Questões de Artes do ano 2011

Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Para iniciar um trabalho em crochê é necessário _________________ para depois fazer _________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

  • A.

    dar um nó corrediço / correntinhas

  • B.

    dar um ponto baixo / correntinhas

  • C.

    fazer correntinhas / um ponto baixo

  • D.

    dar um ponto alto / um nó corrediço

  • E.

    dar um ponto baixo / um ponto alto

Sobre bordado, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. “São métodos de riscar desenhos no tecido...”

( ) através de papel carbono.

( ) traçá-lo sobre o próprio tecido.

( ) alinhavar o desenho no tecido.

 A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F

  • B.

    V, F, F

  • C.

    V, F, V

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, V, F

A autora Maria Lúcia Pupo, em Entre o Mediterrâneo e o Atlântico (2005), apresenta sua experiência de pedagogia teatral realizada com jovens marroquinos combinando o aspecto lúdico do fazer teatral com a visão contemporânea do trabalho em teatro a partir de textos

  • A.

    de língua estrangeira.

  • B.

    dramáticos.

  • C.

    não dramáticos.

  • D.

    de peças teatrais.

  • E.

    de outras etnias.

Ao contrário da “leitura de mesa”, na qual a abordagem é, antes de tudo, intelectual, Maria Lúcia Pupo (2005) propõe o contato inicial com o texto por meio da apropriação lúdica, antes de passar à improvisação propriamente dita. Segundo a autora, esse procedimento tem como finalidade fazer o jogador

  • A.

    ficar impregnado sensorialmente do texto.

  • B.

    saber de cor o texto de modo lúdico.

  • C.

    desinibir-se para a ação vocal do texto.

  • D.

    falar em voz alta.

  • E.

    aprender a atuar como narrador.

Em Corpo e Ancestralidade (2006), Inaicyra Falcão dos Santos apresenta sua pesquisa/proposta pedagógica para a dançaarte- educação, cujos conteúdos situam-se na perspectiva

  • A.

    visual do universo mítico dos orixás da tradição religiosa do candomblé.

  • B.

    histórico-ideológica do universo social-simbólico dos escravos brasileiros.

  • C.

    histórico-religiosa do universo mítico-simbólico da tradição africana-brasileira.

  • D.

    tradicional do universo das crenças mítico-simbólicas do africano e australiano.

  • E.

    antropológica do universo mítico-simbólico do povo indígena.

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

A proposta do teatro produzido por José de Anchieta era estabelecer uma contraposição ao projeto político-religioso dos jesuítas no Brasil colônia, por meio de autos que incitavam os indígenas a se rebelarem contra o projeto das missões jesuíticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diferença estabelecida por Viola Spolin (2008) entre jogo dramático e jogo teatral propõe a inserção

  • A.

    da crítica escrita após o jogo.

  • B.

    da regra no conceito de jogo.

  • C.

    do conceito de zona de desenvolvimento proximal no jogo.

  • D.

    da narração de histórias no jogo.

  • E.

    da dramatização com situações e diálogos no jogo.

Os jogos tradicionais e os jogos de aquecimento ajudam os jogadores

  • A.

    no entendimento da avaliação do jogo teatral.

  • B.

    na compreensão da relação palco-plateia.

  • C.

    no envolvimento para a competição do jogo teatral.

  • D.

    na construção do sentimento de grupo.

  • E.

    na observação do jogo teatral.

O livro Gesto Inacabado: processo de criação artística, de Cecília Almeida Salles (2007), apresenta diferentes propostas de conceitos auxiliares à reflexão sobre o processo de criação. A proposta de compreender o ato criador em Gesto Inacabado leva à constatação de que

  • A.

    o ato criador é uma ação conduzida pelo projeto do artista adequado à tendência de mercado.

  • B.

    a criação é uma descoberta que surge de modo espontâneo na mente criativa do artista.

  • C.

    o artista lida com sua obra em estado permanente de busca por formas acabadas e conteúdos novos.

  • D.

    a criação livre refere-se a poder fazer qualquer coisa, a qualquer momento, em quaisquer circunstâncias e de qualquer maneira.

  • E.

    a obra de arte não nasce pronta; é fruto de um processo que envolve uma rede complexa de acontecimentos.

O resultado de um trabalho artístico passa por transformações progressivas, nas quais o artista investe

  • A.

    tempo, disciplina e dedicação.

  • B.

    materiais, técnica e postura criativa.

  • C.

    inspiração, excitação e paciência.

  • D.

    método, inspiração e transpiração.

  • E.

    matéria, artisticidade e artesania.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...