Questões de Artes Cênicas

Lista completa de Questões de Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao se analisar a história da dança, percebe-se que, na Índia milenar, a dança seguia quatro estilos coreográficos com concepção de drama, denominados

  • A.

    Kathak, Surugaki, Dengake e Kathakali.

  • B.

    Manipuri, Dengake, Kathakali e Induísta.

  • C.

    Bharat Natyam, Kathak, Shiva e Dengake.

  • D.

    Kathakali, Bharat Natyam, Manipuri e Kathak.

“Obedecendo à sua índole e espírito pessoal, ____________________ rebela-se contra as regras que ainda regem a formação do bailarino, impostas pelos mestres da dança clássica.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    Rudolf Laban

  • B.

    Martha Grahan

  • C.

    Isadora Duncan

  • D.

    Genoveva Stebbins

“Resguardam características essencialmente fixas. São danças naturais que guardam cuidadosamente tradicionalismo e determinados costumes de um povo. São criações efetuadas pela repetição das configurações de esforço coletivo, impulsionados por diversos motivos (deuses, padrões éticos e morais, manifestações políticas e sociais).” Trata-se de danças

  • A.

    de salão.

  • B.

    folclóricas.

  • C.

    primitivas.

  • D.

    convulsivas.

“Após um século, o trabalho e as contribuições de ___________________ para as áreas de arte e ensino ainda são abstrações carregadas de jargões, ideias inacabadas e conceitos mal definidos. Método e técnica, dança e educação contrapõem-se e confundem-se; os caminhos percorridos pelos princípios e ideias dessa personalidade da dança no Brasil, desde a década de 1940, carecem ainda de um olhar mais crítico, contextualizado, contemporâneo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    Rudolf Laban

  • B.

    Martha Grahan

  • C.

    Isadora Duncan

  • D.

    Maria Duschenes

Sobre a dança moderna, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um aspecto culto da arte da dança, que adota formas adequadas à expressão de sua época.

( ) Na atualidade, pode ser considerada a evolução de uma forma que nasce ao que atualmente se costuma chamar de dança acadêmica.

( ) Laban criou o que hoje é considerada a base da escola de dança moderna, com acréscimos ou supressões segundo o estilo, mas invariável em seus princípios.

( ) Constitui, sem dúvida, a evolução da dança clássica.

A sequência está correta em

  • A.

    F, V, F, V

  • B.

    V, V, V, V

  • C.

    F, F, F, V

  • D.

    V, V, V, F

“Masculinas ou femininas, estas danças ilustram lendas ou crenças sobre a relação entre divindades e natureza. A teatralização de costumes populares e práticas religiosas, que são a ‘dengake’ e a ‘surugaki’, se assemelhava às pantomimas romanas e se alterna entre o enfoque dramático e cômico.” A afirmativa anterior refere-se às doenças do(a)

  • A.

    Japão.

  • B.

    África.

  • C.

    Índia milenar.

  • D.

    antiga Romênia.

Sobre o contexto histórico da arte no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi durante a Semana de Arte e Ensino na USP, no ano de 1980, que ocorreu a primeira tentativa de analisar imagens em cursos de arte-educadores.

( ) Ainda que possa ser interpretada como produto da fantasia e da imaginação, a arte se encontra separada da economia, da política e dos padrões sociais que operam na sociedade.

( ) Percebe-se que as artes são mencionadas cinco vezes na Constituição da Nova República de 1988 no que se refere à proteção de obras, liberdade de expressão e identidade nacional.

( ) A identificação da criatividade como espontaneidade não é surpreendente, porque é uma compreensão de senso comum da criatividade.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, F, V, V

  • C.

    F, V, F, F

  • D.

    V, F, V, V

O teatro do absurdo buscou retratar a sociedade em crise, enfatizando os absurdos das sociedades em guerra e da burguesia, bem como a fragilidade dos valores morais. Entre os principais autores do teatro do absurdo tem-se

  • A.

    Augusto Boal e Janete Clair.

  • B.

    Eugène Ionesco e Samuel Beckett.

  • C.

    Oswald de Andrade e Samuel Beckett.

  • D.

    Gonçalves de Magalhães e Martins Pena.

“Espaço que engloba o espaço cênico e o dos espectadores; define-se pela relação entre os dois e pela maneira como a sala (plateia) percebe a cena e esta se manifesta ao público.” Essas características definem o espaço

  • A.

    livre.

  • B.

    lúdico.

  • C.

    dramático.

  • D.

    cenográfico.

Em relação ao jogo na educação, analise.

I. A atenção ao estudo do jogo torna-se mais forte nos séculos XVII e XVIII.

II. Oferece um espaço privilegiado em que se exerce a inteligência humana, segundo Leibniz.

III. O jogo serve apenas como diversão, segundo Rousseau.

IV. Kant iniciou a relação entre o jogo e a estética.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...