Questões sobre Tipologias documentais e suportes físicos

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São gêneros documentais, exceto,

  • A.

    Audiovisual.

  • B.

    Iconográfico.

  • C.

    Sonoro.

  • D.

    Textual.

  • E.

    Institucional.

Assinale a opção que contém somente tipologias documentais.

  • A.

    Planta, parecer, ata de conselho de administração.

  • B.

    Carta, bilhete, formulário.

  • C.

    Requerimento de matrícula, portaria de nomeação de servidor, relatório de atividades de projeto.

  • D.

    Plano de ação, portaria de nomeação de servidor, convênio.

  • E.

    Notificação, memória, memorial descritivo.

Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Essa definição corresponde a

  • A.

    Tipologia Documental.

  • B.

    Gênero Documental.

  • C.

    Documento Eletrônico

  • D.

    Espécie Documental.

  • E.

    Documento Diplomático.

Consiste no estágio de preparação e de transmissão de documentos constituído por original, cópia, rascunho e minuta:

  • A. Formato
  • B. Natureza
  • C. Espécie
  • D. Forma
  • E. Gênero

Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Essa definição corresponde a

  • A. Tipologia Documental.
  • B. Gênero Documental.
  • C. Documento Eletrônico.
  • D. Espécie Documental.
  • E. Documento Diplomático.

Tipologia documental é um dos temas centrais da Arquivologia. Trata-se de um método de análise que estuda o documento a partir de sua gênese, revelando o porque e o como ele é formatado. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento das metodologias da avaliação, classificação e descrição, aplicadas aos documentos ao longo do seu ciclo de vida. Analise as características que apresenta o tipo documental e assinale a alternativa ERRADA.

  • A.

    originado na atividade administrativa a que serve, se manifesta em um formato, uma diagramação e conteúdo distintivos, cuja identificação serve de elemento para denominá-lo e classificá-lo.

  • B.

    tende a caracterizar coletividades, porque corresponde a uma atividade administrativa.

  • C.

    sua denominação sempre corresponde à espécie anexada à atividade concernente e pode ser alterada pelo arquivista se não tiver sido corretamente efetuada no órgão de origem.

  • D. sua correta denominação é estabelecida pelos administradores, no órgão de origem, no momento de sua produção.
  • E.

    vale como conjunto representativo da atividade que o caracteriza, ao contrário da espécie documental, que é um documento indivíduo, que obedece a formulas estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial.

O arquivo da universidade recebeu por transferência dois pacotes de documentos para arquivamento: um encaminhado pela Diretoria do Campus e um outro pelo Departamento de Matemática, da Faculdade de Engenharia. Analise a denominação dada aos documentos e identifique o que é tipo e espécie documental, assinalando a alternativa CORRETA:

  • A.

    São tipos os documentos 1 e 3, os demais são espécies documentais.

  • B. Todos os documentos são tipos, porque foram corretamente denominados no órgão de origem.
  • C.

    Apenas os documentos 2 e 6 são espécies, os demais são tipos documentais.

  • D. São espécies, os documentos 1 e 3 e os demais são tipos documentais.
  • E.

    São tipos, os documentos 4 e 6 e os demais são espécies documentais.

O documento público é aquele exarado oficialmente por pessoa pública, no desempenho de suas funções. Podemos citar como exemplo de documento público:

  • A.

    Contrato de compra e venda.

  • B.

    Termo de doação.

  • C.

    Certidão de nascimento.

  • D.

    Testamento.

  • E.

    Edital.

Para arranjar e descrever um fundo arquivístico, é obrigatório que se conheçam as espécies documentais nele encontradas.
Identifique a espécie documental de um "documento emanado de funcionário de fé pública, no qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado este segundo normas notariais ou jurídico-administrativas".

  • A. certidão
  • B. ato
  • C. atestado
  • D. decreto
  • E. edital

No que se refere à guarda e à classificação de documentos, julgue os itens que se seguem, com base nas regras de alfabetação para arquivamento de nomes.

Considere-se que Ricardo foi designado para organizar o arquivo iconográfico da instituição em que trabalha. Nessa situação, Ricardo deve recolher os filmes, as fitas VHS e os DVD e guardá-los na forma estabelecida pela instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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