Questões de Arquivologia do ano 2010

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As atividades típicas dos arquivos correntes são

  • A. o protocolo, a expedição, o arquivamento, o empréstimo e a consulta de documentos.
  • B. o arquivamento, o desarquivamento, a classificação e a avaliação de documentos.
  • C. o protocolo, o arquivamento e o empréstimo de documentos.
  • D. a classificação, a avaliação e a destinação de documentos.
  • E. a classificação, o arquivamento e o empréstimo de documentos.

Dentro do gênero de documentos escritos, a correspon- dência merece tratamento especial, podendo ser, quanto à natureza do assunto, ostensiva ou sigilosa. A respeito de natureza do assunto de uma correspondência ser ostensivo, analise:

I. a classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração.

II. a classificação de ostensivo é dada aos documentos que, por sua natureza, não necessitam ser de conhecimento restrito.

III. a classificação de ostensivo é dada aos assuntos que requeiram excepcional grau de segurança.

IV. a classificação de ostensivo é dada aos assuntos que, embora não requeiram alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não-autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo.

V. a classificação de ostensivo é dada aos documentos que podem ser de conhecimento público. É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    I, II e V.

Acerca da classificação dos arquivos, aqueles que guardam os documentos mais novos e mais utilizados na instituição são chamados de arquivos

  • A. intermediários.
  • B. setoriais.
  • C. centrais.
  • D. correntes.
  • E. gerais.

Acerca das etapas da organização de um arquivo de um órgão, assinale a alternativa que apresenta a etapa que realiza o exame de estatutos, regimentos, normas, organogramas e outros documentos da instituição que mantém esse arquivo.

  • A. análise dos dados coletados
  • B. levantamento de dados
  • C. planejamento
  • D. implantação
  • E. cronológico.

Acerca dos métodos de arquivamentos, aquele que separa os documentos por assunto é o

  • A. ideográfico.
  • B. alfabético.
  • C. numérico.
  • D. geográfico.
  • E. cronológico.

Arquivos constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados para orientações de trabalho, controles ou tomada de decisões, conservados nos escritórios ou em dependências próximas de fácil acesso, são denominados

  • A.

    Correntes ou de primeira idade.

  • B.

    Intermediários.

  • C.

    Permanentes.

  • D.

    Intermediários de primeira idade.

  • E.

    Permanentes setoriais.

No âmbito das Normas arquivísticas, a descrição é a parte que mais evolui e orienta os usuários no desenvolvimento do trabalho descritivo, visando à padronização de procedimentos. Em todas as Normas, são definidos os elementos de descrição, sendo alguns essenciais para o estabelecimento de intercâmbio internacional. Em se tratando da ISAD-G, quando aparece a descrição “"Item"”, significa que o elemento apresentado é

  • A.

    título da área do arquivo.

  • B.

    produtor do documento.

  • C.

    nível de descrição.

  • D.

    código de referência.

  • E.

    fase de organização.

De acordo com a legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.

Deve-se sempre considerar a relação orgânica dos documentos arquivísticos, inclusive no caso de um documento arquivístico digital, como, por exemplo, um relatório, que pode ser constituído por planilhas, fotografias ou plantas armazenados em diversos arquivos digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.

Os registros ou banco de dados que contenham informações passíveis de serem transmitidas a terceiros ou, ainda, que não sejam de uso privativo do órgão ou de entidade produtora ou depositária das informações são considerados de caráter público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos fundamentais de arquivo.

O documento de arquivo consiste em um único exemplar, apesar da necessidade, em algumas circunstâncias, de se ter mais de uma via do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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