Questões sobre Política Internacional/ Relação entre Países

Lista completa de Questões sobre Política Internacional/ Relação entre Países para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a ÚNICA alternativa que NÃO corresponde a uma das atitudes do presidente da Venezuela, logo após dois meses de greve geral no país.

  • A. Perseguição aos opositores do seu governo.
  • B.

    Aceitação de Hugo Chavéz às reivindicações da população, que exigiam a redução do seu mandato presidencial de seis para quatro anos.

  • C.

    Descumprimento por parte de Hugo Chavéz ao acordo feito com a oposição para que ambas as partes abandonassem a violência e retornassem as negociações.

  • D.

    Demissão punitiva aos funcionários da empresa estatal do petróleo PDVSA.

  • E.

    Abandono de Hugo Chavéz ao diálogo político, criando embaraço a diplomacia brasileira, empenhada na mediação do impasse.

Com o auxílio do texto acima e tendo em vista o tenso cenário do Oriente Médio, julgue os itens seguintes.

Um dos principais obstáculos à paz no Oriente Médio decorre do fato de que, até hoje, ainda não se conseguiu materializar um Estado para os palestinos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A complexa e difícil realidade do Oriente Médio amplia o nível de tensão mundial, gera novos focos de atrito e põe em risco a precária paz na qual se vive hoje. Velhos problemas permanecem sem solução, ao tempo em que ódios históricos e intolerâncias as mais diversas teimam em continuar existindo. Relativamente ao cenário atual dessa região, julgue os itens seguintes.

Recentemente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou resolução que reitera a imperiosa necessidade de que o Estado da Palestina seja efetivamente implantado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos temas tratados no texto IV, julgue os seguintes itens.

A passagem da bipolaridade para as polaridades difusas ou múltiplas polaridades marca o fim de uma era caracterizada pelo confronto americano-soviético, substituída por um novo quadro de poder mundial que ainda não está claramente definido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto do texto acima, julgue os itens seguintes.

A renúncia do presidente Fernando de la Rúa, em meio a intensas e violentas manifestações populares, remete ao ocorrido com o presidente Alfonsín, que, premido pelas circunstâncias adversas, entregou o poder ao sucessor eleito, Carlos Menem, antes da data prevista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para muitos, foi um acontecimento histórico: a 28 de maio de 2002, em cerimônia realizada nos arredores de Roma, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), abrindo as portas para a cooperação militar pós-Guerra Fria. No que se refere ao tema, de indiscutível importância para o desenrolar da política internacional, julgue as assertivas a seguir propostas, identificando- as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correspondente.

( ) Apesar de toda a extensão da crise que sepultou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que se desdobrou no desmonte dos regimes socialistas na Europa Oriental, a Rússia mantém seu arsenal nuclear, o que por si só lhe confere peso nas questões afetas à segurança mundial.

( ) OTAN e Pacto de Varsóvia surgiram no tenso ambiente de disputa de poder mundial pelas duas superpotências emergentes ao final da Segunda Guerra, EUA e URSS; em ambos os casos, plenamente integrados à lógica que presidia o choque de interesses na ordem bipolar, tratava-se de alianças militares, tecnicamente justificadas como forças de defesa.

( ) O fim da URSS, acompanhado do colapso socialista no Leste Europeu, correspondeu à desativação do Pacto de Varsóvia, o mesmo não tendo ocorrido com a OTAN; preservada e fortalecida, a OTAN parece forjar um novo papel para si, no qual o combate ao terrorismo internacional certamente figura em plano superior.

  • A.

    V, V, F

  • B.

    V, F, F

  • C.

    F, V, V

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, F, V

Ao se iniciar, o século XXI vê nascer o mais novo país do mundo, o Timor Leste, Estado que surge de forma singular e após sofrer dramática agressão externa. Entre as circunstâncias históricas que envolveram a trajetória desse pequeno país asiático até a consumação de sua autonomia, para a qual foi significativa a participação brasileira, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Depois de cinco séculos de dominação portuguesa e de vinte e cinco anos de luta contra a ocupação indonésia, o Timor Leste conseguiu proclamar-se Estado independente, após ter ficado cerca de dois anos e meio sob administração da Organização das Nações Unidas (ONU).

  • B.

    Pobreza e baixo índice de escolaridade, com uma taxa de analfabetismo superior a 50% da população, são duas graves características atuais do Timor Leste, que terá na reconstrução de sua economia – destruída pela ocupação da Indonésia – seu grande desafio inicial.

  • C.

    Com a intervenção de uma força internacional, que contou com a participação de militares brasileiros, foi possível definir um calendário político, restabelecer a paz e pôr fim a anos de violência no Timor Leste, tudo isso sob a coordenação da ONU, que escolheu um brasileiro, Sérgio Vieira de Melo, para comandar a operação.

  • D.

    Obtendo cerca de 80% dos votos, em eleições diretas que contaram com a presença de observadores internacionais, entre os quais parlamentares brasileiros, foi eleito Presidente da República Democrática do Timor Leste, Xanana Gusmão, líder da resistência e exguerrilheiro.

  • E.

    Causou estranheza nos círculos internacionais a posição assumida por Portugal em todo o longo e difícil processo de independência de sua antiga colônia timorense: ainda que não tenha defendido ostensivamente as atitudes agressivas da Indonésia, na prática não ofereceu apoio político ou logístico ao Timor Leste.

No século passado, submetida, nas décadas de 60 e 70, a regimes ditatoriais, a América Latina reencontrou-se com a democracia a partir dos anos 80. Graves problemas econômicos, no entanto, parecem não ter sido solucionados e, na medida em que aprofundam a crise social, acabam por gerar um preocupante quadro de instabilidade política. Colômbia, Argentina e Venezuela, embora longe de serem casos únicos, simbolizam as dificuldades que, nos dias de hoje, caracterizam os países latino-americanos de maneira quase generalizada. A propósito desse quadro, julgue os itens que se seguem.

De uma forma geral, os partidos políticos tradicionais da América Latina, alguns dos quais centenários, entraram em crise, o que pode ser explicado, entre outras razões, pela descrença na política tradicional, pelos repetidos casos de corrupção e pela incompetência na administração de seus países.

  • C. Certo
  • E. Errado

Seis dias e seis noites em Doha restituíram a capacidade da OMC de transformar discórdia em concórdia e dissiparam a sombra de Seattle. Nada mais oportuno, dada a assustadora acumulação de perigos. Um fracasso teria condenado a OMC à inação. A pressão para que os países renegassem o internacionalismo, assumissem as reclamações protecionistas feitas pelos populistas e seguissem aferrados às estreitas prioridades nacionalistas era enorme. Mesmo assim, eles não se dobraram. Os ministros dos 142 países-membros da OMC chegaram à rodada de negociações decididos a conceber um programa equilibrado. Declaramos claramente que os direitos dos países pobres têm primazia sobre as patentes de medicamentos na área de saúde pública. Na esfera da agricultura, o mandato de negociação oferece aos países em desenvolvimento a possibilidade de obter benefícios comerciais substanciais.

A partir do texto do ex-premiê da Nova Zelândia e atual diretor-geral da OMC, julgue os itens que se seguem.

Um dos problemas políticos mais sensíveis criados pela Conferência de Doha, na opinião de boa parte de seus participantes e de analistas internacionais, foi a admissão da China na OMC, acompanhada pela de Taiwan como Estado independente, mas não como parte integrante do território chinês, como queria Beijing.

  • C. Certo
  • E. Errado

As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

Os sistemas majoritários, como o inglês e o norte-americano, são sistemas potencialmente desagregadores, pois pulverizam a representação política.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...