Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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A departamentalização territorial ou por localização geográfica geralmente é utilizada:

  • A.

    Por empresas territorialmente dispersas.

  • B.

    Por empresas reconhecidas e de abrangência regional.

  • C.

    Por empresas públicas.

  • D.

    Por empresas de pequeno e médio porte.

A postura perante o cliente ou colegas de trabalho deve sempre ser norteada pelos seguintes fatores:

  • A.

    atitudes voltadas ao nível de intimidade com o cliente ou colegas, o que significa que o aumento do conhecimento requer diferentes formas de tratamento, mais pessoal.

  • B.

    comportamento amistoso e agradável, sempre atento às regras gerais da boa educação que costumam ser fortes referências de como se comportar na vida profissional.

  • C.

    sinceridade acima de tudo, mesmo que isso signifique reclamar e falar mal da empresa na qual você trabalha fazendo com que o cliente tenha confiança em você.

  • D.

    comportamento desinteressado ou da forma mais rápida e impessoal é o aconselhado, para que o tempo gasto no atendimento não prejudique o andamento do trabalho.

Dentre o conjunto de métodos e processos que buscam avaliar o desempenho dos funcionários e buscar soluções de melhoria para o desempenho e o comportamento das pessoas na organização, o processo de avaliação 360 graus consiste em:

  • A.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis prestadas por pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliado eliminando a necessidade do processo de autoavaliação do avaliado.

  • B.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos das pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliador. Os comportamentos a avaliar são escolhidos pelo avaliador.

  • C.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis das pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliador que as utiliza para efetuar sua auto-avaliação.

  • D.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis prestadas por pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliado e que fazem parte de sua rede de contatos e da efetivação de uma auto-avaliação por parte do avaliado.

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos é:

  • A.

    Uma tecnologia que transforma arquivos eletrônicos em arquivos textuais, em forma de papel para serem armazenados como segunda via longe do local de trabalho, visando a segurança dos mesmos.

  • B.

    Uma tecnologia de elevado custo, inacessível para as pequenas e médias empresas.

  • C.

    Uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos.

  • D.

    Uma tecnologia que, apesar de revolucionária, contribui com o aumento da burocracia e a lentidão do processo de armazenamento de documentos.

Uma das teorias mais conhecidas sobre motivação é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow. Segundo esta teoria, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis hierárquicos. Estes níveis hierárquicos de necessidades são, do mais baixo ao mais alto, em ordem:

  • A.

    Fisiológicas, sociais, segurança, estima, autorealização.

  • B.

    Segurança, sociais, estima, auto-realização, autopreservação.

  • C.

    Auto-realização, sociais, estima, segurança, fisiológicas.

  • D.

    Fisiológicas, segurança, sociais, estima, autorealização.

O ambiente externo às organizações pode ser classificado em (1) ambiente operacional, específico ou direto e, (2) macroambiente, ambiente geral ou indireto. Assinale abaixo o conjunto de fatores externos que fazem parte do macroambiente da empresa.

  • A.

    Sociais, culturais, políticos, econômicos e tecnológicos.

  • B.

    Tecnológicos, políticos, clientes, econômicos e sociais.

  • C.

    Fornecedores, clientes, bancos e concorrentes.

  • D.

    Estruturais, tecnológicos, culturais, políticos e fornecedores.

A uma maior ênfase nos aspectos estratégicos na atuação da área de compras se caracteriza nas diferenças entre "compras reativas" e "compras proativas". Assinale a alternativa correta, que apresenta as características das "compras proativas":

  • A.

    Compradores e fornecedores contribuem para as especificações, sendo os problemas de responsabilidade compartilhada.

  • B.

    Muitos fornecedores são indicador de segurança.

  • C.

    Devem ser adotadas negociações "ganha-perde".

  • D.

    O preço é a variável-chave.

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