Questões de Artes

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Em qual dos aspectos enumerados abaixo os filmes “O prisioneiro da grade de ferro” (Paulo Sacramento, 2003) e “Jardim Nova Bahia” (Aloysio Raulino, 1971) se assemelham:

  • A. A temática social centrada na investigação das consequências dos processos migratórios decorrentes da seca no sertão nordestino.
  • B. O uso recorrente de imagens de arquivo televisivo como dispositivo de tensionamento entre a historiografia oficial e a subjetividade de seus protagonistas.
  • C. A adoção de colagens sonoro-visuais que valorizem uma apreensão poética da realidade social.
  • D. O uso da entrevista como estratégia central na instauração da relação entre protagonistas e espectadores.
  • E. A elaboração de um dispositivo fílmico central no qual o cineasta trabalha a partir de imagens captadas pelos personagens reais dos filmes, que passam a operar a câmera e decidir o que será filmado.

Qual matriz de conhecimento, no campo das ciências humanas, aproxima as teorias audiovisuais de Laura Mulvey, Jean-Louis Baudry e Christian Metz?

  • A. Antropologia estrutural
  • B. Semiótica
  • C. Psicanálise
  • D. Estudos culturais
  • E. Estudos pós-coloniais

Considere as afirmativas a seguir:

I. Em uma vista pictórica, as três faces principais de um objeto são visíveis.

II. Um desenho oblíquo mostra todas as faces principais de um objeto em verdadeira grandeza.

III. Um desenho pictórico mostra a altura, a largura e a profundidade do objeto em uma única vista.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

Qual das metáforas a seguir traduz mais adequadamente o ideário do realismo baziniano a respeito da natureza das imagens cinematográficas?

  • A. O cinema como janela do mundo.
  • B. O cinema como espelho.
  • C. O cinema como pele.
  • D. O cinema como moldura/composição visual.
  • E. O cinema como identidade cultural.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Nos desenhos isométricos, as arestas circulares têm o aspecto de elipse.

II. Quando as vistas alinhadas compartilham a mesma dimensão, dizemos que são adjacentes.

III. Um superfície oblíqua é uma superfície normal que sofreu rotação em torno de dois eixos paralelos aos eixos principais.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

A alternativa que contém características de um cinema pós-moderno, surgido a partir do final da década de 1970, segundo o pensamento de Fredric Jameson:

  • A. O uso irrestrito da paródia, tomando o lugar anteriormente ocupado pelo pastiche no cinema moderno europeu.
  • B. O uso da ironia e da metalinguagem, aliado a uma lógica híbrida, plural e contraditória, aqui concebido como aspecto positivo da produção de sentido.
  • C. A presença de simulacros, traduzida em filmes de ficção científica do período, como “Blade Runner” (1982).
  • D. A preferência pela nostalgia como mola-motriz da diegese fílmica num período em que ideia de historicidade havia se tornado esvaziada.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na projeção trimétrica, os três ângulos entre as projeções dos eixos principais são diferentes.

II. Na projeção isométrica, os três ângulos entre as projeções dos eixos principais são diferentes.

III. As projeções axométricas são classificadas de acordo com os ângulos entre as projeções dos eixos principais no plano de projeção.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

A concepção da figura do cineasta como uma espécie de vidente, cujo horizonte ideal seria o de um “olho não-regido pelas leis (fabricadas) da perspectiva”, valorizando-se assim um conjunto de procedimentos estilísticos capazes de produzir uma metáfora para suas visões interiores, está presente nos escritos teóricos de:

  • A. Jonathan Crary
  • B. Jean Epstein
  • C. Jean Mitry
  • D. Serge Daney
  • E. Stan Brakhage

Analise as afirmativas a seguir:

I. A escala a ser escolhida para um desenho depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado e da finalidade da representação.

II. A escala deve ser indicada na legenda da folha de desenho.

III. A escala 1:1 é designada para escala natural;

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

Sobre a ideia de decupagem clássica, tal como debatido por Ismail Xavier em seu livro “O discurso cinematográfico”, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Ela assume a herança do primeiro cinema ao partilhar da lógica de atrações, visando a enredar o espectador.
  • B. Caracteriza-se por uma mimetização naturalista do espaço-tempo cotidiano em sua diegese.
  • C. Faz uso de um aparato de procedimentos adotados para extrair o máximo rendimento dos efeitos de montagem, ao mesmo tempo em que a torna invisível.
  • D. Ao centrar-se na fluidez da ação cênica, ela permite ao espectador um efeito que seria o equivalente cinematográfico ao da quebra da quarta parede brechtiana.
  • E. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
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