Questões de Biblioteconomia do ano 2017

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A qualidade em um serviço de informação não é atingida por acaso. É essencial o engajamento da gerência, responsável pelas propostas iniciais e o planejamento para o alcance dos objetivos do Sistema de Informação. Relacione a COLUNA I com a COLUNA II considerando as ferramentas para a gestão da qualidade.

COLUNA I

1. É um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.

2. Ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.

3. Também denominado diagrama de frequência. Por intermédio desse instrumento, é possível visualizar como eventos repetitivos variam no correr do tempo.

4. Essa técnica parte do princípio que o ser humano, ao se defrontar com um determinado problema, tem a tendência natural de utilizar ao mesmo tempo duas funções de sua mente, as de criação e de julgamento.

5. Essa técnica avalia os fatores que influenciam um problema, ou seja, as forças que possibilitam a sua solução ou que impedem que esta seja atingida. Representa uma ferramenta útil para solução de problemas, encorajando os envolvidos a atingir um consenso sobre a prioridade relativa dos fatores envolvidos em uma determinada questão.

COLUNA II

( ) Análise do campo de forças

( ) Fluxograma

( ) Gráfico de Pareto

( ) Histograma

( ) Brainstorming

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 5 1 2 3 4
  • B. 2 3 4 1 5
  • C. 1 5 4 3 2
  • D. 4 5 2 3 1

O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.

Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço de Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:

  • A. Permite concentrar-se nos usuários e em suas necessidades.
  • B. Contribui para melhorar de modo permanente o valor agregado dos produtos e serviços.
  • C. Permite que a orientação para o usuário seja uma contribuição para a inovação, não se revelando, no entanto, como valor agregado na oferta global de informação.
  • D. Possibilita o estabelecimento de parcerias.

De acordo com os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR), corresponde a uma Manifestação:

  • A. a adaptação da obra Vidas secas, de Graciliano Ramos, para uma peça teatral.
  • B. o exemplar da primeira edição de Iracema, armazenado na Biblioteca Nacional.
  • C. um livro emprestado por um usuário e utilizado para expressar suas ideias em um trabalho.
  • D. o conteúdo intelectual do livro Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde, escrito por Luiz Carlos Melo.
  • E. a nova edição do livro Economia popular: uma via de modernização para Alagoas, de Cícero Péricles de Carvalho.

O levantamento bibliográfico realizado pela bibliotecária contém referências de normas superiores, de ações e de decisões judiciais. É correto afirmar que se tratam de fontes

  • A. legislativas, apenas.
  • B. jurisprudenciais, apenas.
  • C. legislativas e jurisprudenciais.
  • D. doutrinárias e legislativas.
  • E. doutrinárias e jurisprudenciais.

Sobre as ontologias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Definem os termos usados para descrever e representar uma área do conhecimento.

( ) Promovem e facilitam a interoperabilidade entre sistemas de informação, possibilitando o compartilhamento de conhecimento entre os sistemas.

( ) Possuem funcionalidades que permitem que as máquinas possam processar o “raciocínio” automatizado por meio de regras e inferências.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F.
  • B. F, V, V.
  • C. V, F, F.
  • D. V, V, V.

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).

Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.

( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.

( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.

( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V V F
  • C. V V V F
  • D. V V F F

A organização do Serviço de Referência implica no reagrupamento de atividades relacionadas com a mediação, como auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.

Sobre o Serviço de Referência, é incorreto afirmar:

  • A. A mediação se amplia com a oferta de uma organização temática das coleções.
  • B. O acesso à informação é feito segundo o suporte de informação (livros, periódicos, recursos audiovisuais, bancos de dados, etc.).
  • C. Uma orientação individualizada aos usuários prestada por um Serviço de Referência representa, certamente, um caminho futuro para as profissões da informação.
  • D. A função de mediação visando aos novos serviços de informação implica na aquisição de saberes e competências suplementares.

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

  • A. representa a imagem da instituição.
  • B. é agente de captação de recursos humanos e financeiros da instituição.
  • C. intermedia uma necessidade de informação e as fontes de informação.
  • D. é polo de excelência para a recepção, a orientação e a pesquisa de informação.

Para localizar a obra “Reforma eleitoral: comentários à Lei 13.165”, de Jaime Barreiros Neto, um juiz de direito deve fazer uma busca

  • A. no Portal Juris.
  • B. no site da Presidência da República.
  • C. no Sistema de Legislação Informatizada.
  • D. na Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral.
  • E. na base de Acórdãos do Tribunal Superior Eleitoral.

A biblioteca digital tem sido definida por vários estudiosos e instituições e uma definição das mais difundidas é a da Digital Library Federation (DLF): “bibliotecas digitais são organizações que fornecem os recursos, inclusive o pessoal especializado, para selecionar, estruturar, oferecer acesso intelectual, interpretar, distribuir, preservar a integridade e garantir a permanência no tempo de coleções de obras digitais, de modo que estejam acessíveis, pronta e economicamente, para serem usadas por uma comunidade determinada ou por um conjunto de comunidades”. A análise dessa definição permite afirmar que ela

  • A. identifica três componentes essenciais: a coleção, os serviços de acesso e o usuário.
  • B. abrange o acesso à informação, seu uso e a gestão do fluxo das atividades administrativas.
  • C. inclui a biblioteca como instituição, as ações envolvidas, o profissional encarregado de executá-las e os usuários.
  • D. tem o foco nos serviços que se adaptam ao contexto digital num esforço de transformação da biblioteca tradicional.
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