Questões sobre História da Arte

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Quem primeiro explicou cientificamente a coloração dos corpos foi Isaac Newton (1643‐1727) denominando‐a de cores permanentes dos corpos naturais. Com suas experiências Newton concluiu que os corpos

  • A. possuem diferentes cores em sua composição química que se retrata na presença da luz.
  • B. não possuem cores próprias, absorvem as faixas de luz colorida, sempre refletindo uma das cores.
  • C. aparecem com diferentes cores por refletir a cor que lhe são próprias seja na presença da luz ou não.
  • D. aparecem com diferentes cores que lhe são próprias, sob a luz branca, porque refletem algumas de suas faixas coloridas mais fortemente que as outras.

O quadro “Bananal”, pintado no ano de 1927, retrata a paisagem tropical e a população negra no Brasil. Este quadro foi pintado pelo artista lituano:

  • A. Lasar Segall.
  • B. Eliseu Visconti.
  • C. Almeida Junior.
  • D. Antonio Gomide.

No texto “Segredos da África”, o ator e diretor de teatro africano, nascido em Mali, Sotigui Kouyaté, conta algumas histórias de seu povo e fala sobre a importância de homens e mulheres que são “guardiões da tradição e da cultura africana”, que transmitem essa cultura por meio de histórias passadas de geração para geração. A esses guardiões é dado o nome de:

  • A. Sotis.
  • B. Dortis.
  • C. Griots.
  • D. Priots.

Nesta obra Klimt utilizou pequenas áreas de cor e tinta feita de ouro para esconder o corpo da modelo, formando uma espécie de manto que deixa visível apenas o rosto, os ombros e as mãos. Estes desenhos que se repetem como em um mosaico nas obras de Klimt acompanham as tendências do movimento:

  • A. Art Déco.
  • B. Futurismo.
  • C. Art Nouveau.
  • D. Neoclassicismo.

Leia o fragmento a seguir.

Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista.

O objetivo desta atividade era

  • A. exercitar o desenho de observação.
  • B. incentivar a apreciação e contextualização da pintura de Tarsila.
  • C. desenvolver a criatividade espontânea.
  • D. promover a libertação do plano geométrico-espacial
  • E. decodificar o simbolismo da arte modernista.

As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX. Esse movimento é identificado como

  • A. Neoconcretismo.
  • B. Expressionismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Dadaísmo.
  • E. Futurismo.

Em obra de Édouard Manet, “Retrato de Emile Zola”, realizado em 1868, vê-se no plano de fundo três figuras:

I. Uma gravura de origem japonesa, representativa de uma produção que passa a ser influência para os impressionistas.

II. Uma gravura que reproduz um quadro de um pintor espanhol no qual camponeses tomam vinho com uma divindade mitológica.

III. Uma reprodução de um quadro do próprio Manet, cuja composição faz referência a uma obra renascentista, e na qual uma figura feminina encara de frente seu observador.

A correta correspondência de I, II e III é, respectivamente:

  • A. Colinas no Verão, de Don Yuan − O triunfo de Baco, de Velásquez − Almoço sobre a relva, de Édouard Manet.
  • B. Cena do campo, de Jiao Bingzhen − Las Meninas, de Velásquez − Olympia, de Manet.
  • C. A Onda, de Hokusai − Las Meninas, de Velásquez − Aspargo, de Édouard Manet.
  • D. o lutador Onaruto Nadaemon da província de Awa, de Utagawa Kuniaki II − O triunfo de Baco, de Velásquez − Olympia, de Édouard Manet.
  • E. O Sonho, de Akira Kurosawa − Violino e uvas, de Pablo Picasso − Retrato de Emile Zola, de Édouard Manet.

Preenchem corretamente as lacunas I, II e III:

  • A. Michelângelo − Teseu − Arquimedes.
  • B. Rafael − Ulisses − Homero.
  • C. Michelangelo − Édipo − Platão.
  • D. Da Vinci − Édipo − Sócrates.
  • E. Da Vinci − Édipo − Sófocles.

Segundo o historiador e crítico de Arte Giulio Carlo Argan, um preconceito grave que impede uma boa análise da obra de arte é julgar que a obra é uma representação de algo e que bastaria comparar a obra com este algo para se saber se a representação é bem sucedida.

A partir desta colocação, o que mais se distancia deste preconceito é:

  • A. Uma obra de arte acolhe uma infinidade de significados, em que cada elemento é significativo de si e de outra coisa.
  • B. Uma obra de arte é um signo de um único e específico elemento do mundo físico.
  • C. Uma obra de arte só tem mérito se representar fielmente a natureza.
  • D. Uma obra de arte significa uma ideia, sempre inapreensível e comunicável apenas pela fala.
  • E. Uma obra de arte significa uma intenção e pode ser avaliada como boa ou má.
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