Questões sobre Direção

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Esse princípio parte da idéia de que, num sistema aberto, podem existir numerosos meios diferentes de se atingir um estado final. Isso contrasta com sistemas mais fechados nos quais os relacionamentos são estruturalmente fixados para produzir padrões específicos de causa e efeito.
A que conceito concernente a sistemas abertos se refere o princípio acima?

  • A. Eqüifinalidade.
  • B. Diferenciação.
  • C. Descentralização.
  • D. Externalidade.
  • E. Output.

Sobre papéis organizacionais do indivíduo é correto afirmar:

  • A.

    Existem os papéis pessoais, os papéis informacionais e os papéis decisórios.

  • B.

    Existem os papéis interpessoais, os papéis informacionais e os papéis decisórios.

  • C.

    Existem os papéis interpessoais, os papéis decisórios e os papéis de parede.

  • D.

    Existem os papéis interpessoais, os papéis fomacionais e os papéis decisórios.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    A função de direção é imprescindível em qualquer ação que demande esforço combinado de recursos produtivos.

  • B.

    A comunicação é um procedimento dispensável no processo de direção.

  • C.

    Autoridade e responsabilidade não se equivalem.

  • D.

    As alternativas b e c encontram-se corretas.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Coordenar é gerar sinergia produtiva no ambiente organizacional.

  • B.

    Coordenar é adaptar os meios aos fi ns.

  • C.

    Coordenar é separar o acessório do central

  • D.

    Coordenação é um processo desintegrador através do qual se ajustam as diversas unidades de trabalho aos objetivos centrais da empresa.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Unidade de comando signifi ca que cada indivíduo tenha apenas um superior.

  • B.

    Unidade de direção signifi ca a presença de mais de um chefe ou condutor para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo.

  • C.

    O princípio da disciplina signifi ca o respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes produtivos.

  • D.

    O princípio da ordem signifi ca um lugar para cada coisa e cada pessoa em seu lugar.

O gerenciamento de desempenho

  • A.

    favorece estilos autoritários.

  • B.

    é ineficiente porque há subordinados irreverentes.

  • C.

    é ineficiente porque as chefias preferem o formalismo.

  • D.

    é bem-sucedido se for adotada avaliação 360 graus.

  • E.

    deve ser uma atividade cotidiana de gerência.

Quanto ao processo de controle é correto afirmar que

  • A.

    distingue-se do planejamento à medida que as políticas e procedimentos funcionam como regras que governam o comportamento.

  • B.

    reporta-se à Escola Clássica o controle de processos disseminado na organização, com ampla interação entre os diversos setores.

  • C.

    a inexistência de controle de processos denota uma solidez na estrutura administrativa e um alto comprometimento dos trabalhadores.

  • D.

    não se faz necessário nas organizações substantivas, dada a natureza dos objetivos, sendo mais afeto às estruturas racionais legalistas.

  • E.

    as organizações devem viabilizar formas de controle que possibilitem aferir produtividade sem inviabilizar a gestão inventiva nos processos.

Apesar de já possuir credibilidade, uma determinada empresa identificou a necessidade de legitimar mais as suas ações organizacionais de interesse público. Com esse objetivo, a empresa contratou Lara, uma profissional de relações públicas com experiência na área e alta competência técnica e interpessoal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens, relativos aos elementos relevantes da atividade de relações públicas.

O desempenho de Lara tem pouca influência sobre a imagem que o público faz da empresa, uma vez que esta já tem estabilidade no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma atividade que usa recursos e é gerenciada de forma a possibilitar a transformação de entradas em saídas, pode ser considerada

  • a.

    insumos de entrada.

  • b.

    produto final.

  • c.

    processo.

  • d.

    parâmetros de controle.

  • e.

    auditoria de qualidade.

A prática do controle administrativo recomenda três etapas que podem ser definidas como gerais: estabelecer uma medida para o desempenho, comparála com os padrões preestabelecidos e tomar a atitude corretiva exigida para garantir a materialização dos eventos que foram planejados. Diante destas amplas recomendações, que abrangem a área de controle organizacional como um todo, identifique a opção que não representa uma finalidade adicional do controle estratégico.

  • A.

    Ampliar o escopo de conhecimento de todos os participantes, incluindo o executivo-chefe.

  • B.

    Negociar e integrar as questões estratégicas entre divisões interdependentes (especialmente crítico em organizações que funcionam sob alguma forma de estrutura de matriz).

  • C.

    Atuar como ponto de partida para o desenvolvimento de objetivos organizacionais.

  • D.

    Avaliar uma estratégia de negócio em termos de sua validade e realidade, comparando-a com as metas corporativas, disponibilidade de recursos e a estrutura estratégica geral.

  • E.

    Verificar a validade das trocas realizadas pelos administradores em um ambiente de mutação constante.

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