Questões sobre Tipologias documentais e suportes físicos

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O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O inventário é o mais abrangente e o mais conhecido dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem acessível também ao grande público e não apenas restrita aos consulentes típicos de um arquivo permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a

  • A.

    origem/proveniência, transmissão, fixação, autenticidade e datação.

  • B.

    autenticidade, datação, origem/proveniência, transmissão e fixação.

  • C.

    datação, origem/proveniência, fixação, transmissão e autenticidade.

  • D.

    autenticidade, fixação, transmissão, datação e origem/proveniência.

Louise Gagnon-Arguin apresentou uma classificação de categorias documentais capaz de fazer aproximar, sob cada uma de suas classes, os tipos documentais de forma mais estreita do que a classificação tradicional em normativos, testemunhais e informativos. A categoria intitulada documentos constitutivos inclui

  • A.

    aviso de convocação, ordem do dia, ata e resolução.

  • B.

    plano de negócios, plano estratégico, políticas, diretivas e organograma.

  • C.

    carta-patente, estatutos, regulamentos gerais e contrato social.

  • D.

    notificação, contrato de seguro, hipoteca e certificado de invenção.

Assinale a opção que contenha apenas tipologias documentais.

  • A.

    processo de estrutura curricular, relatório de atividades, plano de trabalho

  • B.

    agenda de reunião, instrução de serviço, apostila de cursos

  • C.

    nota fiscal, apólice de seguro em grupo, atestado de capacidade técnica

  • D.

    abaixo-assinado, carta-patente, cadastro de fornecedores

Os suportes dos documentos de arquivo incluem

  • A.

    papel, papel fotográfico, película videográfica.

  • B.

    plantas, mapas, fotografias.

  • C.

    mídia eletrônica, película filmográfica, iconográfico.

  • D.

    negativo fotográfico, diapositivo, audiovisual.

Um grande número de documentos foi encontrado em um depósito de uma instituição pública, sem nenhuma ordem. Para saber se são documentos de arquivo, ou seja, documentos que precisam ser guardados e organizados, uma das primeiras medidas a tomar é

  • A.

    higienizar os documentos com muito cuidado para não rasurá-los.

  • B.

    elaborar um plano de classificação que garanta o acesso aos documentos

  • C.

    identificar os documentos e agrupá-los de acordo com sua espécie ou tipo.

  • D.

    investigar as razões pelas quais os documentos foram colocados nesse lugar.

  • E.

    avaliar com que freqüência são consultados e por qual tipo de público.

Os documentos apresentam elementos característicos comuns que são considerados para a sua organização, entre eles:

  • A.

    caráter corrente, temporário e permanente.

  • B.

    suporte, formato, espécie e contexto de produção.

  • C.

    primários, secundários, terciários e quaternários.

  • D.

    catálogos, guias, repertórios e índices.

  • E.

    impressos, eletrônicos, virtuais e objetos.

Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a

  • A.

    origem/proveniência, transmissão, fixação, autenticidade e datação.

  • B.

    autenticidade, datação, origem/proveniência, transmissão e fixação.

  • C.

    datação, origem/proveniência, fixação, transmissão e autenticidade.

  • D.

    autenticidade, fixação, transmissão, datação e origem/proveniência.

Louise Gagnon-Arguin apresentou uma classificação de categorias documentais capaz de fazer aproximar, sob cada uma de suas classes, os tipos documentais de forma mais estreita do que a classificação tradicional em normativos, testemunhais e informativos. A categoria intitulada documentos constitutivos inclui

  • A.

    aviso de convocação, ordem do dia, ata e resolução.

  • B.

    plano de negócios, plano estratégico, políticas, diretivas e organograma.

  • C.

    carta-patente, estatutos, regulamentos gerais e contrato social.

  • D.

    notificação, contrato de seguro, hipoteca e certificado de invenção.

Assinale a opção que contenha apenas tipologias documentais.

  • A.

    processo de estrutura curricular, relatório de atividades, plano de trabalho

  • B.

    agenda de reunião, instrução de serviço, apostila de cursos

  • C.

    nota fiscal, apólice de seguro em grupo, atestado de capacidade técnica

  • D.

    abaixo-assinado, carta-patente, cadastro de fornecedores

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