Questões de Artes da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Artes da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são

  • A.

    fruição, leitura e contextualização.

  • B.

    produção, estética e cultura.

  • C.

    fruição, contextualização e estética.

  • D.

    produção, fruição e contextualização.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte são

I. a arte como expressão e comunicação dos indivíduos.

II. elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte.

III. produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

IV. diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias.

V. a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

A interdisciplinaridade de conteúdos ensinados pelo professor sempre teve grande importância pedagógica nas escolas. Um professor de Artes, querendo mostrar para seus alunos o quanto as disciplinas interagem entre si, propõe uma parceria com o professor de Matemática para uma aula especial. Este, por sua vez, aceita, para que os alunos compreendam melhor o conteúdo de geometria que ele está ensinando. Para isso, os dois professores devem escolher um artista que trabalhe com os conceitos de geometria e os aplique de maneira bastante explícita em suas obras. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o artista mais apropriado para ser trabalhado nesta ocasião.

  • A.

    Hieronymus Bosch.

  • B.

    Jan van Eyck.

  • C.

    Pieter Brueghel.

  • D.

    Maurits Cornelis Escher.

  • A.

    O termo “uma” não é a união das três cadeiras, mas ela mesma, única, que pode ser apresentada de várias formas, seja ela tridimensional, bidimensional ou descritiva (imagem imaginária), pois a representação de cadeira é uma construção cultural de senso comum, visto que é funcional e está presente no cotidiano, tornando-a uma representação simples e universal, pragmatizada no inconsciente coletivo. A fig.1 é a materialização de todas essas apresentações numa nova representação.

  • B.

    O termo “uma” significa que existe somente uma cadeira, que é a tridimensional. E a “apresentação pictórica” é a materialização de todas as ideias presentes na obra.

  • C.

    O termo “uma” é a união da “contextualização artística, apreciação visual e o fazer artístico”, logo, é a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. E a “apresentação pictórica” é a materialização visual do ensino-aprendizagem.

  • D.

    O termo “uma” refere-se à representação das três formas de apresentação de “cadeira” presentes na obra, logo, o “uma” é sinônimo da própria “Fig.1”. As três apresentações presentes na Fig.1 possuem, em comum, o significado “cadeira”. Comparando em termos pedagógicos, remetem à Proposta Triangular da Ana Mae Barbosa, no entanto, o “uma” assim como a “Fig.1” não é a Proposta em si, mas o que cada prática possui em comum, o objetivo desta proposta: formar.

A fim de fazer seus alunos se interessarem mais pela sua disciplina, uma criativa professora de Artes decidiu mostrar aos seus alunos um desenho animado americano chamado As Tartarugas Ninja. Neste desenho, os quatro heróis, que são os personagens principais, se chamam Rafael, Leonardo, Donatello e Michelangelo. A proposta da aula é pesquisar sobre os artistas no qual os criadores desse desenho se inspiraram para batizar os personagens. Sobre Rafael Sanzio, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    É considerado o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais clássicos de beleza: harmonia e regularidade de formas e cores.

  • B.

    Tornou-se muito conhecido como pintor das figuras de Maria e Jesus e seu trabalho foi tão precisamente elaborado que se transformou em modelo para o ensino acadêmico de pintura.

  • C.

    Os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos, claros e segundo uma simetria equilibrada.

  • D.

    Procura compreender o mundo segundo os conhecimentos científicos do seu tempo e, em suas obras, tenta recriar a realidade segundo princípios matemáticos.

As afirmações a seguir dizem respeito aos sistemas de cores RGB e CMYK.

I. A soma de duas cores primárias de um mesmo sistema resulta em uma das cores primárias do outro.

II. Em uma mistura entre as três cores primárias de um mesmo sistema, a subtração de uma dessas cores resulta na complementar da mesma.

III. A soma das três cores primárias de um sistema é exatamente o contrário da soma das três cores primárias do outro.

IV. Em uma mistura entre as três cores complementares de um mesmo sistema, a subtração de duas dessas cores resulta na primária desta.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Próximo à década de 50, surgiu um movimento bastante ativo, que visava a desenvolver a expressão artística de crianças e adolescentes. Trata-se do movimento

  • A.

    Escola Tradicional.

  • B.

    Escola Nova.

  • C.

    Arte na Escola.

  • D.

    Escolinha de Arte.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 26.

“A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.”

Diante do exposto, assinale a alternativa que contém apenas informações corretas no que diz respeito à arte da dança de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A.

    As aulas devem ser acompanhadas por estímulos sonoros, pois a dança está ligada diretamente à música e uma não funciona sem a outra.

  • B.

    Não é aconselhável haver repetição de atividades, pois os alunos podem ficar entediados e perderem o interesse na aula.

  • C.

    A dança é apenas uma atividade lazer, para que o aluno psicologicamente se canse menos no intervalo entre uma aula e outra.

  • D.

    A dança tem o intuito de desenvolver na criança a compreensão de suas capacidades físicas, ou seja, ajudar a criança a entender melhor o seu próprio corpo e seu funcionamento.

Uma das pinturas mais famosas do movimento artístico conhecido como Cubismo foi produzida em 1937, e representa o bombardeio de uma cidade basca por aviões alemães apoiados por Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Nela, figura uma situação caótica, na qual pessoas agonizam em desespero por causa dos horrores de uma guerra. Entre todo esse horror, há inclusive uma mãe que chora perante o corpo do filho morto. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta esta obra e seu respectivo autor.

  • A.

    Guernica, de Pablo Picasso.

  • B.

    Les Demoiselles D’avignon, de Pablo Picasso.

  • C.

    O Porto de Anvers, de Georges Braque.

  • D.

    Guernica, de Cândido Portinari.

  • A.

    a visão que os europeus tinham das tribos africanas, das quais os capturavam para vendê-los como escravos no Brasil, que consumiam a carne dos seus semelhantes mortos por motivos religiosos.

  • B.

    a visão que os europeus tinham dos indígenas americanos, como sendo seres selvagens, nus e praticantes de antropofagia.

  • C.

    a visão que os indígenas brasileiros tinham dos negros africanos, trazidos para trabalhar nas lavouras de café.

  • D.

    a visão que os indígenas tinham dos europeus, como seres que se alimentavam da carne do inimigo derrotado para absorver a sua força e vigor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...