Questões sobre Linguagens

Lista completa de Questões sobre Linguagens para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões 36 e 37 devem ser respondidas com base nesta figura que representa o dobramento de uma folha de desenho técnico. Observe-a antes de passar para as questões.

A técnica de dobramento mostrada nessa figura é utilizada com a finalidade de

  • A. facilitar o arquivamento do desenho.
  • B. garantir a visualização da legenda.
  • C. melhorar a apresentação do formato.
  • D. padronizar os formatos de um projeto.

Na construção de um desenho de retrato, utilizam-se como método auxiliar medições comparativas entre as partes que compõem o todo. No caso de um retrato em posição frontal, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

  • B.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Um desenho realizado só com linhas não costuma ser suficiente para definir a volumetria do representado. Para moldar as formas, o sombreado constitui o recurso mais utilizado nos manuais de desenho. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O sombreado pode ser considerado como a técnica de representar no desenho o fenômeno das sombras.

  • B.

    Com cada uma das técnicas materiais de desenho utilizam-se diferentes modos de construir e aplicar as sombras.

  • C.

    Quanto à sua relação com a experiência visual na percepção de luzes, pode-se afirmar que em geral o sombreado dos desenhos ou pode representar uma luz concreta produzida por um foco de luz, ou pode ser totalmente convencional, seguindo um critério racional e não um critério perceptivo.

  • D.

    A utilização de luzes e sombras auxilia o desenhista a conseguir profundidade no desenho.

  • E.

    Na escala de valores obtida entre o branco e o negro, pode-se dizer que são doze as variáveis tonais distinguíveis ao olho humano.

As técnicas visuais oferecem ao desenhista uma ampla paleta de meios para a expressão visual do conteúdo. Acerca do tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O equilíbrio pode ser conseguido de duas maneiras, simétrica e assimetricamente.

  • B.

    A regularidade no desenho consiste em favorecer a uniformidade de elementos, o desenvolvimento de uma ordem baseada em algum princípio ou método sobre o qual não se permitem desvios.

  • C.

    A unidade é um equilíbrio adequado de elementos diversos em uma totalidade que é perceptível visualmente.

  • D.

    A economia é a técnica de expressar a compatibilidade visual, desenvolvendo uma composição dominada por uma aproximação temática uniforme e consoante.

  • E.

    A agudeza, como técnica visual, está intimamente ligada à claridade do estado físico e à claridade da expressão. Através de contornos precisos, o efeito final é nítido e fácil de interpretar.

A forma e a orientação da sombra exprimem tanto a localização da fonte de luz quanto a direção de seus raios. Observe os desenhos abaixo e numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta s seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    4 - 2 - 3 - 1 - 5.

  • B.

    5 - 1 - 2 - 4 - 3.

  • C.

    2 -–4 - 3 - 5 - 1.

  • D.

    5 - 2 - 1 - 3 - 4.

  • E.

    4 - 5 - 1 - 2 - 3.

O desenho técnico é o meio de comunicação pelo qual o construtor registra sua idéia relativa à solução de determinado problema. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

  • B.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Observe a comparação de várias perspectivas de um cubo. Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.

  • A.

    4 – 2 – 3 – 1 – 5.

  • B.

    5 – 1 – 2 – 4 – 3.

  • C.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4.

  • D.

    5 – 2 – 4 – 3 – 1.

  • E.

    2 – 5 – 4 – 1 – 3.

Sobre definições e finalidades de corte utilizadas no Desenho Técnico, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.

Litografia é o método de impressão a partir de uma imagem, podendo ser desenhada com a ajuda de linhas sobre uma superfície plana, em geral um calcário especial, conhecido como pedra litográfica. Ainda apreciando e fazendo uma leitura da litogravura "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch, percebe-se que ele usou o elemento visual linha para:

  • A.

    distrair a atenção do espectador diante do grito.

  • B.

    conduzir o olhar do observador para a cabeça que grita.

  • C.

    dar a impressão de que a figura vai cair de cima da ponte.

  • D.

    valorizar mais o céu e a água do que o homem gritando.

  • E.

    minimizar o instante do grito, destacando a paisagem.

O puro manuseio da tinta, ao mesmo tempo em que se abandonavam todas as formas tradicionais de representação da imagem sob a ótica acadêmica, alcançou, nos Estados Unidos, o apogeu com o trabalho do pintor Jackson Pollock. Sua arte pode ser caracterizada como:

  • A.

    figurativa e impressionista, com sensibilidade para a representação da paisagem americana

  • B.

    abstrata e racionalista, voltado para as soluções geométricas, extraídas das pinturas de Piet Mondrian, que o influenciou sensivelmente

  • C.

    clássica e figurativa, influenciando-se pelo trabalho de Picasso e de Matisse, mestres que exerceram influência sobre vários países do mundo

  • D.

    abstrata e expressionista, com ênfase à verbalização das emoções do artista, que pintava com a tela apoiada diretamente no chão, inspirando-se em ritos mágicos indígenas

  • E.

    abstrata e concreta, voltando-se para a representação de figuras sólidas e organizadas no espaço de forma a sugerir a primazia do racionalismo da sociedade americana

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...