Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Conforme o texto de Arnheim, intelecto e intuição são processos cognitivos diferenciados e, portanto, necessariamente excludentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

Iniciada na década de 20 do século XX, a coleção de Mário de Andrade ignora uma questão da contemporaneidade: a diversidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

Ao coletar obras da arte colonial e da arte popular, utensílios domésticos, peças de indumentária de manifestações culturais em viagens a diferentes regiões do país, Mário de Andrade problematizou categorias e hierarquias da compreensão artística da época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

A constituição dessa coleção evidencia o contexto histórico e ideológico que levou ao surgimento de um órgão nacional voltado à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado em 1937.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que a arte como disciplina escolar pressupõe

  • A. a valorização de conhecimentos sobre a arte erudita, como valor estético absoluto.
  • B. o desenvolvimento do interesse e da competência crítica de valores estéticos específicos na linguagem teatral.
  • C. o desenvolvimento da capacidade de reconhecer exclusivamente obras de arte, nas diversas linguagens artísticas.
  • D. o estudo de diferentes saberes, de diferentes linguagens artísticas, assim como a aquisição de conhecimento estético.
  • E. a aquisição de um saber específico limitado à linguagem pictórica.

A concepção de ensino de arte apresentada no fragmento de texto relaciona-se com a pedagogia

  • A. tradicional.
  • B. inovadora.
  • C. tecnicista-experimental-escolanovista.
  • D. histórico-crítica-reflexiva
  • E. libertadora.

No Brasil, houve um momento de valorização da arte infantil e mudança na concepção do ensino de arte, com base na expressão e na liberdade criadora. Isso ocorreu com a

  • A. adoção da pedagogia tradicional para o ensino de artes.
  • B. inserção do ensino de artes no currículo.
  • C. criação da Escolinha de Arte no Brasil.
  • D. regulamentação pedagógica tecnicista no ensino.
  • E. implementação da proposta metodológica da pedagogia progressista.

Para o alcance de um ensino condizente com o proposto no texto apresentado, deve-se

  • A. desenvolver habilidades artísticas e estéticas do aluno, valorizando o seu processo criador e a sua relação subjetiva com o mundo.
  • B. estimular o desenvolvimento da habilidade individual artística do aluno por meio de exercícios de repetição e de treinamento técnico.
  • C. aprimorar, com ênfase no desenho geométrico, o conhecimento técnico do aluno, a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho.
  • D. desenvolver e aprimorar as habilidades artísticas do aluno por meio de técnicas de reprodução de modelos da arte.
  • E. promover a aquisição de conhecimentos teóricos de arte com enfoque no ensino da história da arte clássica.

A abordagem para o ensino de arte desenvolvida a partir das experiências realizadas pela professora Ana Mae Barbosa, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e amplamente difundida nas décadas de 80 e 90 do século XX, denomina-se abordagem

  • A. expressionista.
  • B. tecnicista.
  • C. modernista.
  • D. livre.
  • E. triangular.

Com relação ao movimento Arte-Educação no Brasil, assinale a opção correta.

  • A. O Arte-Educação surgiu durante o movimento da semana de Arte Moderna sob a liderança do teórico e crítico Oswald de Andrade.
  • B. O referido movimento surgiu em razão da divergência entre a concepção do ensino de arte voltado aos aspectos clássicos da formação dos alunos e a legislação educacional.
  • C. As reflexões a respeito do ensino de arte desenvolvidas pelo filósofo Herbert Read fundamentaram esse movimento.
  • D. Os pressupostos do movimento Arte-Educação foram introduzidos na grade curricular pela Lei n.º 5.692/1971.
  • E. A princípio, o Arte-Educação foi aplicado no âmbito da educação escolar regular e, posteriormente, ampliado para outras modalidades de ensino.
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