Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da pesquisa apresentada por Israel Pedrosa sobre o universo das cores, associe as duas colunas, relacionando os conceitos a seus respectivos fundamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. III, II, IV, V, I
  • C. IV, III, II, V, I
  • D. V, II, I, III, IV
  • E. V, II, I, IV, III

“Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual.” (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Apresenta-se no espectro solar, sendo denominada cor fundamental, com alto grau de saturação, decorrendo daí sua maior visibilidade em comparação com as demais cores.
  • B. Para conseguir o clareamento tonal do matiz, utiliza-se a dessaturação através da mistura com o branco.
  • C. Através da utilização de contraste, se obtém uma cor mais vibrante e enérgica, quando aplicada sobre fundo preto.
  • D. Aplicada em pequenas proporções sobre fundo verde, agita-se e causa desagradável sensação de crepitação.
  • E. A partir da Comuna de Paris, o vermelho passou a simbolizar a revolução proletária e é atualmente identificado como símbolo ideológico.

Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:

  • A. Cubismo
  • B. Futurismo
  • C. Impressionismo
  • D. Expressionismo
  • E. Surrealismo

Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.

  • A. O movimento parte da hipótese de que a arte, como modelo de operação criativa, contribui para modificar as condições objetivas pelas quais a operação industrial é alienante.
  • B. Constitui-se sobre a absoluta irredutibilidade da arte ao sistema cultural vigente, portanto, seu anacronismo constitui um individualismo absoluto, que foi identificado pelos críticos da época como elitizado e de difícil assimilação.
  • C. Sua finalidade inicial foi transformar o quadro numa forma-objeto que possuísse uma realidade própria e autônoma e uma função específica própria.
  • D. Rejeitando qualquer efeito ilusório, e de cunho nitidamente realista, o movimento dá origem a um objeto em si, que é irredutível a qualquer outro, dotado de uma estrutura e de fundamentos próprios.
  • E. Gris substitui a teoria clássica do movimento por uma nova tendência chamada de sintético de estruturação da forma, baseada em valores, onde o objeto não constitui o problema, e este se apresenta na estrutura proporcional do espaço como equilíbrio de planos coloridos, assim o elemento que opera a síntese é a luz.

Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:

  • A. À Arte Abjeta
  • B. À Arte Povera
  • C. Ao Hiper Realismo
  • D. Ao Minimalismo
  • E. À Arte Conceitual

Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que “repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição”. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:

  • A. a fragilidade da obra de arte
  • B. a inoperância do sistema da arte contemporânea
  • C. a antiarte nos objetos
  • D. a morte da tradição na arte contemporânea
  • E. o realismo traumático da arte

O artista português Artur Alípio Barrio, em 1969, inicia no Brasil uma produção de arte denominada Situações, em que expõe trabalhos efêmeros e provocativos em uma relação direta entre arte e vida. Sua produção se evidencia com o lançamento de seu Manifesto, o qual é aberto com o texto inaugural:

No livro “Escritos de Artistas Anos 60/70”, organizado por Glória Ferreira, é possível verificar que o manifesto do artista, tem por base:

  • A. a contestação da livre expressão da arte, a partir da produção de obras desligadas da tradição por conformidade com o accionismo.
  • B. questionar o sistema da arte brasileira, que impõe a força do modernismo como ação para uma arte verdadeiramente brasileira.
  • C. um brado contra as categorias da arte e a situação político-social do terceiro mundo, expressa em obras que carregam a força do trabalho em materiais perecíveis e baratos.
  • D. aplicar a arte transgressiva como uma antiarte para atingir a elite acadêmica do sistema e da crítica da arte.
  • E. promover sua obra, que, de forma efêmera, não se constitui como um elemento colacionável.

No período arcaico nota‐se a influência do Egito nas obras produzidas pelos escultores gregos. A escultura desse período representava figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas, apresentando a simetria natural do corpo humano. Este tipo de escultura é chamado:

  • A. Louros.
  • B. Tauros.
  • C. Kouros.
  • D. Mouros.

Considerado as imagens anteriores, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A primeira imagem “A Morte de Marat”, de Jacques‐Louis David, representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa.

( ) A obra “A Morte de Marat”, de David, pertence ao estilo Barroco.

( ) O artista Jaques‐Louis David é o maior representante da pintura neoclássica.

( ) As imagens “A Morte de Marat” e a “Marat (Sebastião)” são obras consideradas contemporâneas.

( ) Jaques‐Louis David foi considerado um dos pintores holandeses mas influentes, cuja arte se destinava ao povo, não às galerias.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, F, V, F, F.
  • C. V, V, F, F, V.
  • D. F, V, F, V, V.

Considerando a obra “Marat (Sebastião)”, de Vik Muniz, é correto afirmar que

  • A. foi desenvolvida através de materiais sintéticos e pintura à óleo.
  • B. é uma fotografia e faz parte da série de obras “Imagens do lixo”, desenvolvidas em 2009.
  • C. faz parte da série “Retratos do lixo”, em que o artista retrata trabalhadores do aterro sanitário Jardim Gramacho.
  • D. utilizou técnica mista, onde foram utilizados materiais recicláveis e faz parte da série “Sociedade oculta”, desenvolvida em 2009.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...