Questões de Biblioteconomia

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Em relação ao marketing, marque V para assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A análise de mercado é item fundamental para a implantação do marketing, visando organizar, construir, manter ou revitalizar uma demanda, com a finalidade de conhecer a amplitude, tendências, barreiras tecnológicas, vulnerabilidade, concentração de demanda, nível de necessidade informacional, que nortearão a escolha do segmento de mercado de atuação da unidade de informação.

( ) A análise ambiental é o estudo sobre a clientela e deve ser feito da forma mais particularizada possível, conhecendo suas peculiaridades em busca da promoção da satisfação de suas necessidades informacionais.

( ) A análise do cliente é o conhecimento sobre as tecnologias e demais informações nos âmbitos nacional e internacional na área de atuação da unidade de informação.

( ) Segmentação de mercado é o estudo de grupos de clientes com características semelhantes ou relacionadas, que têm necessidades e desejos comuns e que responderão a motivações idênticas e usarão os mesmos produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, V, F
  • B. V, F, V, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, V, F, V

O serviço de referência e informação, atualmente denominado serviço de atendimento ao usuário, compreende uma série de atividades voltadas à mediação entre os serviços e produtos desenvolvidos pelo sistema de informação e os seus usuários. Assinale o conjunto de atividades que melhor compõem o escopo desse serviço.

  • A.

    Entrevista de referência, estudos de usabilidade, seleção e aquisição de acervo, empréstimos e indexação.

  • B.

    Processo de referência, estudos de usuários, educação de usuários, comunicação visual/interface, propaganda e marketing dos produtos e serviços.

  • C.

    Classificação, serviços de extensão à comunidade, gerenciamento e administração do sistema de informação como um todo.

  • D.

    Estudos de usuários, estudos de usabilidade, empréstimos entre bibliotecas e políticas de indexação e classificação

  • E. Desenvolvimento de coleções, processo de referência, implementação de websites e tutoriais, divulgação e marketing.

Os objetivos da avaliação dos serviços oferecidos por um Sistema de Informação podem ser:

I. acompanhar tendências, monitorar inovações e justificar prestações de contas;

II. planejar o processo de desenvolvimento de coleções;

III. desenvolver estudos de usuários e traçar políticas de indexação do acervo;

IV. obter os recursos necessários para o desenvolvimento de novos serviços e produtos;

V. identificar os programas e serviços necessários para atingir as metas e otimizar a alocação de recursos.

O que melhor identifica os objetivos da avaliação é o contido nos itens

  • A.

    I e V, apenas.

  • B.

    II e V, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    III, IV e V, apenas

  • E.

    I, II, III, IV e V.

A partir das respostas às questões para a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades de informação, inicia-se o planejamento do sistema de informação de marketing.

Dentre seus componentes, o sistema de inteligência de marketing é o conjunto de:

  • A. relatórios sobre pedidos, atendimentos, produtos/serviços, preços e controles internos;
  • B. dados, sistemas, ferramentas e técnicas de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente, transformando-as em base para a ação de marketing;
  • C. procedimentos e fontes usados por gestores para obter informações atualizadas sobre os desenvolvimentos ocorridos no ambiente de marketing;
  • D. informações resultantes da pesquisa de mercado (planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing);
  • E. métodos, atividades, tarefas, ações e medidas por meio dos quais as metas e os objetivos podem ser alcançados.

Uma representação do Processo de Referência pode ser:

Analisando esse modelo à luz das teorias de recepção e comunicação, assinale o conjunto de atividades que compõem de forma mais completa esse processo.

Analisando esse modelo à luz das teorias de recepção e comunicação, assinale o conjunto de atividades que compõem de forma mais completa esse processo.

  • A. Definição da fonte de informação, estratégia de busca e recuperação da informação.
  • B. Compreensão do problema pelo usuário; diálogo entre emissor e receptor e interpretação da questão.
  • C. Apresentação da questão de referência, tradução da questão para termos de busca e orientação para recuperação da informação.
  • D. Orientação quanto ao uso do sistema de recuperação, discussão sobre lógica booleana e identificação das fontes de informação mais adequadas.
  • E. Análise da mensagem, negociação da questão de referência, desenvolvimento da estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação.

As relações públicas e a publicidade constituem o maior componente da promoção. Incluem-se entre as atividades de relações públicas em bibliotecas:

  • A. criar artigos e incentivar o uso de canais informais; criar bom clima de relacionamento entre a organização e seu público; proporcionar vasta exposição dos produtos e serviços novos ou já existentes; instruir o público;
  • B. desenvolver uma atitude positiva sobre a biblioteca; ouvir mais do que falar; manter um relacionamento constante com os usuários; escrever cartas;
  • C. treinar voluntários e equipes; administrar reclamações; preparar relatórios anuais; trabalhar com editores;
  • D. estabelecer um valor para a comunidade, aumentar o uso da biblioteca; projetar uma imagem; criar um interesse;
  • E. fazer lobby; ampliar o prestígio; estimular o recrutamento; fazer mais perguntas que afirmativas.

De acordo com a norma da ABNT - Informação e documentação - Referências - Elaboração, NBR 6023, a localização da Referência pode aparecer:

  • A. na margem superior do texto, em listas, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • B. no rodapé, no fim de texto, em listas independentes, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • C. no fim de texto ou de capítulo, em lista de referências, no anexo, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • D. no início de capítulo, em listas de referências, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • E. no rodapé, no fim de texto ou de capítulo, em lista de referências, antecedendo resumos, resenhas e recensões.

De acordo com a norma da ABNT – Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos, NBR 10520, as expressões latinas devem ser utilizadas somente em:

  • A. referências; a expressão idem é a única que também pode ser usada no texto;
  • B. notas; a expressão apud é a única que também pode ser usada no texto;
  • C. citações; a expressão ibidem é a única que também pode ser usada no texto;
  • D. notas; a expressão opus citatum é a única que também pode ser usada no texto;
  • E. referências; a expressão ibidem é a única que também pode ser usada no texto.

As obras de referências têm como característica comum o fato de serem documentos secundários. No que se refere à produção do seu conteúdo, essas obras:

  • A. possuem informações atualizadas e, de conteúdo generalizado;
  • B. são organizadas de forma regular, visando uma área do conhecimento específica;
  • C. não contêm informações novas, mas repetem e organizam as informações disponíveis;
  • D. não contêm informações novas e, limitam as informações disponíveis;
  • E. possuem apenas informações atualizadas e seguem uma padronização organizacional.

Um sistema de informática é composto por:

  • A. pessoal especializado, material de tratamento eletrônico de informação, meios de comunicação, programas;
  • B. pessoal com formação generalizada, material de tratamento eletrônico e impresso, meios de comunicação, programas;
  • C. pessoal especializado, guias, meios de comunicação, sistemas;
  • D. pessoal, guias, relatórios, manuais específicos, meios de informação e comunicação, programas;
  • E. pessoal com formação generalizada, meios de informação e comunicação, sistemas e programas.
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