Questões de Antropologia

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Assinale, entre as opções abaixo, em qual definição se encaixa a categoria de “Terra Indígena”.

  • A. Uma categoria ou descrição sociológica para definir um território indígena demarcado pelo Estado brasileiro.
  • B. Uma categoria jurídica, definida pelo Artigo 231 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.
  • C. Uma categoria jurídica, definida pelo Artigo 17 da Lei nº. 6.001, de 10 de dezembro de 1973.
  • D. Uma categoria jurídica definida pelo Supremo Tribunal Federal em sua decisão sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de 19 de março de 2009.
  • E. Uma categoria de análise antropológica incorporada na legislação indigenista pelo Estado brasileiro, em 06 de julho de 1979.

Na Região Amazônica do século XIX, o termo “tapuio” foi usado para se referir aos:

  • A. "índios bravos” que viviam no interior das florestas e evitavam contatos com os brancos.
  • B. descendentes de negros e indígenas.
  • C. “índios mansos” que passaram a ser designados “caboclos” no século XX.
  • D. “mamelucos”.
  • E. “cafuzos”.

Em seus trabalhos sobre indigenismo e territorialização, o professor João Pacheco de Oliveira procurava:

  • A. realizar um levantamento conclusivo sobre a situação de todas as terras indígenas no Brasil, para servir de auxílio à FUNAI em sua obrigação de regularizar todas as terras indígenas, dentro do prazo concedido pela Constituição Federal de 1988.
  • B. realizar um levantamento das terras indígenas no Brasil, para produzir um arquivo de referência para futuras pesquisas em Etnologia Indígena.
  • C. para contextualizar a relação mediada pelo Estado brasileiro entre os povos indígenas e a terra.
  • D. realizar uma etnografia dos processos sociais envolvidos no estabelecimento das terras indígenas no Brasil.
  • E. realizar um estudo histórico dos órgãos indigenistas no Brasil e suas relativas (in)capacidades de regularizar as terras indígenas.

O perspectivismo ameríndio:

  • A. Trata-se da noção de que, em primeiro lugar, o mundo é povoado de muitas espécies de seres (além dos humanos propriamente ditos) dotados de consciência e de cultura e, em segundo lugar, de que cada uma dessas espécies vê a si mesma e às demais espécies de modo bastante singular: cada uma se vê como humana, vendo todas as demais como não-humanas, isto é, como espécies de animais ou de espíritos.
  • B. Trata-se da noção de que, em primeiro lugar, o mundo é povoado de muitas espécies de seres (além dos humanos propriamente ditos) dotados de consciência e de cultura e, em segundo lugar, de que cada uma dessas espécies vê a si mesma e às demais espécies de modo bastante singular: cada uma se vê como animal, vendo todas as demais como humanas, isto é, como espécies de humanos ou de espíritos.
  • C. Trata-se da noção de que, em primeiro lugar, o mundo é povoado de muitas espécies de seres (além dos humanos propriamente ditos) dotados de consciência e de cultura e, em segundo lugar, de que cada uma dessas espécies vê a si mesma e às demais espécies de modo bastante singular: cada uma se vê como espírito, vendo todas as demais como espíritos, isto é, como espécies de humanos ou de espíritos.
  • D. Trata-se da noção de que, em primeiro lugar, o mundo é povoado de muitas espécies de seres (além dos humanos propriamente ditos) dotados de consciência e de cultura e, em segundo lugar, de que cada uma dessas espécies vê a si mesma e às demais espécies de modo bastante singular: cada uma se vê como não-humana, vendo todas as demais como humanas, isto é, como espécies de animais ou de espíritos.
  • E. Trata-se da noção de que, em primeiro lugar, o mundo é povoado de muitas espécies de seres (além dos humanos propriamente ditos) dotados de consciência e de cultura e, em segundo lugar, de que cada um desses espíritos vê a si mesmo e às demais espécies de modo bastante singular: cada uma se vê como humana, vendo todas as demais como humanas, isto é, como espécies de animais ou de humanas.

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue os próximos itens. Uma das principais contribuições da antropologia jurídica aos estudos do direito consiste em demonstrar que os costumes, mais que as leis positivas, animam as relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue os próximos itens.

O conceito de fato social total elaborado por Mauss corresponde à aplicação do conceito de totalidade desenvolvido por Durkheim, em “As formas elementares da vida religiosa”, aos dados etnográficos apresentados por Malinowski em os Argonautas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue os próximos itens.

Reciprocidade negativa designa a ausência da troca e, portanto, a ausência de qualquer tipo de interação entre os indivíduos ou grupos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue os próximos itens.

Segundo Mauss, as prestações totais são uma forma mais evoluída e rara das prestações totais de tipo agonístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue os próximos itens.

A dádiva caracteriza-se pela mistura de categorias que, na sociedade ocidental de tipo individualista, são pensadas separadas e contraditórias entre si, como o interesse e o desinteresse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue os itens seguintes.

A sociedade é formada a partir de relações de dominação, e a linguagem oferece o paradigma para compreendê-la.

  • C. Certo
  • E. Errado
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