Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere a página de rosto abaixo.

Ao catalogar o item seguindo o AACR2, um bibliotecário determinou corretamente como entrada principal:

  • A. Rio, João do, apelante.
  • B. Boccanera, A., comp.
  • C. Brasil. Superior Tribunal de Justiça.
  • D. Rede de Televisão Excelsior, apelada.
  • E. Direito à imagem.

Utilizando o AACR2 para catalogar um recurso eletrônico disponível apenas por acesso remoto, uma bibliotecária registrou o modo de acesso na área da descrição física. Neste caso, o procedimento está

  • A. correto; os detalhes físicos devem aparecer após a designação geral do material.
  • B. incorreto; na área da descrição física, deve-se registrar os requisitos do sistema.
  • C. incorreto; a área da descrição física indica o tipo e extensão do recurso.
  • D. incorreto; o modo de acesso deve ser registrado na área das notas.
  • E. correto; o registro deve conter a expressão Modo de acesso, seguido de dois pontos.

A tarefa de um bibliotecário é organizar fontes terciárias de informação, portanto, ele se ocupa da coleção de

  • A. bibliografias de bibliografias.
  • B. dissertações e teses.
  • C. relatórios de pesquisa.
  • D. dicionários e enciclopédias.
  • E. revisões da literatura.

Em relação às fontes de informação jurídica, considere:

I. Para recuperar a doutrina sobre a legislação federal relativa ao meio ambiente, um deputado deverá consultar o Repositório de Documentos Legislativos do Senado Federal.

II. Órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Ministério do Trabalho são considerados fontes de informação jurídica.

III. O Sistema de Legislação Informatizada gerencia e recupera normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o período do Império.

IV. O Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e o Código Penal são exemplos de conjuntos de disposições legais relativas a um ramo do direito.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e IV.
  • D. I e II.
  • E. I, II e III.

Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro lista as modalidades de cooperação para o desenvolvimento de coleções e, o segundo, as características dessas modalidades:

I. Desenvolvimento cooperativo.

II. Aquisição coordenada.

III. Aquisição conjunta.

a. Duas ou mais bibliotecas concordam que cada uma terá certas áreas de responsabilidade primária de coleta e que elas permutarão tais materiais uma com a outra de forma gratuita.

b. Duas ou mais bibliotecas concordam em comprar certos materiais e/ou partilhar o(s) custo(s) a eles associado(s) e um ou mais membros em armazená-los.

c. Os membros fazem um pedido em comum por um produto ou serviço e cada membro recebe o produto/serviço.

A correlação correta dos dois agrupamentos é

  • A. I-a, II-b, III-c.
  • B. I-b, II-c, III-a.
  • C. I-c, II-a, III-b.
  • D. I-a, II-c, III-b.
  • E. I-c, II-b, III-a.

Após preparar um ensaio sobre aspectos éticos do direito na atualidade, a ser publicado em uma revista da área, um juiz pede a uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3a Região para resumir o documento. Seguindo as normas e práticas pertinentes em vigor, a profissional deverá elaborar um resumo

  • A. indicativo-informativo, recomendado para documentos que combinam elementos e abordagens de ambos os tipos de resumo.
  • B. informativo, recomendado para documentos que são frutos de pesquisas que apresentam objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
  • C. crítico, recomendado para documentos que apresentam uma discussão ou proponham uma reflexão sobre teorias, princípios e teses.
  • D. indicativo, recomendado para documentos menos estruturados que não contêm informações relativas a metodologias e resultados.
  • E. estruturado, recomendado para documentos que descrevem fundamentos, abordagens e outros argumentos utilizados no texto.

Em relação aos resumos, considere:

I. Em um ambiente eletrônico, um resumo facilita a busca livre em textos, mas não suporta a aplicação de vocabulários controlados que visam à indexação em serviços de recuperação de informações.

II. Seus propósitos são identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento, determinar a sua relevância e decidir se o documento precisa ser lido na íntegra.

III. A norma brasileira vincula a definição de resumo a um documento, enquanto a norma da ANSI, por exemplo, define resumo como a representação de um documento ou de uma apresentação oral.

IV. Para a NBR 6028, a extensão dos resumos varia de acordo com o tipo de documento: até 100 palavras para comunicações breves, até 250 palavras para artigos e capítulos de livros, e até 300 palavras para livros e teses.

V. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, como em: A resolução de conflitos no trabalho que comprometem a produtividade exige uma reorganização estrutural para reduzir a instabilidade social e/ou um programa de treinamento para reduzir conflitos de ponto de vista.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Suponha que dois bibliotecários da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recolocaram nas estantes dois grupos de livros classificados pela Classificação Decimal Universal − CDU, conforme as respectivas ordens abaixo:

Considerando a ordem de arquivamento da CDU, a atividade executada pelo bibliotecário

  • A. I está correta; o número composto que contém o sinal + é arquivado logo após o número simples.
  • B. II está incorreta; o número composto ligado pelo sinal : deve ser arquivado logo após o número contendo o sinal /.
  • C. II está correta; os números compostos que contêm os sinais + e / são arquivados antes do número simples.
  • D. I está incorreta; os números compostos que apresentam auxiliares como sufixos estão com a ordem invertida.
  • E. I e a executada pelo II estão incorretas; o número composto com o auxiliar como prefixo deve vir antes do número simples e os números compostos com auxiliares como sufixos estão com a ordem invertida.

Na Classificação Decimal Universal, o recurso de intercalação

I. é o emprego de um auxiliar como infixo, e não como prefixo ou sufixo de um número principal.

II. tem por objetivo tornar mais útil o arranjo de documentos ou de suas referências quando classificados.

III. só pode ser empregado com auxiliares que possuem sinais biterminais, ou seja, parênteses ou aspas: os auxiliares comuns de forma, lugar, raça e tempo.

Em relação a esse recurso,

  • A. os itens I, II e III estão corretos; a intercalação permite ordenar o acervo de acordo com a ênfase que se deseja dar aos assuntos.
  • B. os itens I, II e III estão incorretos; a intercalação é um recurso que permite subordinar um conceito mais geral a uma classe mais específica.
  • C. o item I está incorreto; a intercalação permite o uso dos auxiliares independentes tanto como infixo, quanto como prefixo ou sufixo.
  • D. o item II está incorreto; a intercalação é um caso extremo de variação da ordem de citação, com o objetivo de obter uma sequência diferente.
  • E. o item III está incorreto; a intercalação pode ser empregada com qualquer auxiliar comum, seja dependente ou independente.

Em relação à Classificação Decimal Universal e seus mecanismos de síntese, considere os dois agrupamentos abaixo:

I. 398.34(=214.58):354(44)

II. =16(0.032)::355

III. “324”347.2+339-055.2

IV. (084.1)-035.51/2

a. Auxiliar comum de língua; Auxiliar comum de forma; Sinal de ordenação.

b. Auxiliar comum de raça; Sinal de relação simples; Auxiliar comum de lugar.

c. Auxiliar comum de forma; Auxiliar comum de materiais; Sinal de extensão.

d. Auxiliar comum de tempo; Sinal de coordenação; Auxiliar comum de pessoas.

A correlação correta dos dois agrupamentos é

  • A. I-d; II-a; III-c; IV-b.
  • B. I-a; II-b; III-c; IV-d.
  • C. I-c; II-d; III-a; IV-b.
  • D. I-d; II-c; III-b; IV-a.
  • E. I-b; II-a; III-d; IV-c.
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