Questões de Artes Cênicas da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Artes Cênicas da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Garcia e Haas (2006), “na dança é preciso criar frases caracterizadas com início, meio e fim, o que será denominado como coreografia. A frase musical termina, normalmente, quando ocorre uma cadência (término de um trecho musical). Já o bloco musical é composto por quatro frases musicais”. Tendo como base a informação anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Uma frase musical equivale a 8 tempos.

( ) Um bloco musical equivale a 24 tempos.

( ) O compasso quaternário apresenta 2 compassos binários.

( ) Dois tempos musicais referem-se a 1 compasso quaternário.

A sequência está correta em

  • A.

    F, V, F, V

  • B.

    F, F, V, V

  • C.

    V, F, F, V

  • D.

    V, F, V, F

A dança pode ser considerada uma das mais antigas artes criadas e manifestadas de acordo com os interesses do homem. Nela se manifestam impulsos, crenças e desejos, por exemplo. Acerca das características históricas da dança, analise as afirmativas.

I. Manifestou-se em seus aspectos gestual, de expressão facial, de cenários e figurinos sob influência dos interesses e aspirações do cidadão de sua época.

II. Em Roma, caracterizou-se pela exclusividade das mulheres e associação da dança a deuses relacionados à fertilidade.

III. É e sempre será um patrimônio da cultura corporal do homem, dependente de seu contexto histórico.

IV. Pedir chuvas e curas de doenças são costumes expressos pelos movimentos de dança na Era Primitiva.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • A.

    rumba.

  • B.

    maxixe.

  • C.

    mambo.

  • D.

    lambada.

Os objetivos de ensino da dança podem organizar-se em três pilares: dança na expressão e na comunicação humana; dança como manifestação coletiva; e dança como produto cultural e apreciação estética. Marque a alternativa que apresenta corretamente um exemplo da dança enquanto produto cultural e de apreciação artística.

  • A.

    Improvisação e criação, onde ocorre uma sequência de movimentos com os outros alunos.

  • B.

    Experimentação na movimentação, considerando as mudanças de velocidade, tempo, ritmo e o desenho do corpo no espaço.

  • C.

    Identificação e reconhecimento da dança e suas concepções estéticas nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais.

  • D.

    Reconhecimento e identificação das qualidades individuais do movimento, observando os outros alunos, aceitando a natureza e o desempenho motriz de cada um.

  • A.

    4, 1, 2, 3.

  • B.

    3, 4, 1, 2.

  • C.

    1, 3, 2, 4.

  • D.

    2, 1, 4, 3.

Discute-se a inserção da dança nos currículos escolares e, independente da nomenclatura utilizada, tem-se aceito a importância do ensino deste conteúdo. Sabe-se que a palavra currículo associa-se a distintas concepções. Acerca do currículo, o qual é influenciado por diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais, é correto afirmar que pode ser entendido

  • A.

    por meio da política de relacionamento professor-aluno.

  • B.

    no ambiente adequado para o processo ensino-aprendizagem.

  • C.

    como os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.

  • D.

    e expresso, exclusivamente, pelos conteúdos planejados e descritos, o chamado currículo oculto.

Pode-se apontar como fundamentos da dança a transferência, locomoção, giro, salto e queda. Sobre a transferência, é correto afirmar que se refere ao(à)

  • A.

    perda momentânea do contato com o solo.

  • B.

    movimento de rotação que pode ser executado em torno do próprio eixo.

  • C.

    mudança do peso corporal. Sua execução pode ser normal, por baixo e por cima.

  • D.

    sucessão de deslocamentos. Ocorre, principalmente, em relação ao sentido e à direção.

Ao se analisar a história da dança, percebe-se que, na Índia milenar, a dança seguia quatro estilos coreográficos com concepção de drama, denominados

  • A.

    Kathak, Surugaki, Dengake e Kathakali.

  • B.

    Manipuri, Dengake, Kathakali e Induísta.

  • C.

    Bharat Natyam, Kathak, Shiva e Dengake.

  • D.

    Kathakali, Bharat Natyam, Manipuri e Kathak.

“Obedecendo à sua índole e espírito pessoal, ____________________ rebela-se contra as regras que ainda regem a formação do bailarino, impostas pelos mestres da dança clássica.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    Rudolf Laban

  • B.

    Martha Grahan

  • C.

    Isadora Duncan

  • D.

    Genoveva Stebbins

“Resguardam características essencialmente fixas. São danças naturais que guardam cuidadosamente tradicionalismo e determinados costumes de um povo. São criações efetuadas pela repetição das configurações de esforço coletivo, impulsionados por diversos motivos (deuses, padrões éticos e morais, manifestações políticas e sociais).” Trata-se de danças

  • A.

    de salão.

  • B.

    folclóricas.

  • C.

    primitivas.

  • D.

    convulsivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...