Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

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Qual matriz de conhecimento, no campo das ciências humanas, aproxima as teorias audiovisuais de Laura Mulvey, Jean-Louis Baudry e Christian Metz?

  • A. Antropologia estrutural
  • B. Semiótica
  • C. Psicanálise
  • D. Estudos culturais
  • E. Estudos pós-coloniais

Qual das metáforas a seguir traduz mais adequadamente o ideário do realismo baziniano a respeito da natureza das imagens cinematográficas?

  • A. O cinema como janela do mundo.
  • B. O cinema como espelho.
  • C. O cinema como pele.
  • D. O cinema como moldura/composição visual.
  • E. O cinema como identidade cultural.

A alternativa que contém características de um cinema pós-moderno, surgido a partir do final da década de 1970, segundo o pensamento de Fredric Jameson:

  • A. O uso irrestrito da paródia, tomando o lugar anteriormente ocupado pelo pastiche no cinema moderno europeu.
  • B. O uso da ironia e da metalinguagem, aliado a uma lógica híbrida, plural e contraditória, aqui concebido como aspecto positivo da produção de sentido.
  • C. A presença de simulacros, traduzida em filmes de ficção científica do período, como “Blade Runner” (1982).
  • D. A preferência pela nostalgia como mola-motriz da diegese fílmica num período em que ideia de historicidade havia se tornado esvaziada.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.

A concepção da figura do cineasta como uma espécie de vidente, cujo horizonte ideal seria o de um “olho não-regido pelas leis (fabricadas) da perspectiva”, valorizando-se assim um conjunto de procedimentos estilísticos capazes de produzir uma metáfora para suas visões interiores, está presente nos escritos teóricos de:

  • A. Jonathan Crary
  • B. Jean Epstein
  • C. Jean Mitry
  • D. Serge Daney
  • E. Stan Brakhage

Sobre a ideia de decupagem clássica, tal como debatido por Ismail Xavier em seu livro “O discurso cinematográfico”, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Ela assume a herança do primeiro cinema ao partilhar da lógica de atrações, visando a enredar o espectador.
  • B. Caracteriza-se por uma mimetização naturalista do espaço-tempo cotidiano em sua diegese.
  • C. Faz uso de um aparato de procedimentos adotados para extrair o máximo rendimento dos efeitos de montagem, ao mesmo tempo em que a torna invisível.
  • D. Ao centrar-se na fluidez da ação cênica, ela permite ao espectador um efeito que seria o equivalente cinematográfico ao da quebra da quarta parede brechtiana.
  • E. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Para Béla Balázs, um conceito fundamental, ligado ao uso do primeiro plano cinematográfico e que se define pelo conjunto de traços que formam uma configuração espacial e visível, capaz de significar algo não espacial e não visível (como uma emoção), é o de:

  • A. Fotogenia
  • B. Fisionomia
  • C. Rostidade
  • D. Antropomorfia
  • E. Falso-Raccord

Sobre as correntes teóricas audiovisuais surgidas a partir das décadas de 1970 e 1980, diretamente ligadas ao campo dos estudos culturais, estão corretas as seguintes afirmações, EXCETO:

  • A. Os estudos pós-coloniais buscaram desconstruir a naturalização de um olhar hegemônico que opõe uma “racionalidade” ocidental à “irracionalidade” oriental, questionando a própria hierarquização entre centro e periferia a partir de pontos de vistas e experiências assumidamente periféricas.
  • B. Em lugar de centrar o foco na “imagem” da mulher, a primeira geração de teóricas feministas concentrou-se no papel do voyeurismo, do fetichismo e do narcisismo na construção de uma visão masculina da mulher, tão presente no cinema e na televisão.
  • C. A teoria queer amplia os debates referentes às representações das comunidades LGBT nos meios audiovisuais, questionando estereótipos historicamente recorrentes e dando voz a questões que envolvam autorrepresentação, espectatorialidade e engajamento político nos campos da diversidade sexual e de gênero.
  • D. A vertente afrofuturista busca tensionar o real a partir da ficção científica sob um viés afrodescendente, valorizando narrativas que concebam futuros possíveis em que a presença de populações negras possam reprogramar o presente (e seu imaginário) e, assim, questionar os poucos modos de existência oferecidos por esse presente dentro do panorama audiovisual hegemônico.
  • E. O cognitivismo estuda as tensões entre global e local a partir de questões como o imaginário midiático e cibercultural e a ascensão de hibridismos e identidades culturais hifenizadas e transversais.

Acerca do conceito de “cinema de atrações”, proposto por Tom Gunning, observe as seguintes afirmações.

I) Trata-se de um modo particular no cinema produzido entre a virada do século XIX para o século XX que busca se dirigir ao espectador com clara intenção exibicionista.

II) Sua linguagem, regida pelos nascentes princípios da decupagem e da continuidade narrativa, teve em Georges Mélies um de seus principais representantes.

III) Com o objetivo de espantar e maravilhar o espectador, esse cinema não tinha como prioridade a intenção de contar histórias.

Estão CORRETAS:

  • A. I e III
  • B. II e III
  • C. I e II
  • D. I, II e III
  • E. Nenhuma das afirmativas

Associe a coluna da direita com a da esquerda, relacionando cada conceito das teorias audiovisuais ao autor que o concebeu.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

  • A. III, I, IV, II
  • B. I, III, II, IV
  • C. III, II, I, IV
  • D. IV, I, III, II
  • E. IV, II, III, I

Sobre o processo atual de Ensino e Aprendizagem da Arte, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A escolha das atividades ou assuntos a serem propostos precisa ser feita de maneira cuidadosa, no sentido de possibilitar aos jovens o exercício de colaboração artística e estética com outras pessoas com as quais convivem, com a sua cultura e com o patrimônio artístico da humanidade.
  • B. Um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem de Arte é capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.
  • C. O ensino e aprendizagem de Arte deve ter assegurada a presença da instância reflexiva em todas as etapas do processo de produção artística.
  • D. Deve ser incentivada a dicotomia que opõe Teoria x Prática.
  • E. A Arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo. Por meio dela manifestamos significados, sensibilidades, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura.
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