Questões de Administração do ano 2010

Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em programas de estagiários e trainees, o tutor é responsável pelo monitoramento, acompanhamento e aconselhamento do estagiário/trainee no dia a dia de sua participação no programa. A contribuição do tutor é abrangente e decisiva. Entre as manifestações mais evidentes de seu papel, marque a única incorreta.

  • A.

    Servem de apoio, quando surgem barreiras e dificuldades.

  • B.

    Estimulam a visão crítica e um sadio inconformismo.

  • C.

    São exemplos vivos, do tipo faça o que eu faço: não desperdiçam seu próprio talento.

  • D.

    Ajudam-no a criar uma auto-imagem positiva, não sendo destrutivos.

  • E.

    Ajudam na manutenção financeira e no equilíbrio emocional do jovem.

O processo de treinamento é composto de quatro etapas:

  • A.

    diagnóstico de necessidades; definição de recursos; aplicação e acompanhamento.

  • B.

    programação; organização dos recursos disponíveis; implantação ou realização do treinamento em si e avaliação dos resultados.

  • C.

    elaboração do conteúdo; escolha de recursos; convocação e aplicação.

  • D.

    comunicação aos participantes; definição das dinâmicas; aplicação e avaliação de reação.

  • E.

    levantamento de necessidades; análise das necessidades; definição de indicadores de aprendizagem e implantação da programação de treinamento.

Na técnica de instrução programada pode-se utilizar de dois sistemas: o linear ou extrínseco e o ramificado ou intrínseco. O sistema linear parte da premissa de que

  • A.

    os erros inibem o aprendizado do aluno.

  • B.

    os erros são essenciais para a aprendizagem do aluno.

  • C.

    erros não devem ocorrer.

  • D.

    as questões do programa devem ser sob a forma de múltipla escolha.

  • E.

    as respostas devem ser dissertativas.

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Na etapa de levantamento de necessidades de treinamento, identificam-se as necessidades de capacitação a serem satisfeitas — passadas, presentes ou futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

A técnica de instrução programada é a mais adequada à capacitação profissional com ênfase no relacionamento instrutor-instruendo, ou professor-aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Durante a execução de programas de treinamento, deve-se considerar que a aprendizagem requer retroação e reforço, sendo maior o impacto do treinamento quando o instruendo recebe reforço e retroação positiva a cada nova aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Na avaliação de um programa de treinamento no nível organizacional, deve-se verificar a elevação dos conhecimentos dos servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada vez mais as organizações acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para que ocorram investimentos no desenvolvimento dos profissionais, além da viabilização de recursos para que eles possam manter-se capacitados. A respeito de treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    O processo de aprendizagem que traz melhorias do desempenho no trabalho nas organizações ocorre de forma induzida, pois, somente nesse caso, existe a garantia de ocorrer a retenção e generalização, condições necessárias e suficientes para que os comportamentos aprendidos em treinamento ocorram no trabalho.

  • B.

    O profissional que realiza o planejamento do treinamento deve trabalhar com a ideia de os métodos garantirem que os resultados desejados sejam alcançados, principalmente se o planejamento instrucional abarcar todos os eventos da instrução.

  • C.

    Uma das características de um bom planejamento do treinamento envolve a utilização das mesmas atividades de aprendizagem para os participantes do curso, independentemente de suas características.

  • D.

    Uma das características de um bom planejamento do treinamento envolve a utilização das mesmas atividades de aprendizagem para os participantes do curso, independentemente de suas características.

  • E.

    Os bons objetivos de treinamento são aqueles mensuráveis, específicos, que estabelecem datas limites e refletem resultados relevantes para aspectos essenciais do treinamento.

O gerente de uma empresa vem recebendo queixas sobre o atendimento aos clientes e, para resolver esse problema, elaborou um programa de capacitação com o objetivo de obter uma mudança comportamental ou atitudinal dos atendentes. Para avaliar os resultados deste programa, ele deverá identificar

  • A.

    quão bem utilizados foram os recursos de treinamento e se as metodologias estavam coerentes com o conteúdo proposto.

  • B.

    os efeitos do programa nos indicadores de satisfação dos clientes por meio de uma nova pesquisa das opiniões e das percepções dos clientes.

  • C.

    a reação dos treinandos ao programa e a contextualização de todo o processo de transmissão de novos conhecimentos

  • D.

    a reação dos treinandos com relação aos conteúdos desenvolvidos e aos métodos utilizados, buscando a atualização de conceitos técnicos e administrativos necessários à função.

  • E.

    a avaliação dos instrutores do programa por meio de formulários preenchidos pelos treinandos, logo após o final da capacitação.

Os materiais criados e organizados para treinamentos devem adequar-se às necessidades dos aprendizes para que possam atender, com dignidade, às exigências do mundo atual. Nessa perspectiva, analise os aspectos que devem ser considerados na construção de materiais didáticos e na produção de textos escritos para treinamentos.

I - Relação de materiais didáticos com os objetivos de aprendizagem.

II - Aplicação de táticas instrucionais apropriadas.

III - Legislação específica e normativa.

IV - Aplicação de regras de escrita efetiva.

V - Desenvolvimento de materiais que complementam estratégias efetivas de implementação do conteúdo na prática.

Devem ser considerados os aspectos

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    IV e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...