Questões sobre História da Arte no Brasil

Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Contrariando os críticos da arte brasileira do século XIX, que reafirmam a produção tão-somente da chamada "arte acadêmica", historiadores mais recentes têm demonstrado que o período foi, na verdade, bastante rico de tendências e de expressões culturais. Podemos dizer que os seguintes estilos ocorrem naquela fase histórica, em ordem de seu surgimento:

  • A.

    Barroco, Neoclassicismo e Expressionista

  • B.

    Românico, Maneirista e Neoclassicismo

  • C.

    Neoclassicismo, Romantismo e Realismo

  • D.

    Barroco, Romantismo e Neoclassicismo

  • E.

    Romantismo, Neoclassicismo, Realismo

Sérgio Milliet refere-se a José Ferraz de Almeida Júnior, pintor de origem paulista, como um artista:

  • A.

    de importância duvidosa, já que reproduziu modelos artísticos europeus com pouca inventividade

  • B.

    polêmico, por ter seadiantado demais em seu tempo, fazendo uma pintura que se aproximava do fauvismo francês

  • C.

    conservador, representando a temática da pintura histórica e mitológica bem ao gosto da tradição acadêmica

  • D.

    marco divisório da pintura nacional, já que, através dele, afirmamos a nossa liberdade artística, por ter-se inspirado em temas genuinamente nacionais

  • E.

    obtuso e de mau gosto, por ter abordado temas incompatíveis com a época artística em que viveu.

A arte e a literatura brasileira caracterizam-se, entre outros aspectos, por

  • A.

    baixa criatividade e tradição de esvaziamento teórico.

  • B.

    mera adaptação da arte e da cultura importada.

  • C.

    modesta capacidade em fundir o erudito e o popular.

  • D.

    ter no teatro e na adaptação da boa literatura para o gênero da ópera suas mais importantes manifestações nacionais.

  • E.

    uma evolução gradual de formas mais européias para a construção de uma simbiose entre o nacional e as influências mundiais.

O cinema brasileiro tem altos e baixos em sua história. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Desde os tempos da Companhia Vera Cruz, o cinema nacional é hegemônico nas salas de projeção do país.

  • B.

    O patrocínio estatal é o único meio para desenvolver o cinema brasileiro.

  • C.

    Um cinema cívico, patrocinado pelo governo, e obediente aos cânones conservadores, é o melhor caminho para a formação da cidadania no país.

  • D.

    Experiências de festivais de cinema como os de Brasília e de Gramado vêm servindo para demonstrar que nova safra de diretores brasileiros está propondo novas formas de criação no cinema nacional.

  • E.

    O cinema nacional atual está em baixa diante de filmes apelativos e sem fundamento estético centrado nos problemas nacionais.

O movimento antropofágico, que propunha a deglutição da cultura européia, transformando-a em algo bem brasileiro, foi liderado por Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, em 1928. A obra de Tarsila do Amaral, que deu início a essa fase, junto com o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, foi:

  • A.

    A Cuca.

  • B.

    A Abapuru.

  • C.

    O Ovo.

  • D.

    Religião Brasileira.

  • E.

    Antropofagia.

São nomes de obras de Anita Malfatti:

  • A.

    O homem Amarelo, O Japonês e A Bailarina.

  • B.

    O auto retrato com sete dedos, A lua e Operários.

  • C.

    O carnaval de arlequim, A persistência da memória e A traição das imagens.

  • D.

    Dora Rainha do Frevo e Ventania.

  • E.

    A Lua, O Barco, Os Doze Profetas.

Relacionando-se os elementos de composição do Bumba-Meu-Boi, em seus diferentes estilos, com o processo e dinâmica da formação histórica do Maranhão, pode-se afirmar:

  • A. O auto da “morte do Boi” é a expressão da diáspora africana para a América.
  • B. É uma festa de herança portuguesa que incorporou a raça branca, indígena e negra.
  • C. É uma festa que destaca a presença indígena na formação da cultura sertaneja do Maranhão.
  • D. A musicalidade e a indumentária expressam o domínio da influência portuguesa.
  • E. É o espetáculo que melhor reflete o aspecto multicultural da formação do povo e cultura maranhense.

Qual obra do Aleijadinho, considerado o último escultor do estilo barroco mundial, encontra-se na relação abaixo?

  • A. O Cristo Redentor.
  • B. Os painéis da igreja da Pampulha.
  • C. A estatuária da igreja da Candelária.
  • D. Os profetas do adro da igreja de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo.
  • E. As estátuas da Catedral de Brasília.

A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais, cuja construção teve início em 1766, é um marco da arquitetura característica do período conhecido como:

  • A.

    Modernismo Mineiro;

  • B.

    Nova Arquitetura Mineira;

  • C.

    Classicismo Mineiro;

  • D.

    Barroco Mineiro;

  • E.

    Renascença Mineira.

“Eira e Beira” são termos técnicos atribuídos à tipologia de beirais de telhados que representam o perfeito acabamento arquitetural de qual estilo?

  • A. Moderno
  • B. Rococó
  • C. Barroco
  • D. Colonial
  • E. Românico
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...