Questões de Artes do ano 2011

Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os vestígios deixados pelo artista nos chamados documentos de processo oferecem meios para captar fragmentos do

  • A.

    pensamento intuitivo intelectual.

  • B.

    pensamento formalizado.

  • C.

    pensamento criativo.

  • D.

    planejamento, execução e erros da obra.

  • E.

    planejamento, execução e avaliação posterior da obra.

Conforme a definição de Cassirer (In: Santaella, 2003), a cultura é um sistema

  • A.

    contemporâneo de formas.

  • B.

    tradicional de formas.

  • C.

    universal de formas artísticas.

  • D.

    simbólico de formas.

  • E.

    empresarial do mercado artístico.

Considere os seguintes conceitos de espaços culturais:

I. Lugares do entretenimento expandidos para lugares da experiência por meio da ação do professor, do mediador.

II. Lugares que reafirmam o sentido de não pertencimento dos alunos àquele mundo cultural.

III. Espaços para uma viagem/expedição com um objetivo comum, algo a investigar, a estudar.

IV. Lugares sacralizados da alta cultura e erudição que promovem parceria com a escola para elevar professores e alunos ao atributo de pessoas cultas.

Segundo Mirian Celeste Martins, Rejane Coutinho e Stela Barbieri (Programa Cultura é Currículo), está correto o apresentado em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

O texto A leitura da imagem sob o ponto de vista da semiótica, de Sandra Regina Ramalho e Oliveira (In: Oliveira, 2007), discorre sobre o processo de leitura de imagens, que a autora vem estudando e investigando, com o objetivo único de concentrar a atenção do olhar e do entendimento do leitor sobre a imagem em si. Nessa perspectiva semiótica, é dispensável o que está fora da imagem, como

I. a história de vida do artista.

II. o título da obra.

III. a época e o contexto da sua realização.

IV. o estilo.

Está correto o apresentado em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

No campo de estudo da cultura visual, a experiência visual é uma articulação

  • A.

    contextual, ideológica e política.

  • B.

    histórica, geográfica e religiosa.

  • C.

    semiótica, etnográfica e estética.

  • D.

    política, ideológica e artística.

  • E.

    religiosa, estética e artística.

Sobre a construção da competência de leitura da imagem, considere:

I. A imagem a ser lida pode ser apresentada aos leitores antes de qualquer outra informação.

II. O tempo da leitura, tanto de textos verbais quanto visuais, deve ser o tempo de um olhar que vagueia e com prazer passeia sobre a imagem da arte.

III. A leitura da imagem deve ser feita a partir de uma única metodologia.

IV. A referência dos passos de uma metodologia de leitura da imagem deve ser seguida fielmente.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.

A função da obra de arte sempre será, de uma forma ou de outra, a de mímesis (imitação) da realidade, tal como se afirmava na tradição grega clássica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.

Ao se refletir sobre a arte, deve-se considerar que o conceito de estética varia de acordo com o contexto cultural e histórico da produção artística.

  • C. Certo
  • E. Errado

A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.

De modo geral, no âmbito do universo artístico, a estética é associada à reflexão e ao entendimento da natureza e da função da arte.

  • C. Certo
  • E. Errado

A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.

A apreciação estética de uma obra de arte pode envolver, além da interpretação subjetiva, parâmetros formais e técnicos, como, por exemplo, tema, técnica empregada e estilo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...