Questões de Biomedicina - Análises Clínicas

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na ausência de sinais e sintomas, a presença desses microorganismos não caracteriza infecção que necessite tratamento. São considerados achados normais, pois fazem parte da microbiota normal da vagina:


I. Lactobacillus sp.

II. Cocos.

III. Outros Bacilos


Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I e II apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I apenas.

Os métodos de separação são utilizados com o intuito de separar substâncias que formam uma mistura. O que é a Centrifugação?

    A) Método que acelera o fenômeno da decantação quando a mistura é submetida a movimentos de translação em um equipamento.

    B) Método no qual um filtro de papel retém o componente sólido de uma mistura formada por um sólido e um gás ou um sólido não dissolvido em um líquido.

    C) Método no qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido em um líquido ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado em cima do componente mais denso, devido à ação da gravidade.

    D) Método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por um sólido dissolvido em um líquido. Nele o líquido é vaporizado e em seguida condensado, sendo recolhido em um outro recipiente.

    E) Método utilizado em soluções aquosas quando em contato com um segundo solvente orgânico imiscível junto do primeiro solvente. Isso ocorre para colocar a transferência de um ou mais solutos para o segundo solvente.

Analise as informações abaixo, relacionadas à conservação de materiais biológicos:
I. O sangue, após coletado, deve ser enviado ao laboratório para análise em até 24 horas. II. O tempo máximo de espera para processamento da urinálise é de 8 horas. III. Deve-se evitar refrigerar os materiais biológicos para transporte.
Considerando-se as informações apresentadas, é CORRETO afirmar que:

    A) Todas as informações apresentadas são falsas.

    B) Todas as informações apresentadas são verdadeiras.

    C) Apenas I é correta.

    D) Apenas II é correta.

    E) Apenas III é correta.

Analise as informações abaixo:

I. A dengue é uma arbovirose que evolui para cura espontânea na maioria dos casos.

II. A principal complicação da dengue é o choque hemorrágico.

III. A dengue pode evoluir para Síndrome de Guillain-Barre.

Sobre as assertivas apresentadas acima, podemos afirmar que:

    A) Todas estão corretas.

    B) Nenhuma está correta.

    C) Somente I e II são corretas.

    D) Somente II está correta.

    E) Somente III está correta.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença grave, que pode ser fatal, e quem tem sua incidência aumentada na população brasileira por conta de falhas no processo de vacinação nos últimos anos. Podemos afirmar que esta patologia é causada por:

    A) Vírus.

    B) Bactéria.

    C) Fungo.

    D) Prozoário.

    E) Micobactéria.

Considerando-se as doenças que são transmitidas por vetores de importância no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A Doença de Chagas é causada pela picada do barbeiro, que injeta o parasita na corrente sanguínea do hospedeiro durante sua alimentação noturna.

    B) A Leishmaniose pode ser transmitida por diversos mosquitos vetores, incluindo o mosquito da dengue.

    C) A Malária encontra-se amplamente distribuída pelo território brasileiro, devido à abundância de água que permite a proliferação do seu mosquito vetor, incluindo a região litorânea.

    D) A dengue é causada por 4 sorotipos diferentes de vírus.

    E) A febre amarela é uma doença grave transmitida pela picada de mosquitos de pessoa a pessoa, e por isso se enquadra nas doenças de notificação compulsória imediata.

A infecção por zika vírus tornou-se um problema de saúde pública no Brasil. Em relação à esta patologia, podemos afirmar que:

    A) Este protozoário pode ser transmitido por picadas de mosquitos

    B) A infecção pelo zika vírus é a segunda mais grave dentre as arboviroses, sendo a dengue a mais grave de todas.

    C) A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a dengue, a chikungunya, a leishmaniose e a febre amarela.

    D) Todas as faixas etárias e gêneros são igualmente susceptíveis ao vírus.

    E) A infecção evolui para cura dentro de cerca de 10 dias, podendo, em alguns casos, evoluir com complicações neurológicas importantes.

São exemplos de doenças causadas por fungos:

    A) Candidíase e paracoccidioidomicose.

    B) Micose cutânea e tuberculose.

    C) Tuberculose e candidíase.

    D) Micose de pele e tétano

    E) Tétano e tuberculose.

A Doença de Chagas é uma doença de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade, e os métodos de diagnósticos apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da infecção. Sabendo das diferenças no diagnóstico da Doença de Chagas na fase aguda ou crônica, e que algumas doenças o Ministério da Saúde determina que seja realizada a notificação compulsória, assinale a alternativa que melhor corresponde ao método de diagnóstico e a relação da notificação compulsória de casos confirmados de Doença de Chagas:

    A) Na fase aguda da doença, os métodos parasitológicos são mais indicados que os imunológicos e recomenda-se a realização simultânea de diferentes exames parasitológicos diretos. A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas deve ser notificada imediatamente (até 24 horas após a suspeição).

    B) Na fase aguda da doença são utilizados os exames parasitológicos, dentre eles, o método da lâmina corada de gota espessa é o que possui a maior sensibilidade. A notificação só é obrigatória após a confirmação da Doença de Chagas.

    C) Na fase aguda da Doença de Chagas são prioritariamente utilizados os métodos sorológicos para o diagnóstico. Sendo a detecção de anticorpos anti-T. cruzi da classe IgM o método mais sensível e específico. A notificação compulsória é obrigatória mesmo antes da confirmação da Doença de Chagas.

    D) Os métodos de diagnósticos utilizados na fase crônica são os métodos parasitológicos, não precisando de realização de mais de um método para confirmação. A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas deve ser notificada imediatamente (até 24 horas após a suspeição).

    E) Na fase crônica da doença, o diagnóstico é essencialmente sorológico e a confirmação laboratorial de Doença de Chagas na fase crônica ocorre quando há positividade em dois testes sorológicos de princípios distintos ou com diferentes preparações antigênicas. A notificação só é obrigatória após a confirmação da Doença de Chagas.

Para diagnosticar corretamente a malária, só é possível pela demonstração do parasito ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. Porém, existe um método que, em função do baixo custo, eficiência, simplicidade do método e de fácil realização, é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde. Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao método padrão ouro para diagnóstico da malária:

    A) Exame parasitológico de fezes.

    B) Exame da gota espessa.

    C) Exame com esfregaço delgado.

    D) Diagnóstico por técnicas moleculares (ex. Reação da polimerase em cadeia em tempo real).

    E) Teste de ELISA.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...