Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A Classificação Decimal Universal possui um dispositivo chamado divisão paralela, usado para denotar que um dado conceito pode ser aplicado em mais de um lugar, como no exemplo abaixo:

(=1.4/.9) ≅ (4/9)

O exemplo está

  • A. incorreto; é assinalado pelo sinal de divisão semelhante a ~, indicando que a primeira notação serve de base para gerar as subdivisões da segunda.
  • B. correto; é um recurso usado apenas entre números principais ou entre auxiliares especiais ou entre auxiliares comuns.
  • C. correto; trata-se de uma tabela auxiliar especial usada para indicar que conceitos idênticos podem ser expressos pelos mesmos algarismos.
  • D. correto; significa que o número que precede o sinal pode ser subdividido de maneira análoga à do número que o sucede.
  • E. incorreto; tal dispositivo não se aplica aos auxiliares comuns, pois estes já possuem suas próprias subdivisões.

Considere as afirmações abaixo.

I. As bibliotecas que participam do desenvolvimento coordenado de coleções reduzem a duplicação a fim de prover uma coleção coletiva mais forte e atingir maior satisfação do usuário.

II. Apesar de algumas poucas e isoladas iniciativas de desenvolvimento coordenado de coleções, as bibliotecas não possuem uma história notável de alterar o comportamento que tradicionalmente adotam no desenvolvimento de coleções.

Em relação ao desenvolvimento coordenado de coleções,

  • A. as afirmações I e II estão incompletas, pois desconsideram o papel do elemento humano nas atividades do desenvolvimento coordenado de coleções.
  • B. as afirmações I e II estão incorretas.
  • C. apenas a afirmação I está correta e a II minimiza a adesão das bibliotecas a esforços cooperativos.
  • D. apenas a afirmação II está correta e a I extrapola o objetivo do desenvolvimento coordenado de coleções.
  • E. as afirmações I e II estão corretas.

No processo de indexação de documentos, uma bibliotecária selecionou certos termos em detrimento de outros, conforme abaixo:

Conclui-se que a opção por

  • A. termos genéricos na indexação levará a uma alta precisão na recuperação.
  • B. uma indexação mais genérica levará a uma recuperação mais baixa.
  • C. uma baixa especificidade na indexação levará a uma alta revocação na recuperação.
  • D. uma baixa exaustividade na indexação levará a uma alta revocação na recuperação.
  • E. termos de um vocabulário controlado na indexação levará a uma precisão mais baixa na recuperação.

A direção da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região pretende avaliar o desempenho de seus indexadores. Para tanto, resolve realizar uma simulação de uma avaliação real, aplicando o seguinte método:

I. Selecionar um conjunto de documentos recém adquiridos pela biblioteca.

II. Elaborar três questões para as quais cada documento seja considerado uma resposta relevante. Uma questão deve abordar o assunto principal do documento, enquanto as outras devem abordar os assuntos secundários.

III. Solicitar a especialistas a formulação de estratégias de busca para cada questão.

IV. Encaminhar os documentos ao setor de processamento para que sejam indexados normalmente.

V. Comparar a indexação com as estratégias de busca para determinar se os documentos seriam recuperados com os termos que lhes foram atribuídos.

Nesse caso, observa-se que

  • A. o problema com esse método é que ele julga um conjunto de termos de indexação como correto ou incorreto em termos absolutos.
  • B. o método só funciona quando o mesmo conjunto de documentos é indexado por diferentes indexadores.
  • C. um método mais eficiente é realizar um processo de revisão feito por um profissional experiente antes da inclusão do documento no acervo.
  • D. o método funciona bem se a amostra for grande o bastante e as estratégias de busca forem adequadas.
  • E. o método é inconsistente na medida em que as questões a serem elaboradas devem abordar o assunto principal, e não os secundários.

No Brasil, a Biblioteca Nacional divide as atividades de agência bibliográfica nacional com outras instituições. O IBICT é responsável pelo Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, enquanto o Senado Federal organiza a Bibliografia Brasileira de Direito.

A afirmativa acima está

  • A. correta; a Biblioteca Nacional produz a bibliografia brasileira corrente e atribui o ISSN, entre outras funções.
  • B. correta; a Biblioteca Nacional controla o depósito legal e atribui o ISBN, entre outras funções.
  • C. correta; a Biblioteca Nacional preserva a memória bibliográfica nacional e opera o programa de catalogação na publicação, entre outras funções.
  • D. incorreta; o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia controla a informação científica e tecnológica no país.
  • E. incorreta; o Senado Federal coordena a Rede Virtual de Bibliotecas, uma rede de bibliotecas dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Em uma biblioteca, estabeleceu-se o seguinte diálogo:

Ocorreu, no caso, uma tradicional entrevista de referência. Para compreender a questão do usuário, a bibliotecária utilizou 3 tipos de perguntas. Tais perguntas são classificadas, respectivamente, como

  • A. aberta, fechada e neutra.
  • B. encorajadora, aberta e fechada.
  • C. fechada, neutra e aberta.
  • D. neutra, aberta e fechada.
  • E. aberta, encorajadora e neutra.

Durante a entrevista de referência,

  • A. bibliotecário e magistrado encontram-se na etapa inicial da entrevista, denominada problema.
  • B. o bibliotecário utilizou uma pergunta fechada, que leva o usuário a especificar o interesse da consulta.
  • C. o magistrado fez uma consulta de localização de fatos, cuja resposta será o fornecimento de material específico.
  • D. o magistrado fez uma consulta de referência rápida, cuja resposta demanda a assistência limitada do bibliotecário.
  • E. o bibliotecário utilizou uma pergunta neutra, que leva ao contexto no qual a necessidade de informação se insere.

Considere os dois agrupamentos abaixo, nos quais se arrolam exemplos de referências e os tipos de documentos a que eles se referem:

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ic; IIa; IIIb.
  • B. Ia; IIc; IIIb.
  • C. Ib; IIc; IIIa.
  • D. Ia; IIb; IIIc.
  • E. Ic; IIb; IIIa.

As normas fixadas pelo Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

I. Abrangem atividades referentes, entre outros, a serviços de indexação, incluindo a área de publicação.

II. Podem ser propostas por qualquer interessado.

III. São de uso obrigatório.

Observa-se que

  • A. os itens I, II e III estão corretos; as normas visam a consistência, intercâmbio e supressão de diferenças técnicas.
  • B. o item II está incorreto; as normas devem ser propostas por instituições.
  • C. o item I está incorreto; o CBID fixa normas para bibliotecas e centros de documentação e informação.
  • D. os itens I, II e III estão incorretos; as normas não incluem a área de publicação, são propostas por profissionais e são elegíveis.
  • E. o item III está incorreto; por princípio, as normas são de uso voluntário.

BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Região). Administrativo. Escola Técnica Federal. Pagamento de diferenças referente a enquadramento de servidor decorrente da implantação de Plano Único de Classificação e Distribuição de Cargos e Empregos, instituído pela Lei no 8.270/91. Predominância da lei sobre a portaria. Apelação cível no 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Técnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de março de 1997. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, no 103, p. 558-562, mar. 1998.

É considerado elemento complementar:

  • A. Pagamento de diferenças referente a enquadramento de servidor decorrente da implantação de Plano Único de Classificação e Distribuição de Cargos e Empregos, instituído pela Lei no 8.270/91.
  • B. Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Técnica Federal de Pernambuco.
  • C. Relator: Juiz Nereu Santos.
  • D. (5. Região).
  • E. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, no 103, p. 558-562, mar. 1998.
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