Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um grupo de pessoas em direção ao alcance de objetivos estabelecidos. Atualmente, nas organizações, uma atenção especial tem sido dada ao líder transformacional. Sobre a liderança transformacional, pode-se afirmar:

  • A.

    O líder transformacional exerce um nível de influencia mais alto do que um líder transacional, motivando as pessoas a fazer mais do que o esperado.

  • B.

    O líder transformacional exerce sua influencia através do senso de urgência e com elevado grau de autoridade, principalmente nos níveis mais baixos da organização.

  • C.

    A liderança transformacional é inversamente proporcional ao nível hierárquico do líder.

  • D.

    O líder transformacional impõe sua visão aos subordinados estimulando-os a atingir as metas através de recompensas materiais significativas.

A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem estar das pessoas. Um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais que:

  • A.

    Atuem positivamente sobre os órgãos dos sentidos humanos como visão, audição, tato, olfato e paladar.

  • B.

    Atuem positivamente sobre o clima organizacional dos diversos órgãos que integram a estrutura da empresa.

  • C.

    Atuem positivamente sobre o comportamento mental das pessoas evitando impactos emocionais como o estresse.

  • D.

    Atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas por meio da existência de um ambiente livre de bactérias e infecções.

Existem os mais variados tipos de testes que podem ser aplicados durante o processo de seleção de pessoal por uma empresa. A sua escolha e aplicação deve ser feita mediante a utilização de medidas de validação. Validar um teste de seleção significa:

  • A.

    Que os escores do teste se relacionam significativamente com o desempenho do cargo ou algum outro critério, conteúdo e conceito relevante.

  • B.

    Que os escores do teste se relacionam significativamente com o desempenho do cargo em comissão ou algum outro posto relevante.

  • C.

    Que os escores do teste se relacionam significativamente com o desempenho de determinada tarefa ou algum outro critério de seleção.

  • D.

    Que os escores do teste se relacionam significativamente com o desempenho do cargo ou algum outro posto de trabalho, função e tarefa relevante.

Existem várias barreiras para uma comunicação eficaz. Sobre estas barreiras, pode-se afirmar:

  • A.

    Quando as pessoas sentem-se ameaçadas, reagem defensivamente e a tendência é uma reação para aumentar a capacidade de entendimento mútuo.

  • B.

    Os meios contemporâneos de comunicação, como celular, e-mail e fax ajudam a eliminar as barreiras de comunicação aumentando cada vez mais a infinita capacidade humana de processamento de informações.

  • C.

    A linguagem não pode ser considerada tecnicamente uma barreira de comunicação, pois as palavras tem significado único.

  • D.

    A percepção seletiva é o processo pelo qual o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, e outras características pessoais.

O modelo do processo de comunicação é composto por sete partes, que possuem a seguinte seqüência lógica:

  • A.

    A mensagem, a fonte de comunicação, o canal, a codificação, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • B.

    A fonte da comunicação, a codificação, a decodificação, a mensagem, o canal, o receptor, o feedback.

  • C.

    A fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • D.

    A mensagem, a codificação, a fonte da comunicação, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

Os avanços tecnológicos influenciaram significativamente as comunicações organizacionais. Com as comunicações eletrônicas não é mais necessário estar diante da mesa de trabalho para estar disponível. Hoje você pode ser alcançado praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. Com a utilização das várias formas de comunicação eletrônicas, é certo afirmar que:

  • A.

    O correio eletrônico é destituído de emoções, pois faz parte de uma comunicação unicamente formal.

  • B.

    As fronteiras organizacionais tornaram-se menos relevantes em conseqüência da comunicação eletrônica.

  • C.

    As redes de computadores exigem que os funcionários estejam presentes fisicamente nas empresas para a execução de suas tarefas diárias.

  • D.

    As videoconferências e as reuniões virtuais fortaleceram os níveis hierárquicos e as fronteiras organizacionais.

As mensagens nas organizações passam por canais formais ou informais de comunicação. Sobre estes canais pode-se afirmar:

  • A.

    Os canais formais de comunicação são os canais oficiais para o envio de informação e a principal fonte de informação sobre estes canais é o organograma da empresa.

  • B.

    Os canais formais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede do que em uma organização burocrática.

  • C.

    Os canais informais de comunicação não estão presentes na organização burocrática.

  • D.

    Os caminhos formais da comunicação são mais complexos em uma organização hierárquica e mais simples em uma organização em rede.

São funções básicas da comunicação:

  • A.

    Motivação, expressão emocional, informação e realização pessoal.

  • B.

    Informação, expressão emocional, expressão relacional e domínio lingüístico.

  • C.

    Motivação, expressão emocional, informação e codificação simbólica.

  • D.

    Controle, motivação, expressão emocional e informação.

Uma das principais vantagens da departamentalização por projetos é:

  • A.

    Permite um baixo grau de responsabilidade da equipe de execução do projeto.

  • B.

    Permite um alto grau de responsabilidade da equipe de execução do projeto.

  • C.

    A eficiência e eficácia das equipes está sempre diretamente relacionada ao tamanho da mesma.

  • D.

    Melhor coordenação e avaliação de cada parte ou etapa do processo, pois não podem ocorrer alterações durante a execução dos projetos.

As necessidades de treinamento dos funcionários de uma organização podem ser identificadas por meio de uma pesquisa realizada internamente na organização (diagnóstico) e que se desenvolve em três níveis, a saber:

  • A.

    Análise da área de recursos humanos, do centro de treinamento e das tarefas.

  • B.

    Análise da área administrativa da organização, da área operacional e da área financeira.

  • C.

    Análise geral da organização, análise das tarefas e análise dos recursos humanos.

  • D.

    Análise da área operacional da organização, da área de vendas e dos recursos humanos.

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