Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma das definições de processo, no âmbito das organizações, é um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos. Entre as ferramentas utilizadas na gestão de processos se inclui o

  • A. feedback, para avaliar a aderência dos processos aos objetivos estratégicos da organização.
  • B. diagrama de Pareto, para identificar o grau de maturidade dos processos.
  • C. fluxograma, utilizado no mapeamento dos processos da organização.
  • D. mapa estratégico, com a identificação dos desafios e oportunidades apresentados à organização.
  • E. organograma, que corresponde à representação gráfica de todas as etapas de cada processo.

Na administração de recursos humanos, despontou nos últimos anos a gestão de pessoas por competências, na qual os profissionais são vistos como talentos a serem continuamente lapidados, de forma a desenvolverem as competências-chave tanto para o seu sucesso como indivíduo, quanto para o sucesso da organização. A gestão por competências enfatiza

  • A. carreiras rígidas e especializadas, de pequeno horizonte e amarradas na estrutura de cargos.
  • B. a ênfase em controles explícitos do trabalho.
  • C. o foco na estrutura de cargos, com alto grau de diferenciação salarial entre eles.
  • D. a redução de níveis hierárquicos e de chefias intermediárias.
  • E. o uso de incentivos individuais.

O conceito e as características da cultura organizacional são abordados pela literatura que estuda esse fenômeno nas organizações, apontando que

  • A. a natureza maleável da cultura organizacional permite diferentes percepções no âmbito interno e externo, o que denota o seu caráter avaliativo.
  • B. os denominados artefatos observáveis, ao contrário do que o nome possa sugerir, correspondem aos aspectos fechados da cultura, tais como a ideologia e filosofia adotadas pela organização.
  • C. os aspectos formais e abertos da cultura, denominados valores organizacionais, possuem caráter eminentemente avaliativo.
  • D. a cultura possui, em seus níveis mais profundos, aspectos como as crenças inconscientes, denominados, por alguns autores, pressupostos básicos.
  • E. a cultura pode ser avaliada como favorável ou desfavorável ao desempenho dos membros da organização, podendo ser mensurada por pesquisas periódicas.

O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos:

  • A. a importância da ênfase na produção e nas tarefas, relativizando o papel das características pessoais do líder.
  • B. que a liderança é uma condição inata das pessoas, passível de transmissão apenas em situações peculiares.
  • C. a possibilidade do desenvolvimento de traços de personalidade ligados às tarefas, sendo inviável desenvolver aqueles ligados à gestão.
  • D. que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.
  • E. que fatores exógenos não influenciam o comportamento do líder autêntico, eis que este deve sempre ter o domínio da equipe.

Os estudos sobre liderança contemplam as denominadas Teorias Situacionais, entre as quais o Modelo de Fiedler, segundo o qual

  • A. a liderança deve ser baseada na troca, cabendo ao líder participativo o atendimento das necessidades dos subordinados.
  • B. a eficácia da liderança depende da adequação do estilo do líder com o grau de maturidade dos subordinados.
  • C. a liderança deve ser diretiva, cabendo ao líder deixar claro o que espera dos subordinados, propondo ações claras e objetivas.
  • D. a eficácia gerencial está atrelada à manipulação correta da situação e não ao estilo ou personalidade do líder.
  • E. o desempenho eficaz do grupo depende da combinação adequada entre o estilo de liderança do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá o controle e a influência para o líder.

Em funções de liderança é necessário realizar ações gerenciais como o feedback que se define como

  • A. manual de procedimentos éticos para o trabalho individual ou em grupo.
  • B. capacidade de entender os indivíduos ou o grupo com os quais se está trabalhando.
  • C. canal de motivação dos indivíduos ou do grupo com os quais se está trabalhando.
  • D. instrumento de comunicação para fornecer informações sobre como a atuação das pessoas afeta o seu desempenho ou o do grupo.
  • E. relatório de pesquisas de satisfação individual ou em grupo.

Ao longo do tempo, diferentes teorias se sucederam para explicar, sob diferentes abordagens, o fenômeno da motivação. Entre elas, a Teoria de Campo, desenvolvida por Kurt Lewin, segundo a qual

  • A. o comportamento é função ou resultado da interação entre a pessoa e o ambiente que a rodeia.
  • B. o reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove um estímulo aversivo.
  • C. o comportamento humano é sempre orientado para resultados, o que se denomina instrumentalidade.
  • D. existe uma hierarquia de necessidades individuais a serem satisfeitas que pautam o comportamento dos indivíduos.
  • E. cabe diferenciar os fatores motivacionais intrínsecos, daqueles insatisfacientes, que são, em sua maioria, extrínsecos.

Uma das classificações feitas pela literatura para distinguir as diversas teorias sobre a motivação no ambiente organizacional, corresponde às Teorias de Conteúdo, que procuram explicar

  • A. precipuamente o grau de correlação entre as recompensas oferecidas e a motivação para a sua consecução.
  • B. os processos cognitivos do indivíduo, que influenciam seu comportamento e geram motivação.
  • C. apenas os elementos objetivos que compõem a motivação, como salários e benefícios.
  • D. os componentes da motivação comuns aos diferentes grupos sociais, e não os fatores individuais.
  • E. quais fatores motivam as pessoas, dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve.

Na Era da Informação, a administração de recursos humanos cedeu lugar a uma nova abordagem, a Gestão de Pessoas, onde as pessoas são vistas como

  • A. recursos da organização.
  • B. fornecedoras de conhecimento e competências.
  • C. fornecedoras de mão de obra.
  • D. prevísiveis e flexíveis.
  • E. dependentes da organização.

A visão de uma organização estabelece

  • A. o propósito orientador para as atividades da empresa e para aglutinar os esforços de seus membros, clarificando e comunicando sua estratégia comercial.
  • B. uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante para a organização como as pessoas e os clientes, e aquilo que seus dirigentes acreditam.
  • C. os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente.
  • D. uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino que a organização deseja construir e realizar.
  • E. a filosofia da organização, que é geralmente formulada por seus fundadores ou criadores por meio de sua comunicação, comportamentos e ações que balizam suas respostas às necessidades do ambiente interno.
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