Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São funções expressivas possíveis para um travelling para frente, EXCETO:

  • A. Inserir o espectador no mundo onde vai se desenrolar a ação.
  • B. Demonstrar a proximidade espacial entre dois personagens se abraçando.
  • C. Realçar um elemento dramático importante.
  • D. Descrever um espaço material em profundidade.
  • E. Materializar a tensão mental de um personagem.

O acoplamento do microfone à câmera permite fazer coincidir o ponto de vista com o ponto de escuta, possibilitando restituir a verdade do espaço sonoro em concordância com a do espaço visual. Em qual das situações abaixo isso é mais vantajoso?

  • A. Na gravação de diálogos ficcionais fora de estúdio.
  • B. Na documentação de paisagens naturais.
  • C. Na gravação de uma narração off.
  • D. Na produção de uma percepção subjetiva ficcional.
  • E. Na produção de uma trilha sonora diegética.

Em quais dos gêneros abaixo se nota maior influência da vanguarda expressionista?

  • A. Horror, ficção científica, noir.
  • B. Horror, blaxploitation, ficção científica.
  • C. Suspense, thriller, blaxploitation.
  • D. Noir, thriller, neorrealismo.
  • E. Cinema estrutural, terror, gore.

Esse mural representa um trágico acontecimento do século XX, adotando uma estética fundamentada na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade. Estamos falando de:

  • A. “O Homem Controlador do Universo”, “Diego Rivera”.
  • B. “Guernica”, “Pablo Picasso”.
  • C. “Os Fuzilamentos de 3 de Maio”, “Goya”.
  • D. “O Sofrimento de Laio”, “Candido Portinari”.
  • E. “Noite Estrelada”, “Vincent Van Gogh”.

Sobre as funções relacionadas à produção sonora em uma realização cinematográfica, considere as seguintes afirmativas:

I) O desenhista de som pode criar sons inexistentes na vida real, mas que o espectador aceitará como normal.

II) O técnico de captação de som supervisiona toda a produção da trilha sonora.

III) O trabalho do microfonista se limita à gravação do som.

São CORRETAS:

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. I e III
  • D. II
  • E. Nenhuma

Sobre os planos cinematográficos, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:

  • A. São frequentemente caracterizados de acordo com a abertura que dão à cena.
  • B. O travelling precisa ser realizado por equipamentos como uma dolly ou uma grua.
  • C. Um filme de ritmo normal possui entre 500 e 600 planos. Um de ação costuma ter 900 planos ou mais.
  • D. Planos neutros são utilizados para modificar a direção da ação ou criar uma situação inesperada.
  • E. O plano master diminui o risco de erros de continuidade, mas pode aumentar os custos e o tempo de filmagem.

A respeito das equipes e dos técnicos envolvidos na produção audiovisual, considere as seguintes afirmativas:

I) Direção, produção, sonorização, montagem e finalização são áreas essenciais de uma equipe destinada à produção de uma obra audiovisual.

II) O filme é gravado ou filmado em uma ordem estabelecida segundo parâmetros administrativos e econômicos, rompendo, constantemente, a ordem de sequência do roteiro.

III) Na produção cinematográfica, o diretor é o responsável pelo resultado final da obra, ao passo que o produtor apenas atende às solicitações do diretor, sem impedir que ele concretize artisticamente tudo que pensou para a realização do filme.

IV) A equipe de fotografia é coordenada pelo diretor de fotografia, responsável, juntamente com seus assistentes e colaboradores, pela concepção da qualidade fotográfica da imagem do filme. Cabe ao diretor de fotografia definir a lente e os filtros de cores, além de definir o direcionamento da câmera.

São CORRETAS:

  • A. I, II e IV
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. Todas

Qual destas funções de uma equipe audiovisual não faz parte do departamento de arte?

  • A. Maquiador
  • B. Contrarregra
  • C. Figurinista
  • D. Continuísta
  • E. Produtor de objetos

São atribuições pertinentes às funções técnicas que compõem o departamento de arte de uma produção audiovisual, EXCETO:

  • A. A partir da leitura da análise técnica, fazer o levantamento de figurinos e elementos cenográficos de uma obra audiovisual.
  • B. Conceber esteticamente o desenho de luz de cada cena.
  • C. Elaborar a paleta de cores referentes a cada locação.
  • D. Fazer testes com técnicas específicas para envelhecimento de figurinos e objetos de cena.
  • E. Ser responsável pelos diversos tipos de maquiagem dos personagens e figurantes.

Em produções audiovisuais que requerem mais de um assistente de câmera, qual das atribuições abaixo é exclusiva do primeiro desses assistentes?

  • A. A responsabilidade pelo foco da câmera.
  • B. A manutenção e a limpeza das lentes.
  • C. A troca de negativos nos chassis, ao se trabalhar com película cinematográfica.
  • D. O backup dos arquivos digitais filmados pela câmera.
  • E. Nenhuma das alternativas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...