanto com estruturas pós-burocráticas fundamentadas na ideia de espaço ocupacional.
  • E. A falta de apoio das lideranças organizacionais não pode ser considerada uma barreira à execução de políticas e práticas estratégicas de gestão de pessoas, visto que tais iniciativas são de responsabilidade particular dos profissionais de recursos humanos.

Como evolução das iniciativas do Governo Federal para a implementação da qualidade na gestão pública, em 2005, foi implantado o GesPública, que contempla, entre as ferramentas utilizadas,

  • A. Carta de Serviço, que contém os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos pela entidade perante o cidadão.
  • B. padrões de governança, objetivando o aumento da capacidade de formulação e implementação das po líticas públicas.
  • C. marco referencial, que delimita o alcance e a natureza das mudanças a serem implementadas.
  • D. Prêmio Nacional de Qualidade, que recompensa iniciativas inovadoras que aumentem a eficiência na prestação dos serviços públicos.
  • E. Matriz SWOT, que identifica as forças e fraquezas da instituição, bem como os desafios e oportunidades para atingir a excelência.

O TRE/MT, desejando que nas eleições municipais no estado, em 2016, seja empregada a identificação digital de todos os eleitores, encaminhou a elaboração de projeto aos assessores do tribunal.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito de gestão de projetos.

  • A. Se, ao final do projeto, for identificada a necessidade de ampliação do escopo e, consequentemente, da inclusão de alguma outra etapa, deverá ser iniciado um novo projeto, pois o ciclo de vida do projeto em tela já está definido.
  • B. A administração do projeto está relacionada às atividades operacionais do processo, sendo, portanto, atribuição da área de capacitação do órgão demandante a capacitação da equipe do projeto.
  • C. A administração do projeto será adequadamente executada por meio de cinco processos interligados que contemplem as fases de iniciação, de planejamento, de execução, de monitoramento e controle e de encerramento.
  • D. Os conhecimentos e as práticas originados da administração do projeto do TRE/MT devem ser aplicados de maneira uniforme a todos os projetos eleitorais no país.
  • E. Por se tratar de um projeto mandatório, o planejamento de custos é irrelevante e o foco do planejamento deve estar centrado no cumprimento do prazo estabelecido para a entrega.

O volume de atividades de um tribunal aumenta significativamente, mas a mão de obra disponível não aumenta na mesma proporção.

A implantação de um programa de qualidade é uma das alternativas para minimizar as dificuldades advindas desse quadro. Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta relacionada à gestão da qualidade.

  • A. A finalidade da gestão da qualidade é a busca da excelência mediante a aplicação de esforços para a obtenção de padrões superiores de desempenho das pessoas.
  • B. A ênfase no fazer certo da primeira vez e a aplicação do método just in time estão entre as principais contribuições de Ishikawa para a gestão da qualidade.
  • C. Para o programa de qualidade a ser implementado no tribunal, recomenda-se o modelo de excelência em gestão praticado pela Fundação Nacional de Qualidade, pelo fato de ser esse um modelo prescritivo de práticas de gestão.
  • D. O diagrama de Pareto é a ferramenta adequada para a verificação das relações de causa e efeito dos serviços executados.
  • E. Deming, Ishikawa e Peter Drucker, integrantes da Escola de Qualidade, destacam-se por suas ideias e contribuições relativas à gestão da qualidade total.
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