Questões de Atualidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Um conhecido dito inglês critica o número de universidades americanas, dizendo que “os EUA, com suas 4000 universidades, certamente têm 50 das 100 melhores instituições do mundo, mas também têm as 500 piores”. Nos últimos anos, proliferaram sistemas e propostas de avaliação da qualidade de universidades e sua classificação em “rankings”. Nesse contexto, é correto afirmar que:

  • A. não há uma única universidade brasileira entre as 10 melhores universidades latino-americanas.
  • B. apenas a USP, a Unicamp e a UFRJ estão entre as 1000 melhores universidades do mundo.
  • C. a maior e melhor universidade latino-americana é a USP.
  • D. o MEC definiu como objetivo ter duas universidades brasileiras entre as 100 melhores do mundo até o ano de 2020.
  • E. a melhor universidade brasileira é a USP, de acordo com a maioria desses rankings.

A Declaração de Bolonha (junho de 1999), que deu origem ao denominado Processo de Bolonha, é um documento assinado pelos Ministros da Educação dos países da União Europeia, estabelecendo objetivos para seus sistemas de ensino superior. Uma das consequências mais importantes foi a adoção generalizada do sistema europeu de créditos (ECTS) e um diploma inicial após 3 anos de estudo (primeiro ciclo ou licenciatura), válido em qualquer dos países signatários. Assinale a alternativa correta.

  • A. Os diplomas desse primeiro ciclo, mesmo tendo apenas 3 anos de duração, são passíveis de reconhecimento no Brasil, pois a carga horária de aulas preconizada pelo sistema ECTS é superior àquela do sistema brasileiro.
  • B. Os cursos de primeiro ciclo europeu, em geral, não são reconhecidos no Brasil, mas os títulos de mestrado e doutorado passaram a ser automaticamente revalidados.
  • C. Os diplomas desse primeiro ciclo, mesmo tendo apenas 3 anos de duração, são passíveis de reconhecimento no Brasil, pois a carga horária de aulas preconizada pelo sistema ECTS é superior àquela do sistema brasileiro.
  • D. Os diplomas europeus de primeiro ciclo tiveram seu reconhecimento no Brasil dificultado, pois a duração total e a carga horária de aulas tornaram- se significativamente diferentes daquelas praticadas no Brasil.
  • E. Não houve qualquer impacto sobre o reconhecimento dos diplomas emitidos na Europa, pois todos são analisados um a um por universidades brasileiras
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