Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As folhas de desenhos não podem ser utilizadas na vertical.

II. A posição da legenda deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha a identificação do desenho (número de registro, título, origem, etc).

III. A legenda deve estar situada no canto inferior direito, tanto nas folhas posicionadas horizontalmente como nas posicionadas verticalmente.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

Para Béla Balázs, um conceito fundamental, ligado ao uso do primeiro plano cinematográfico e que se define pelo conjunto de traços que formam uma configuração espacial e visível, capaz de significar algo não espacial e não visível (como uma emoção), é o de:

  • A. Fotogenia
  • B. Fisionomia
  • C. Rostidade
  • D. Antropomorfia
  • E. Falso-Raccord

Analise as afirmativas a seguir:

I. O espaçamento mínimo entre linhas paralelas (inclusive a representação de hachuras) não deve ser menor do que duas vezes a largura da linha mais larga, entretanto recomenda-se que essa distância não seja menor do que 0,70 mm.

II. Para diferentes vistas de uma peça, desenhadas na mesma escala, as larguras das linhas devem ser conservadas.

III. As larguras das linhas devem ser escolhidas, conforme tipo, dimensão, escala e densidade de linhas no desenho.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

Sobre as correntes teóricas audiovisuais surgidas a partir das décadas de 1970 e 1980, diretamente ligadas ao campo dos estudos culturais, estão corretas as seguintes afirmações, EXCETO:

  • A. Os estudos pós-coloniais buscaram desconstruir a naturalização de um olhar hegemônico que opõe uma “racionalidade” ocidental à “irracionalidade” oriental, questionando a própria hierarquização entre centro e periferia a partir de pontos de vistas e experiências assumidamente periféricas.
  • B. Em lugar de centrar o foco na “imagem” da mulher, a primeira geração de teóricas feministas concentrou-se no papel do voyeurismo, do fetichismo e do narcisismo na construção de uma visão masculina da mulher, tão presente no cinema e na televisão.
  • C. A teoria queer amplia os debates referentes às representações das comunidades LGBT nos meios audiovisuais, questionando estereótipos historicamente recorrentes e dando voz a questões que envolvam autorrepresentação, espectatorialidade e engajamento político nos campos da diversidade sexual e de gênero.
  • D. A vertente afrofuturista busca tensionar o real a partir da ficção científica sob um viés afrodescendente, valorizando narrativas que concebam futuros possíveis em que a presença de populações negras possam reprogramar o presente (e seu imaginário) e, assim, questionar os poucos modos de existência oferecidos por esse presente dentro do panorama audiovisual hegemônico.
  • E. O cognitivismo estuda as tensões entre global e local a partir de questões como o imaginário midiático e cibercultural e a ascensão de hibridismos e identidades culturais hifenizadas e transversais.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, por meio de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.

II. Desenhos de detalhes devem usar a mesma unidade (por exemplo, milímetro) para todas as cotas sem o emprego do símbolo.

III. A cotagem funcional não deve ser escrita diretamente no desenho.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

Acerca do conceito de “cinema de atrações”, proposto por Tom Gunning, observe as seguintes afirmações.

I) Trata-se de um modo particular no cinema produzido entre a virada do século XIX para o século XX que busca se dirigir ao espectador com clara intenção exibicionista.

II) Sua linguagem, regida pelos nascentes princípios da decupagem e da continuidade narrativa, teve em Georges Mélies um de seus principais representantes.

III) Com o objetivo de espantar e maravilhar o espectador, esse cinema não tinha como prioridade a intenção de contar histórias.

Estão CORRETAS:

  • A. I e III
  • B. II e III
  • C. I e II
  • D. I, II e III
  • E. Nenhuma das afirmativas

Analise as afirmativas a seguir.

I. Vista principal ou frontal, é a vista mais importante de uma peça.

II. Para indicar um furo passante quadrado ou retangular, na parte plana de uma vista, sem auxílio das seções adicionais, utilizam-se diagonais traçadas em linhas contínuas estreitas.

III. Na representação de corte em desvio, apenas uma parte da peça é cortada para focalizar um detalhe, delimitando-se por uma linha contínua estreita à mão livre ou por uma linha estreita em zigue-zague.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. I, II e III
  • E. II, apenas

Associe a coluna da direita com a da esquerda, relacionando cada conceito das teorias audiovisuais ao autor que o concebeu.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

  • A. III, I, IV, II
  • B. I, III, II, IV
  • C. III, II, I, IV
  • D. IV, I, III, II
  • E. IV, II, III, I

Sobre o processo atual de Ensino e Aprendizagem da Arte, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A escolha das atividades ou assuntos a serem propostos precisa ser feita de maneira cuidadosa, no sentido de possibilitar aos jovens o exercício de colaboração artística e estética com outras pessoas com as quais convivem, com a sua cultura e com o patrimônio artístico da humanidade.
  • B. Um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem de Arte é capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.
  • C. O ensino e aprendizagem de Arte deve ter assegurada a presença da instância reflexiva em todas as etapas do processo de produção artística.
  • D. Deve ser incentivada a dicotomia que opõe Teoria x Prática.
  • E. A Arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo. Por meio dela manifestamos significados, sensibilidades, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura.

Considerando a prática de montagem cinematográfica, examine as seguintes alternativas:

I) A divisão narrativa em sequência, popularizada a partir de Griffith, é uma herança dos romances de Charles Dickens.

II) Para Eisenstein, o processo de significação particular da montagem pode ser comparado ao modelo ideogramático da escrita chinesa.

III) A técnica de montagem de atrações é derivada do teatro e visa a provocar o choque no espectador.

Estão CORRETAS as alternativas:

  • A. I e II
  • B. III
  • C. II e III
  • D. Todas
  • E. Nenhuma
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...