Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A massificação do conhecimento não educa nem oferece contribuições para a construção da cidadania. Em oposição a essa tendência massificadora do conhecimento, a educação por meio da arte estabelece o processo dialógico entre

  • A. o fazer artístico e a interação com a realidade.
  • B. a realidade social de classes abastadas e o discurso científico.
  • C. a realidade social de classes populares e o discurso científico.
  • D. a tradição da arte europeia e a valorização da técnica.
  • E. o fazer artístico e o conhecimento erudito.

As linguagens artísticas estimulam diversas faculdades: a leitura de um livro, a imaginação; a pintura, a criatividade; o teatro, a dança e a música, a percepção da voz, do olhar e das expressões corporais. Assim, o ensino de arte contribui para o desenvolvimento do indivíduo. Para atingir esse objetivo, é importante

  • A. valorizar o intelecto em detrimento da linguagem artística.
  • B. ter consciência de que o cotidiano é absorvido independentemente das linguagens artísticas experimentadas.
  • C. ter consciência de que a experiência estética é essencial no cotidiano.
  • D. abordar as linguagens artísticas como originadas nas irrealidades do mundo.
  • E. libertar o indivíduo das amarras do cotidiano inconsciente.

Assinale a opção que indica a linguagem artística descrita no texto precedente.

  • A. dança contemporânea
  • B. videodança
  • C. dança virtual
  • D. tecnodança
  • E. dança circular

O professor de artes, ao propor estudo de aspectos peculiares acerca de determinadas manifestações artísticas, a partir de uma perspectiva multicultural, estimula o aluno a

  • A. apreciar determinada manifestação artística de interesse do professor.
  • B. usar um código cultural hegemônico.
  • C. apropriar-se de diferentes códigos culturais.
  • D. refletir sobre a formação dos guetos culturais.
  • E. valorizar a cultura erudita.

Entre as habilidades e competências a ser desenvolvidas na proposição de projetos pedagógicos a partir do teatro de revista, destaca-se a de

  • A. compreender a construção de identidade dos personagens de histórias em quadrinhos.
  • B. analisar e compreender a produção do mercado de revistas no início do século XX.
  • C. analisar crítica e esteticamente e produzir músicas de gêneros e estilos diferenciados.
  • D. conscientizar-se dos meios tecnológicos digitais e seus usos específicos.
  • E. fruir diversas manifestações de danças e compreender suas técnicas composicionais.

A partir do texto precedente, julgue os itens a seguir.

O método de trabalho com o teatro desenvolvido por Augusto Boal tem o objetivo de desvelar as relações de opressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto precedente, julgue os itens a seguir.

Ao considerar todos como atores e espectadores — pois todos agem e observam —, Augusto Boal propõe que o teatro do oprimido tenha uma função política, que propicie a formação crítica do cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto precedente, julgue os itens a seguir.

O teatro do oprimido privilegia o palco como espaço de encenação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na obra apresentada, de Yaioi Kusama, observa-se uma disposição ou um desenvolvimento harmonioso, no espaço, de elementos expressivos e estéticos, com alternância de valores de diferentes intensidades. Nesse sentido, essa obra representa o conceito de

  • A. estética.
  • B. espacialidade.
  • C. ritmo.
  • D. harmonia.
  • E. imagem.

Considerando o texto apresentado, julgue os próximos itens, relativos à constituição dos elementos teatrais.

O drama concentra-se na família burguesa para representar os infortúnios que ameaçam desestabilizá-la.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...