Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Quem primeiro explicou cientificamente a coloração dos corpos foi Isaac Newton (1643‐1727) denominando‐a de cores permanentes dos corpos naturais. Com suas experiências Newton concluiu que os corpos
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
O quadro Bananal, pintado no ano de 1927, retrata a paisagem tropical e a população negra no Brasil. Este quadro foi pintado pelo artista lituano:
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
No texto Segredos da África, o ator e diretor de teatro africano, nascido em Mali, Sotigui Kouyaté, conta algumas histórias de seu povo e fala sobre a importância de homens e mulheres que são guardiões da tradição e da cultura africana, que transmitem essa cultura por meio de histórias passadas de geração para geração. A esses guardiões é dado o nome de:
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Nesta obra Klimt utilizou pequenas áreas de cor e tinta feita de ouro para esconder o corpo da modelo, formando uma espécie de manto que deixa visível apenas o rosto, os ombros e as mãos. Estes desenhos que se repetem como em um mosaico nas obras de Klimt acompanham as tendências do movimento:
Leia o fragmento a seguir.
Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.
A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista.
O objetivo desta atividade era
As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX. Esse movimento é identificado como
Em obra de Édouard Manet, Retrato de Emile Zola, realizado em 1868, vê-se no plano de fundo três figuras:
I. Uma gravura de origem japonesa, representativa de uma produção que passa a ser influência para os impressionistas.
II. Uma gravura que reproduz um quadro de um pintor espanhol no qual camponeses tomam vinho com uma divindade mitológica.
III. Uma reprodução de um quadro do próprio Manet, cuja composição faz referência a uma obra renascentista, e na qual uma figura feminina encara de frente seu observador.
A correta correspondência de I, II e III é, respectivamente:
Preenchem corretamente as lacunas I, II e III:
Segundo o historiador e crítico de Arte Giulio Carlo Argan, um preconceito grave que impede uma boa análise da obra de arte é julgar que a obra é uma representação de algo e que bastaria comparar a obra com este algo para se saber se a representação é bem sucedida.
A partir desta colocação, o que mais se distancia deste preconceito é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...