Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conjunto de documentos do mesmo tipo, produzido por um mesmo órgão em decorrência do exercício da mesma função, subfunção e atividade, forma

  • A. um fundo.
  • B. uma série.
  • C. um grupo.
  • D. um dossiê.
  • E. uma peça.

Para acompanhar a movimentação de documentos, dentro e fora da instituição produtora, utiliza-se

  • A. o plano de destinação.
  • B. o fluxograma.
  • C. o plano de arquivamento.
  • D. a guia de encaminhamento.
  • E. a relação de recolhimento.

À sequência de operações técnicas, que tem por finalidade dar forma processual ao conjunto de documentos produzidos no decorrer de uma ação administrativa, visando encaminhamento, manifestação e decisão, dá-se o nome de

  • A. foliação.
  • B. recolhimento.
  • C. autuação.
  • D. destinação.
  • E. paginação.

O ato pelo qual, por determinação legal ou a pedido de uma das partes, se reúne temporariamente um processo aos autos de outra ação ou demanda, é conhecido como

  • A. aditamento.
  • B. juntada.
  • C. anexação.
  • D. reunião.
  • E. apensamento.

A renomada arquivista brasileira Heloísa Liberalli Bellotto considera a possibilidade de estabelecer dois pontos de partida para a análise tipológica:

  • A. paleografia e diplomática.
  • B. diplomática e arquivística.
  • C. edótica e arquivística.
  • D. ciência da informação e gestão do conhecimento.
  • E. sigilografia e epigrafia.

No modelo de análise tipológica preconizado, de modo pioneiro, pelo Grupo de Arquivistas de Madri (Espanha), registram-se informações sobre uma série de características e atributos dos documentos, entre os quais figuram

  • A. a quantidade de itens similares no fundo de que fazem parte e o material empregado em seu acondicionamento.
  • B. o título, o valor probatório e a entidade que assumiu sua custódia.
  • C. o processamento técnico a que foram submetidos e seu valor primário.
  • D. o tipo, a entidade produtora e a legislação que lhes confere legitimidade.
  • E. a credibilidade de seu conteúdo manifesto e os sinais de validação utilizados pela entidade produtora.

O meio pelo qual uma autoridade (executiva ou judicial) profere suas decisões, de caráter final ou interlocutório, exaradas diretamente nos expedientes que são submetidos a sua apreciação ou em folha separada constante de processo, recebe o nome de

  • A. sentença.
  • B. despacho.
  • C. parecer.
  • D. comentário.
  • E. sugestão.

Assinaturas, carimbos, timbres e selos, marcas convencionais de autenticidade de um documento, constituem o que os profissionais de arquivo chamam de

  • A. sinais de validação.
  • B. indicadores de qualidade.
  • C. valores agregados.
  • D. fatores de segurança.
  • E. elementos de follow-up.

Os sistemas informatizados de gestão de documentos e processos administrativos e judiciais, as tabelas processuais unificadas e a lista de verificação para baixa definitiva de autos constituem, entre outros, instrumentos do

  • A. Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura − Unesco.
  • B. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan.
  • C. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário − Proname.
  • D. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário − Moreq- Jus.
  • E. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos − e-ARQ Brasil.

O prontuário funcional é um exemplo típico de documento

  • A. composto.
  • B. heterógrafo.
  • C. cifrado.
  • D. hológrafo.
  • E. apócrifo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...