Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Quanto à departamentalização, podemos afirmar que:

  • A.

    É um processo utilizado por empresas que não possuem critérios objetivos de organização.

  • B.

    É um processo que se define o curso de ação para a tomada de decisão.

  • C.

    É um processo longo e demorado, onde a eficiência e a eficácia não são pontos cruciais.

  • D.

    É um processo que estabelece unidades compostas de grupos, com funções relacionadas

  • E.

    É um processo pelo qual o grau de incerteza nas decisões é maior, pois as funções não possuem similaridade.

O Planejamento Operacional é um dos tipos de planejamento existentes. Seu conteúdo e sua amplitude compreendem, respectivamente:

  • A.

    Conteúdo genérico e analítico e amplitude microorientada, isto é, aborda a empresa como uma totalidade.

  • B.

    Conteúdo genérico e sintético e amplitude macroorientada, isto é, aborda a empresa como uma totalidade.

  • C.

    Conteúdo menos genérico e mais detalhado e amplitude microorientada, isto é, aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

  • D.

    Conteúdo detalhado e analítico e amplitude macroorientada, isto é, aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

  • E.

    Conteúdo detalhado e analítico e amplitude microorientada, isto é, aborda cada tarefa ou operação separadamente.

Para melhor compreender o ambiente das organizações, faz-se necessário dividi-lo em dois segmentos: ambiente geral (ou macroambiente) e ambiente de tarefa. Em relação ao ambiente de tarefa, podemos afirmar que:

  • A.

    É específico de cada empresa e é constituído de um conjunto amplo e complexo de fatores ou variáveis internas que influenciam a organização e que são influenciadas por ela.

  • B.

    É específico de cada organização e é constituído pelas partes do ambiente que são importantes para a organização alcançar seus objetivos.

  • C.

    É comum a todas as organizações e corresponde ao segmento ou setor que a organização pertence.

  • D.

    É comum a todas as organizações e é constituído de um conjunto de fatores ou variáveis internas que não influenciam a organização.

  • E.

    É comum a um grupo específico de organizações que possuem como vantagem competitiva o preço no mercado internacional.

A análise, diagnóstico ou avaliação da situação estratégica é considerado o ponto de partida para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização. Os principais componentes a serem considerados na análise da situação estratégica são:

  • A. Missão da organização, avaliação e controle, medição dos resultados e tomada de decisão
  • B. Missão da organização, desempenho da organização até o presente, vantagens competitivas e estratégias vigentes
  • C. Missão da organização, definição de objetivos, estabelecimento de cenários e demonstração dos resultados anteriores
  • D. Missão da organização, estratégias a serem adotadas, estabelecimento do perfil do administrador.
  • E. Missão da organização, análise do desempenho futuro, tomada de decisão e demonstração dos resultados anteriores

As opções a seguir apresentam afirmações a respeito de aspectos gerais da estratégia, estrutura e desempenho de uma organização. Assinale a única verdadeira:

  • A.

    Na integração horizontal, procuram-se produtos e serviços complementares.

  • B.

    A integração empresarial depende apenas da estrutura organizacional.

  • C.

    O desempenho de uma empresa independe de sua estratégia.

  • D.

    A estratégia de uma empresa depende principalmente da sua estrutura.

  • E.

    O ambiente de uma empresa é tudo aquilo que pode ser controlado.

A empresa Criativa S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado que se apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:

  • A.

    matricial

  • B.

    de linha

  • C.

    BCG

  • D.

    cruzado ou conjugado

  • E.

    linha x staff

Ao optar pela departamentalização por projeto, a qual combina as estruturas por função e por produto, a diretoria do Laboratório LABOMED Ltda. solicitou a você que traduzisse esta opção em um novo organograma, sendo escolhido o organograma:

  • A. Escalar
  • B. BCG
  • C. De linha
  • D. Linha x "staff"
  • E. Matricial.

Quanto à departamentalização, podemos afirmar que:

  • A. É um processo utilizado por empresas que não possuem critérios objetivos de organização.
  • B. É um processo que se define o curso de ação para a tomada de decisão.
  • C. É um processo longo e demorado, onde a eficiência e a eficácia não são pontos cruciais.
  • D. É um processo que estabelece unidades compostas de grupos, com funções relacionadas.
  • E. É um processo pelo qual o grau de incerteza nas decisões é maior, pois as funções não possuem similaridade.

Para que os empregados de sua empresa colaborem e trabalhem juntos em diversos projetos optou-se por uma estrutura matricial de desenho departamental. Isto significa que a organização:

  • A. Integrou todos os departamentos funcionais, mesmo com numerosos grupos de assessoria em torno de uma linha de produtos.
  • B. Optou por uma estrutura mista na qual ela sacrifica o princípio da unidade de comando e passa a ter uma autoridade dual.
  • C. Utilizou equipe-tarefa ou força-tarefa para a adaptação de certos segmentos da empresa a um produto/serviço complexo.
  • D. Agrupou os seus processos segundo a seqüência do ciclo de produção, por meio de arranjo físico e disposição racional dos equipamentos.
  • E. Dividiu suas unidades para que cada uma delas possa servir a um tipo especial de clientes, num processo de diferenciação.

Para fins de controle, podemos classificar os custos de manutenção em três grandes famílias. São elas:

  • A. Custos Diretos, Custos Semi-Diretos e Custos Indiretos.
  • B. Custos Qualitativos Diretos, Custos de Perdas e Ganhos e Custos Qualitativos Indiretos.
  • C. Custos Diretos, Custos de Perdas e Ganhos e Custos Indiretos.
  • D. Custos Diretos, Custos de Perda e Custos Indiretos.
  • E. Custos Diretos, Custos de Ganhos e Custos Indiretos.
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