Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram um termo para designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. O conceito foi usado pela primeira vez no ensaio “O iluminismo como mistificação das massas”. O termo criado por esses pensadores e o grupo a que estavam filiados são, respectivamente,

  • A. alienação e Escola de Chicago.
  • B. capitalismo selvagem e Escola de Toronto.
  • C. armadura conceptual e Teóricos do Espelho.
  • D. concretismo e Agenda Setting.
  • E. indústria cultural e Escola de Frankfurt.

A ideia de que o ator deveria desenvolver a faculdade de ver-se mentalmente, de forma contínua, em um espelho, é parte da noção de conhecimento aprofundado do corpo para gerar expressividade do teatro de

  • A.

    Anton Tchekhov.

  • B.

    Erwin Piscator.

  • C.

    Vsevolod Meyerhold.

  • D.

    Noël Coward.

  • E.

    André Antoine.

Para Spolin (2008), existem três níveis de jogo, que são:

  • A.

    introdução; solução de problemas; ação catalisadora.

  • B.

    introdução; geração de problemas; ação catalisadora.

  • C.

    participação; solução de problemas; ação catalisadora.

  • D.

    introdução aos problemas; geração de problemas; ação.

  • E.

    participação; ação catalisadora; experimentalismo.

A diferença entre jogo dramático (faz-de-conta) e jogo teatral é que no segundo existe

  • A.

    a inserção da regra e o pressuposto de um conjunto de princípios pedagógicos.

  • B.

    a presença de um professor que avalia o talento e a capacidade artística de cada aluno.

  • C.

    a presença do aparato teatral: palco, plateia, cenários e figurinos.

  • D.

    a proposta de improvisação livre de regras, que permite maior inventividade por parte do aluno.

  • E.

    a necessidade de introdução dos aspectos textuais que compõem o teatro.

Para Salles (2007) “atores e atrizes retêm em suas memórias expressões faciais, modulações de voz ou gestos diversos para uma mesma fala”. Essa coleção será experimentada nos ensaios, mas, entre as possibilidades, alguns caminhos serão escolhidos e outros descartados.

Do ponto de vista do processo de criação, a autora denomina o momento como

  • A.

    levantamento.

  • B.

    memórias.

  • C.

    percepção.

  • D.

    testagem.

  • E.

    rastros.

Na finalização de uma atividade de ateliê, propor aos alunos uma roda de conversa, na qual os trabalhos realizados são exibidos, analisados e cada aluno pode falar de seu processo de trabalho, é uma atividade

  • A.

    inadequada, porque não faz sentido mostrar trabalhos de crianças e adolescentes como produção artística.

  • B.

    inadequada, porque isso pode criar desconforto e competição entre os alunos.

  • C.

    inadequada, porque não existem formas de análise de produções artísticas que possam ser compartilhadas.

  • D.

    adequada, como forma de partilhar fruição e troca de repertório na resolução dos problemas da criação.

  • E.

    adequada, como forma de estabelecimento de critérios sólidos na avaliação de obras de arte.

A disseminação da leitura da obra de arte na educação ocorreu no Brasil, após a publicação do livro A imagem no ensino da Arte (1991), de Ana Mae Barbosa (In: Oliveira, 2007). Antes dessa disseminação, as atividades de artes visuais desenvolvidas na educação escolar estavam limitadas

  • A.

    aos estudos teóricos de crítica e estética.

  • B.

    ao desenho geométrico e à história da arte.

  • C.

    à decodificação da imagem e ao fazer artístico.

  • D.

    ao fazer artístico autoexpressivo e ao desenho geométrico.

  • E.

    aos estudos de crítica e à história da arte.

Segundo Barbosa (2007), “a escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação. Isto não só é desejável, mas essencialmente civilizatório, porque o prazer da arte é a principal fonte de continuidade histórica, orgulho e senso de unidade para uma cidade, nação ou império”.

Esse trecho indica que o objetivo da educação escolar é de formar

  • A.

    artistas profissionais.

  • B.

    o conhecedor, o fruidor e o decodificador.

  • C.

    historiadores.

  • D.

    professores de arte.

  • E.

    técnicos que possam preservar as obras.

A proposta da Federação de Arte Educadores do Brasil – FAEB – em relação à educação artística polivalente é de

  • A.

    incorporar a prática na formação do professor.

  • B.

    desenvolver pesquisas que a corroborem.

  • C.

    capacitar melhor os professores polivalentes.

  • D.

    organizar seminários que valorizem sua história.

  • E.

    rejeitar e denunciar a prática.

Pimentel (In: Oliveira, 2007) aponta para os estudos contemporâneos que deslocam o entendimento da arte como linguagem para arte como imagética. Assim, seu ensino não se daria por comunicação, mas por

  • A.

    metonímia.

  • B.

    metonímia.

  • C.

    metonímia.

  • D.

    simbolismo.

  • E.

    metáfora.

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