Questões de Artes do ano 2006

Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.

  • B.

    Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.

  • C.

    O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.

  • D.

    A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos.

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do ensino da dança no currículo escolar é motivar os alunos a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações e ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral.

A relação CORRETA é

  • A.

    1C; 2D; 3A; 4F; 5B; 6E; 7G.

  • B.

    1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.

  • C.

    1F; 2C; 3G; 4A; 5B; 6E; 7D.

  • D.

    1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.

  • E.

    1C; 2A; 3E; 4D; 5B; 6F; 7G.

"A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. Sobre o palco, atores fazem exatamente aquilo que fazemos na vida cotidiana, a toda hora e em todo lugar. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como todos nós em nossas vidas no corriqueiro dia-a dia. A única diferença entre nós e eles consiste em que os atores são conscientes de estar usando essa linguagem, tornando-se, com isso, mais aptos a utilizá-la. Os não- atores, ao contrário, ignoram estar fazendo teatro, falando teatro, isto é, usando a linguagem teatral". (BOAL, AUGUSTO: 2000)

Assinale a alternativa que não corresponde à acepção do autor em relação ao teatro do oprimido.

  • A.

    Nem todos os seres humanos são atores, mas todos são espectadores, porque observam. O teatro do oprimido é uma forma de prepará-los para serem espectadores

  • B.

    A proposta de Boal é um sistema de exercícios (monólogos corporais), jogos (diálogos corporais), técnicas de teatro imagem e técnicas de ensaio que podem ser utilizadas por atores (os que fazem da arte da interpretação seu ofício), como os não atores (isto é, todos).

  • C.

    Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores!

  • D.

    Teatro é algo que existe dentro do ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã para milhares de espectadores. Em qualquer lugar...até mesmo dentro dos teatros

  • E.

    O objetivo dos jogos teatrais é desenvolver em todos a capacidade de se expressarem através do teatro.

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe a discussão a respeito do papel do ensino das artes para a formação das novas gerações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens com relação à leitura da obra de arte.

Tanto na música como no teatro, a realização da obra está indivisivelmente ligada à decifração de uma escrita simbólica, como no caso da partitura, ou na apresentação de uma obra ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."

(Israel Pedrosa, 1980)

De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento

  • B.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.

  • C.

    A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.

  • D.

    A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.

  • E.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.

"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."

(Israel Pedrosa, 1980).

Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F

  • B.

    1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.

  • C.

    1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.

  • D.

    1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.

  • E.

    1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.

PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.

Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.

  • A.

    A criação, a leitura da obra e a contextualização.

  • B.

    O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico

  • C.

    O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra

  • D.

    Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.

  • E.

    O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.

São estruturas elementares da composição:

  • A.

    a forma, a linha e o suporte.

  • B.

    o ritmo, equilíbrio e simetria

  • C.

    as tintas, a ordem estética e a unidade na composição.

  • D.

    a simetria, a forma e o equilíbrio

  • E.

    a hierarquia estética, a simetria e os valores cromáticos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...